sábado, 30 de agosto de 2008

>>> CAMINHÕES VW

Linha de caminhões Volkswagen Off-Road: mais duas opções para o consumidor.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus agora conta com uma completa linha de caminhões Off-Road. À robustez e confiabilidade do conjunto de chassi reforçado dos modelos Volkswagen 6X4, somam-se agora a alta tecnologia e o conforto da cabine Constellation. Os novos caminhões VW 26.260 e 31.260 com motorização eletrônica Common Rail recebem a cabine estendida como item de série – a oferta da versão com leito e teto alto deverá ser previamente consultada junto a uma das 143 revendas autorizadas da Volkswagen Caminhões e Ônibus em todo o País. Protetor do radiador, tomada de força no motor – repto (como opcional) e freios reforçados complementam as novidades da família Constellation.


Os novos modelos Constellation 6X4 são equipados com os motores eletrônicos MWM International 6.12 TCE, com seis cilindros, turbo e intercooler, com potência de 260 cv, torque de 900 nm, camisas úmidas removíveis e cabeçotes individuais. O modelo utiliza a moderna tecnologia Common Rail de injeção de combustível. O grande número de sensores e o módulo de controle eletrônico também traz vantagens no gerenciamento operacional do veículo.

Entre as características do motor MWM International 6.12 TCE, estão o seu baixo nível de ruído, a identificação de 255 parâmetros do motor através de luzes de advertência no painel de instrumentos ou da ferramenta de diagnósticos VCO-950, a autoproteção que acusa falhas e evita danos e riscos graves, e máximo torque tanto em altas como em baixas rotações. A motorização ainda pode ser adequada a usos e vocações especiais, graças ao controle de recursos como rotações e velocidade, e dispõe de piloto automático.

Os novos 6X4 são equipados com uma caixa de transmissão Eaton 8908-LL com ótimo escalonamento de dez marchas não-sincronizadas à frente e três à ré. A embreagem é Eaton com disco simples confeccionado em material orgânico e acionada hidraulicamente, com assistência a ar. Seu diâmetro é de 395 mm, com fácil acionamento. Um protetor de série evita que o radiador seja danificado numa atividade fora-de-estrada.

Chassi, eixos e suspensão reforçados - O conjunto chassi dos novos caminhões Volskwagen 6X4 é confeccionado em aço de alta resistência – LNE 28, com longarinas duplas e travessas que proporcionam alta resistência e flexibilidade. Os eixos dianteiros são do tipo viga “I” forjada, com capacidade técnica de carga vertical (peso bruto total técnico) de 6.100 kg (VW 26.260 - fornecidos pela Sifco) e 6.500 kg (VW 31.260 - fornecidos pela Arvin Meritor). Os eixos traseiros são rígidos em aço estampado, com grande capacidade técnica de carga vertical, com PBT técnico de 20.200 kg (modelo MT 46-145 para o VW 26.260) e de 24.000 kg (modelo MT 50-168 para o VW 31.260).

Nesses modelos, a suspensão dianteira reforçada tem feixe de molas semi-elípticas de duplo estágio, combinada com amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora como itens de série. Já a suspensão traseira é Randon, com eixos em tandem. O peso bruto total técnico é de 26.300 kg para o VW 26.260, e de 30.500 kg para o VW 31.260. O PBT legal de ambos os modelos é de 6.000 kg na dianteira e de 17.000 kg na traseira, num total de 23.000 kg. A capacidade máxima de tração dos novos Constellation é de 42.000 kg.

Tomada de força e freios mais eficientes - Os lançamentos equipados com motor MWM-International 6.12TCE têm como opcional de fábrica a tomada de força na parte traseira do mesmo. Conhecida como Repto (sigla de Rear Engine Take-Off), a tomada facilita o acionamento de equipamentos que utilizam sistema hidráulico, como betoneiras, básculas, guindastes e coletores de lixo. Os freios de serviço dos caminhões são reforçados, com uma área de frenagem de 6.915 cm2, sistema secador de ar com filtro de óleo interno de série e a opção de secador acrescido do Consep – garantindo maior segurança e a longevidade dos componentes.

As duas distâncias entre eixos disponíveis – curta de 4.800 mm e longa de 5.940 mm são oferecidas opcionalmente. Na versão com distância entre eixos longa, o veículo será ofertado com a preparação de engate traseiro como item de série, contemplando a travessa de fechamento traseiro do quadro do chassi, uma tomada para conexão elétrica e duas tomadas de ar para alimentação de reboques, além de manetim para acionamento dos freios instalado no painel de instrumentos.

Os modelos Off-Road Volkswagen:

Worker 6X4

VW 26.220 - Com duplo eixo de tração integral, tem elevado torque e grande facilidade para vencer rampas. Utilizado em canteiros de obras, fazendas e canaviais.

VW 26.260E - Com as mesmas características operacionais do modelo acima, é equipado com motorização eletrônica de 260 cv. A tomada de força na parte traseira do motor (repto) é uma vantagem adicional para uso de betoneira.

VW 31.260E - Tem como destaque a capacidade técnica de carga. Oferecido como produto sob medida, tem vocação de uso fora-de-estrada e movimentação de cargas em caçamba basculante. Também indicado para o transporte de madeira.

Constellation 6X4

VW 26.260E - Agora com cabine Constellation agrega características de grande conforto e produtividade a um modelo comprovadamente robusto e confiável para sua principal vocação, a betoneira.

VW 31.260E - Além da nova cabine, oferece duas opções de distâncias entre eixos. A tomada de força na parte traseira do motor (repto) é uma vantagem adicional.

VW 31.320 - Com tração 6X4, possui motor eletrônico Cummins com injeção Common Rail e caixa de transmissão sincronizada com 16 marchas. Utilizado em aplicações severas, o modelo se destina ao uso com caçamba basculante, transporte de toras de madeira, cana-de-açúcar e de guindastes de grande porte. Sua capacidade máxima de tração é de 63 toneladas.

VW 31.370 - Veículo 6X4 com 63 toneladas de peso bruto total combinado e 63 toneladas de capacidade máxima de tração, criado para operações fora-de-estrada e transporte de cargas densas. Destinado à construção civil, usinas de álcool e açúcar, empresas de cultivo e extração de madeira e companhias mineradoras.

Veículo especial 4X4

VW 15.210 - Seu principal atributo é a robustez atestada em testes rigorosos. Homologado pelo Exército Brasileiro, o veículo é do tipo operacional militarizado, capaz de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno.

* revista Fator Brasil.

>>> GM COACH

Um clássico da Califórnia roda reluzente no Brasil: um legítimo GM Coach - 1956.
É muito provável que os leitores deste blog tenham assistido algum filme americano e se maravilhado com os clássicos ônibus prateados da Greyhound, aqueles que sempre participavam como coadjuvantes quando o personagem ia de uma cidade para outra via rodoviária, rodando macio e imponente nas longas estradas norte-americanas. Mas a alegria ficava, até então, limitada aos contornos de uma TV ou tela de cinema.


Porém, a tradicional empresa de turismo Santa Rita, estabelecida em São Paulo desde a década de 60 e tem histórias intimamente ligadas com a preservação da história de veículos antigos, importou e restaurou uma unidade 1956 destes ônibus, produzidos pela GM sob encomenda.

O ônibus foi mantido com suas características originais, a começar pelo motor, um 671 da Detroit Diesel de seis cilindros.O câmbio é um Spicer de 4 velocidades, e o modelo tem capacidade para 41 passageiros.Um grande destaque é o sistema de ar-condicionado, que utiliza um motor independente, movido à gasolina de 4 cilindros e nada menos do que 1200 cilindradas. Conforto a bordo, portanto, não falta, ítem ajudado ainda pela suspensão a ar comprimido.


A Santa Rita adquiriu o ônibus em 2001, de uma Igreja Batista da Califórnia, e a restauração, iniciada em março de 2004, levou cerca de quatro meses. É realmente uma oportunidade única para aqueles que sempre tiveram curiosidade de ver um exemplar de perto, pois o ônibus faz muito sucesso em feiras e exposições, atraindo as atenções dos aficcionados por veículos deste porte.

*portal Classic Show.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

>>> BOMBEIRO VW

VW Constellation versão bombeiros
A Volkswagen Caminhões e Ônibus do Brasil desenvolveu no ano passado, o primeiro caminhão Constellation adaptado para uso exclusivo em corporações de bombeiros. O modelo está integrado a frota do Corpo de Bombeiros de São Caetano do Sul, em São Paulo, completando um ano em Julho último.


O caminhão Constellation da versão Auto Bomba foi totalmente adaptado pela reformadora Dutra. O modelo VW 24.250 cabine dupla, foi equipado com uma bomba importada dos EUA que permite o lançamento de até 2,9 mil litros de água por minuto.

Já os reservatórios do caminhão, comportam até 7 mil litros de água, além de compartimentos para o transporte de até um bote em casos de enchentes, por exemplo. Sem contar que o modelo Constellation adaptado vem com uma série de equipamentos de salvamento acoplados em seu interior.

>>> LINK DA SEMANA


WWW.WORLDLICENSEPLATES.COM

Todo fanático por automóveis gosta de saber tudo sobre os maravilhosos veículos que existem no mundo. Motorizações, pinturas especiais, interiores customizados, etc., tudo é motivo de discussão em longas conversas entre conhecedores. Agora, quem imaginou que pudesse existir um site especializado em placas?
Pois é, existe sim e é completíssimo e muito interessante, vale uma visita e rende muitas horas de navegação para matar a curiosidade, como as fotos acima, com as placas brasileiras...

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

>>> HERÓIS DO PASSADO

Bedford CA: sempre pronto para o trabalho!
Bedford era uma fábrica de utilitários e caminhões (posteriormente automóveis), subsidiária da Vauxhall Motors, que por sua vez era uma ramificação da GM. Surgida na Inglaterra, em 1930, produziu veículos bem aceitos pelo mercado, inclusive caminhões de combate para o exército britânico durante a segunda guerra mundial, onde começaram a desenvolver veículos com estrutura rígida e de fácil manutenção. Depois do fim da guerra, a fábrica se tornou bem conhecida, o que levou alguns modelos a cruzarem o oceano, em direção a América, abrindo as portas para a exportação em massa de seus produtos. Dentre estes veículos, encontrava-se o maior sucesso comercial da marca em terras estrangeiras até então: o Bedford CA.

Modelo Furgão - 1959

Lançado em 1952, e com padrões típicos da época, ele não primava pela beleza estética e sim pela praticidade, tão necessária para as pequenas empresas da década, tanto que foi produzido nas versões pick-up, somente com chassis (para adaptação de carrocerias), van, camper van (dormobile), e furgão, dentre outras.

Modelo Camper Dormobile - 1960

Certamente o modelo de maior sucesso entre os americanos foi o Bedford Ice Cream Van (adaptado para a venda de sorvetes), que até hoje pode ser encontrado em perfeitas condições, praticando o seu "ofício". O Bedford CA foi produzido sem grandes alterações até 1969, quando deu lugar ao Bedford CF, já mirando no Ford Transit como concorrente.

Modelo Ice Cream - 1969

O Bedford era um veículo no mínimo bem curioso, com soluções estruturais bem interessantes para a época, com motor de 4 cilindros à gasolina (mais tarde com opção à diesel) que invadia o interior do veículo (solução herdada diretamente dos caminhões pesados produzidos pela marca) e desenvolvendo velocidade máxima de 97 km/h, o que era considerável, pelo seu tamanho e peso. E com muita "simpatia", reside até hoje no coração dos seus aficcionados, tendo participação garantida em encontros de antigos ou até mesmo ainda trabalhando, como o modelo da foto acima, flagrado nas ruas dos EUA!

>>> VW ROUTAN

VW no segmento das minivans: estilo e beleza, aliados a muito conforto.
Após ser apresentada no Salão De Chicago em Fevereiro deste ano, a nova minivan da VW, Routan chega ao mercado americano para roubar as atenções. Veículo projetado em parceria com a Chrysler (usando o mesmo chassis da Grand Caravan, já conhecida dos brasileiros) tem capacidade para levar sete pessoas, possue portas corrediças, interior luxuoso abusando dos cromados e couro, design europeu e câmbio automático de 6 marchas. Com certeza fará muito sucesso, pois além de bonita e funcional, o preço sugerido será competitivo: cerca de US$ 25.000,00 (R$ 45.000,00 reais, em média).



E como sempre, o Brasil fica de fora de lançamentos como este, infelizmente, pois a VW não deve vender a Routan por aqui e, importada, terá o preço aumentado consideravelmente...

>>> OPEL VIVARO VPC

Para quem não acreditava ser possível a existência de um veículo utilitário esportivo, eis que surge uma versão do Opel Vivaro, denominada VPC, que vai estremecer o setor.
Vendido no Reino Unido como Vauxhall Vivaro, este veículo comercial leve de tamanho médio lançado em 2001, e disponível na versão furgão, mini-ônibus e camionete, reaparece agora na versão furgão esportiva. Isso mesmo, esportiva.



Seu desenho é resultado de um empreendimento misto entre General Motors (proprietários de Opel e de Vauxhall) e o fabricante francês Renault. Com uma frente um tanto chamativa e não convencional, comparado com seus concorrentes mais tradicionais, tem motor 2.5 litros com 146 cavalos e transmissão manual de 6 marchas. Vem com pintura especial (a mesma usada pelos esportivos da marca), assim como novas rodas e novo interior, com bancos estilo "concha" e um assoalho de madeira no compartimento de carga.

0 preço da brincadeira? 34.900,00 Euros, algo em torno de R$ 90.000,00. Mas se você pensou em comprar uma, lembre-se que serão produzidas apenas 100 unidades, todas destinadas ao mercado Europeu.

>>> KOMBI CAMPARI


Campari transforma Kombi 50 anos
em bar móvel para campanha de marketing

A marca de bebidas Campari resolveu ir onde seus consumidores estão, comprando 4 Kombis para usar em sua nova estratégia de marketing. O que talvez desperte a ira dos admiradores deste veículo, seja o fato dos modelos escolhidos para a transformação serem pertencentes à desejada série limitada "KOMBI 50 Anos", cuja qual só foram produzidas 50 unidades. Portanto, customizar um exemplar desses, não deixa de ser um sacrilégio para muitos.


Na parte externa do veículo, foi feita uma pintura focada na campanha publicitária "Splash", a altura do carro foi alterada por meio de suspensão preparada, mudando para um visual mais luxuoso e sofisticado, além de ganhar um jogo de rodas cromadas aro 18 e grade do radiador redesenhada. Detalhes como conjunto óptico e lâmpadas de xenon também se destacam no projeto.


No interior do Campari Kombi Bar, uma revolução total: o ambiente conta com piso especial de madeira, sofá de couro em "L" com acabamento capitonê e bancada para preparo e apoio de bebidas, tudo para deixar o ambiente mais aconchegante e moderno. A parte inferior será usada para armazenamento de utensílios e possui um recipiente hermético para gelo, além de uma televisão de Plasma 42 polegadas que veiculará as campanhas publicitárias de Campari. A iluminação se dará através das próprias garrafas de Campari, proporcionando um efeito avermelhado, além de uma iluminação indireta no piso e um espelho central no teto.


A empresa responsável pela transformação da Kombi 50 anos em Campari Kombi Bar é a VTuning, que já assinou trabalhos para Peugeot, Citröen e alguns artistas famosos, sempre sob direção de Michel Vereiski Monteiro. A empresa espera tornar o bar móvel em um projeto referência, não só para o segmento de bebidas, mas para o mercado em geral.


Que a Kombi recebeu um belo projeto ninguém duvida, mas fica aquela pergunta no ar: Com tantos modelos por aí, tinha que ser justamente com 4 unidades de uma série especial?

***

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

>>> ICE CREAM VANS

Todo país tem um costume, e, assim como no Brasil, o comércio ambulante também se encontra entre um dos mais importantes em vários países.
Na lista de colecionadores de automóveis antigos, sempre figuram aqueles modelos desejados por várias gerações, os potentes Muscle Cars da década de 70, os clássicos e imponentes sedans das décadas de 40 e 50, os rústicos Ford T da década de 20 e assim por diante.

Entretanto, também fazem parte desta lista, mesmo que em pequena escala, veículos que de uma forma ou de outra, fizeram parte da vida de muitas pessoas, como caminhões de bombeiro, ambulâncias, guinchos e... vans de sorvete!

Aqui no Brasil são muito populares os automóveis “vendedores ambulantes”, oferecendo todo tipo de produto, como churros, cachorro-quente, frutas, etc., nos EUA e Europa, a grande febre de outras épocas (e hoje em dia ainda resiste em alguns lugares) eram as chamadas “Ice Cream Vans”, vendendo seus deliciosos sorvetes com seus veículos geralmente coloridos e diferenciados, que fazia a alegria das crianças e adultos nos parques, na praia e nos grandes centros.

Nas fotos abaixo, vamos conhecer alguns modelos que circularam pelas terras do Tio Sam e no Velho Mundo, geralmente veículos adaptados para este tipo de uso.

Na foto n° 1, temos um exemplar montado sobre um Ford Anglia da década de 60. Este automóvel foi um grande sucesso comercial no Reino Unido, figurando entre os mais vendidos na época, e foi produzido de 1939 até 1967.


Na foto n° 2, um Fordson/Thames E83W, produzido de 1938 até 1957. Fordson era uma ramificação da Ford, e nada mais era do que a junção do nome Ford com a palavra “son”, que em inglês significa “filho”, já que a empresa foi fundada por Henry Ford juntamente com seu filho, Edsel.


Na foto de n° 3, um Leyland FG 1960, fabricado na Grã-Bretanha pela Leyland Motors, empresa especializada na montagem de ônibus e pequenas Vans. Este modelo, o FG, foi largamente utilizado para estes fins aqui ilustrados tanto na Europa quanto nos EUA.


Na foto de n° 4, temos um legítimo Morris J Type produzido de 1949 à 1961, veículo muito apreciado na época por ser robusto e durável e também por ser um pioneiro no uso de portas corrediças em furgões.


E por fim, na foto de n° 5, um representante “atual” do segmento, um Ford Transit, que já foi comentado aqui no KOMBI & CIA alguns posts atrás.

>>> IMAGEM DA SEMANA


Foto muito curiosa esta. Seria, de acordo com maldosos de plantão, o primeiro motor com tração traseira?
Esta dúvida permanecerá na cabeça de todos, pois acho que nem o próprio dono do veículo (!) saberia responder...

>>> NISSAN GRAND LIVINA

Como as atenções estão cada vez mais voltadas aos carros denominados mini-vans, a Nissan anunciou seu modelo para brigar no segmento
Aqui no Brasil, a Nissan fez fama pela produção de veículos utilitários esportivos de luxo. No entanto, a empresa sempre quis entrar no segmento de carros de passeio de luxo, o que agora se torna realidade, com o lançamento do novo Nissan Grand Livina, veículo que agora terá sua produção em território nacional com motor bicombustível, já no início de 2009.


O Grand Livina já desfruta de bons números de venda em países como a China, Indonésia, África do Sul, Tailândia e Oriente Médio, e possue predicados para ter sucesso por aqui também. Tem capacidade para sete passageiros, será equipado com motor 1.8 16V com duas opções de transmissão. O grande destaque vai para o amplo espaço interno, o bom acabamento e o pacote de ítens de série, o que lhe confere um excelente custo-benefício.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

>>> FORD EDGE

Apresentado ao público no Salão de Detroit no ano de 2006, este SUV de médio porte fabricado pela Ford Americana finalmente desembarca no Brasil, com planos concretos de comercialização por aqui.
A Ford trouxe da matriz americana algumas unidades do novíssimo Ford Edge, para circularem pelas ruas e estradas brasileiras com o objetivo de testar o comportamento dos veículos nas condições aqui encontradas. Provalvelmente, a versão que futuramente será vendida em território nacional, virá equipada com motor V6 3.5 Duratec e 269 cavalos, mais transmissão automática de 6 marchas. O Ford Edge compartilha a mesma plataforma do Ford Fusion, inclusive algumas linhas aerodinâmicas também, como se pode comprovar com uma rápida olhada nas fotos. No Brasil, vem para substituir a Explorer, utilitário que não fez muito sucesso por aqui, principalmente devido ao seu elevado preço.


Nos EUA, o Ford Edge é oferecido em três versões, SE, SEL e LIMITED, sendo esta última, a provável versão que a Ford trará, importada do Canadá.

Como alguns exemplares já rodam no Brasil em fase de testes, o que indica que não vai demorar para esquentar a concorrência entre os SUV's deste porte, a GM já se antecipou e trouxe o Chevrolet Captiva, comentado por toda a imprensa especializada e com um preço mais em conta. Agora é esperar para ver!

>>> PROPAGANDAS ANTIGAS

Hoje vamos ver algumas propagandas elaboradas e publicadas em meados da década de 40, pela International Harvester Company, instalada no Brasil desde 1926, para montagem de caminhões, trazidos dos EUA, país de origem da marca. Como a crise de 1929 havia derrubado a economia mundial, as filiais das fábricas aqui instaladas, como Ford, GM, Fiat e outras, foram obrigadas a praticamente parar as atividades até meados da década de 40, quando o fim da segunda guerra acendeu novamente a luz do progresso, e mesmo com dificuldades para se estabelecerem novamente (isto só aconteceria na década de 50), muitos caminhões foram comercializados por aqui. Desta época, restaram apenas estes folders apresentados logo abaixo, pois dos caminhões montados aqui, poucos exemplares ainda resistem ao tempo...



segunda-feira, 25 de agosto de 2008

>>> VÍDEO DA SEMANA



Matéria exibida na TV Cultura no ano passado, no então aniversário de 50 anos da KOMBI no Brasil. Imperdível!

>>> F-250 - FICHA TÉCNICA

A imagem desta pick-up impressiona. O que dizer então da ficha técnica?

Motor: Dianteiro 3.9 litros diesel, 4 cilindros em linha
Capacidade: 3.920 cm3
Potência máxima: 203cv a 2.900 rpm
Torque máximo: 56,0 mkgf a 1.500 rpm

Transmissão: Manual 5 marchas sicronizadas à frente e uma à ré

Tração: 4x4
Suspensão Dianteira: Twin-I-beam, com molas helicoidais, barra estabilizador e amortecedores hidráulicos telescópicos
Suspensão Traseira: Eixo rígido, antederrapante, com feixe de molas parabólicas e amortecedores hidraulicos telescópicos externos as longarinas

Rodas: em aço estampado, medida 7,0 R 16
Pneus: 265/75 R16
Freios dianteiros: hidraulico, a disco
Freios traseiros: tambor com ABS

Dimensões/Pesos/Capacidades:
Comprimento: 6,24 metros
Largura total com retrovisores: 2,37 metros
Altura: 1,95 metros
Distância Entre-Eixos: 3.96 metros
Volume da caçamba: 1.835 Litros
Capacidade do tanque de combustível: 110 litros

Desempenho:
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,2
Velocidade máxima: 160 Km/h, limitada eletrônicamente.

* dados publicados na revista Motorcar.

>>> NISSAN X-TRAIL

A Nissan apresentou a versão 2009 do utilitário esportivo equipado com câmbio automático XTRONIC® CVT e tração 4x4 ALL-MODE, destacando a tecnologia, versatilidade, espaço e conforto em níveis exclusivos para o segmento.
Combinando linhas mais modernas com o mesmo estilo robusto que o tornou conhecido mundialmente, o novo Nissan X-TRAIL chega ainda mais competitivo ao mercado nacional. Importado do Japão, onde é líder em seu segmento, o utilitário esportivo será oferecido em duas versões de acabamento: SE e a top de linha LE.

O novo Nissan X-TRAIL estará disponível na rede de concessionárias da marca a partir do dia cinco de setembro, oferecendo novidades como a segunda geração da transmissão XTRONIC® CVT, que extrai o melhor do motor 2.0 16V (de 138 cavalos de potência), direção elétrica com assistência variável, rack de teto com faróis integrados, porta-malas com partes laváveis que possibilita diversas configurações de uso e o maior teto solar da categoria, somadas à consagrada tração 4x4 ALL-MODE.

Baseado no conceito “all roads”, o novo X-TRAIL apresenta mudanças significativas em relação ao modelo anterior, utilizando nova plataforma (“C” da Aliança Renault-Nissan), novo chassis, novas suspensões e carroceria, o modelo foi construído para uma excelente performance e dirigibilidade em todos os tipos de terreno.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

>>> VOLKSBUS V-TRONIC

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta a sua nova solução para o transporte de passageiros: os ônibus Volksbus V-Tronic. A montadora é a primeira a oferecer de fábrica veículos equipados com câmbio de acionamento mecânico, mas sem alavanca de mudança de marchas e sem o pedal de embreagem. Para o motorista, é como dirigir um ônibus automático, e para o frotista as operações de manutenção são as mesmas de uma caixa de câmbio mecânica.
Desenvolvidos pela Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com a ZF Transmissões, os Volksbus VW 17.230 EOD V-Tronic e VW 17.260 EOT V-Tronic foram testados pela montadora em condições reais de uso em algumas das maiores capitais brasileiras, rodando em itinerários com grande número de paradas para entrada e saída de passageiros. O resultado foi a aprovação de frotistas ao novo conceito de transporte, que não exige manutenção cara, melhora o custo operacional e ainda conta com a garantia e com a rede de concessionários autorizados Volkswagen.

Há 15 anos no mercado, os modelos de chassis de ônibus Volksbus conquistaram clientes no Brasil e no exterior. A marca é a vice-líder do segmento desde o lançamento do ônibus urbano VW 16.180 CO, o seu primeiro modelo. Com os novos V-Tronic, agora são dez os produtos à disposição do consumidor, indo do mini ônibus com 5 toneladas ao chassi rodoviário com suspensão pneumática. Todos vendidos também a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.

Um novo conceito veicular

A Volkswagen Caminhões e Ônibus desenvolveu um novo conceito veicular que alia as características positivas de cada uma das tecnologias de câmbio disponíveis no mercado. A montadora apresenta os modelos V-Tronic equipados com caixa de câmbio mecânica convencional (sistema com engrenagens) e embreagem convencional de baixo custo de reposição, mas sem alavanca de mudança de marchas e sem o pedal de embreagem. O consumo de combustível é próximo do modelo com câmbio manual, e o motorista dirige com segurança, sem tirar as mãos do volante.

O sistema controla as mudanças de marcha de acordo com a condição de peso do veículo, inclinação do piso, posição do pedal do acelerador e acionamento da embreagem - tudo eletronicamente. Isso maximiza a vida útil dos elementos internos da caixa de câmbio e da embreagem, e quando o freio de serviço é acionado, o sistema passa a reduzir as marchas, auxiliando no processo de frenagem e economizando as lonas de freio. O sistema ainda controla o uso abusivo da embreagem e sua durabilidade, “educando” o motorista na sua utilização, resultando em vida longa desse componente.

“Como todo o trabalho de acionamento de marchas do ônibus é poupado, o motorista de um Volksbus V-Tronic necessita de um menor número de horas para seu treinamento. O meio ambiente também é beneficiado com a economia nos gastos com óleo diesel e peças de reposição”, explica Ricardo Alouche, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Testado e aprovado no Brasil

Para comprovar a eficiência da sua nova solução de transporte urbano, a Volkswagen Caminhões e Ônibus criou, em parceria com importantes clientes de todo o Brasil, uma frota avançada com dez ônibus Volksbus V-Tronic. Os modelos enfrentaram condições meteorológicas extremas, como o calor de Recife (PE) e o frio de Curitiba (PR). Também experimentaram os congestionamentos recordes de São Paulo (SP), e as exigências do relevo de Belo Horizonte (MG). O desempenho foi acompanhado de perto pelas áreas de Engenharia, Assistência Técnica e Qualidade Assegurada da montadora.

O resultado é o lançamento dos chassis VW 17.230 EOD V-Tronic e VW 17.260 EOT V-Tronic, cujas características de operação também poderão ser adaptadas a países em desenvolvimento cujas condições de trânsito são semelhantes às brasileiras. Os novos modelos são produzidos pela moderna fábrica de Resende, que para atender às demandas dos mercados aquecidos de caminhões e ônibus, está aumentando sua capacidade, com um terceiro turno de produção que lhe permitirá atingir a marca diária de 300 veículos montados no início de 2009.

* portal Truck Brasil

>>> LINK DA SEMANA


WWW.CALYPSOCAMPERS.COM

Que tal fazer uma viagem à Inglaterra e ainda por cima atravessar o país numa bela Kombi Camper? Seria uma experiência muito interessante, não?
Pois se você tem alguns dólares a mais no bolso e tempo livre, acesse o link acima, escolha o modelo desejado e boa viagem!

>>> HERÓIS DO PASSADO

SCANIA L51
Produzidos no Brasil por mais de 20 anos, até 1982, muitos jacarés alaranjados continuam rodando e disputando fretes com os modernos pesados de motor eletrônico.
Em 1957, quando a indústria automobilística dava os primeiros passos no Brasil, a empresa sueca Scania-Vabis instalou-se em São Paulo para fabricar caminhões, lançando o modelo L51, com motor de 100 hp e capacidade de 6,5 t de carga.


Em contraste com caras-chatas também surgidos na época, como os FNMs e os Mercedes-Benz, a cabine do novo caminhão era comprida, tendo à frente um grande cofre para abrigar o motor de 6 cilindros em linha, e seus faróis salientes ficavam acima dos pára-lamas. Tudo isso lhe dava um ar de... jacaré! e foi com esse apelido que ficou popular. Apesar de nunca ninguém ter visto um jacaré laranja, que era sua cor padrão.

No começo dos anos 60, o L51 foi substituído pelo L75 e L76, que traziam mudanças principalmente na parte mecânica, com a adoção de motores de 7 e 11 litros, de 165 e 195 hp, e grande capacidade de carga. A cabine recebeu pequenas modificações, como incorporação dos faróis aos pára-lamas e novas tomadas de ar. Eram caminhões fortes e o câmbio sincronizado, a direção hidráulica e eficientes freios a ar deixavam seus concorrentes em desvantagem.

CABINE-LEITO


Outras melhorias surgiram no final daquela década, com a linha L100 e L110. A cabine teve a altura aumentada para a instalação de um pára-brisas maior e havia a opção de cabine-leito. Os motores eram basicamente os mesmos de 11 litros que são usados até hoje. O L111S, turbinado, tinha quase 300 hp e combinava potência com economia de combustível, desenvolvendo boa velocidade média e exigindo pouca manutenção.

A aparência de jacaré se manteve até a mudança de toda a linha, em 1982, quando os Scania ficaram mais "quadrados" e perderam seus pára-lamas arredondados. Foram feitas modificações estéticas e em itens de acabamento e conforto para enfrentar novos rivais. A mecânica, já consagrada, mudou pouco. Somente com a adoção da eletrônica é que surgiram mudanças significativas nos motores.

O jacaré que ilustra esta reportagem é um LS 100, trucado, ano 1973. Pertence à PB Lopes, concessionária da Scania em Londrina e Maringá. Seu motor, um DN 11, de 202 hp, tem quase 2 milhões de quilômetros rodados. Foi totalmente restaurado e "descansa" orgulhoso na vitrine da loja. Às vezes, ele dá um passeio para prestigiar eventos da concessionária e para lubrificar seus componentes mecânicos.

Scania faz história

Em 1911, a fusão das fábricas de caminhões Scania e Vabis, ambas suecas, deu origem à marca. Em 1969, a empresa se uniu à também sueca Saab, mudando seu nome para Saab-Scania. A união terminou em 1995, quando a Scania se tornou independente.

O Brasil, em 1957, foi o segundo país em que a Scania-Vabis instalou fábrica. Em 2 de julho daquele ano, nascia a Scania-Vabis do Brasil S.A. Motores Diesel, nas instalações da Vemag, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. No final de 1962, a montadora transferiu-se para São Bernardo do Campo, onde continua a produzir motores, caminhões e chassis para ônibus até hoje.

Este anúncio de novembro de 1962, publicado na revista Seleções do Reader's Digest, exaltava a força do motor dos Scania-Vabis L75 e outras qualidades que o tornaram um sucesso no transporte pesado.

* texto e fotos: Jackson Liasch.