quarta-feira, 27 de agosto de 2008

>>> ICE CREAM VANS

Todo país tem um costume, e, assim como no Brasil, o comércio ambulante também se encontra entre um dos mais importantes em vários países.
Na lista de colecionadores de automóveis antigos, sempre figuram aqueles modelos desejados por várias gerações, os potentes Muscle Cars da década de 70, os clássicos e imponentes sedans das décadas de 40 e 50, os rústicos Ford T da década de 20 e assim por diante.

Entretanto, também fazem parte desta lista, mesmo que em pequena escala, veículos que de uma forma ou de outra, fizeram parte da vida de muitas pessoas, como caminhões de bombeiro, ambulâncias, guinchos e... vans de sorvete!

Aqui no Brasil são muito populares os automóveis “vendedores ambulantes”, oferecendo todo tipo de produto, como churros, cachorro-quente, frutas, etc., nos EUA e Europa, a grande febre de outras épocas (e hoje em dia ainda resiste em alguns lugares) eram as chamadas “Ice Cream Vans”, vendendo seus deliciosos sorvetes com seus veículos geralmente coloridos e diferenciados, que fazia a alegria das crianças e adultos nos parques, na praia e nos grandes centros.

Nas fotos abaixo, vamos conhecer alguns modelos que circularam pelas terras do Tio Sam e no Velho Mundo, geralmente veículos adaptados para este tipo de uso.

Na foto n° 1, temos um exemplar montado sobre um Ford Anglia da década de 60. Este automóvel foi um grande sucesso comercial no Reino Unido, figurando entre os mais vendidos na época, e foi produzido de 1939 até 1967.


Na foto n° 2, um Fordson/Thames E83W, produzido de 1938 até 1957. Fordson era uma ramificação da Ford, e nada mais era do que a junção do nome Ford com a palavra “son”, que em inglês significa “filho”, já que a empresa foi fundada por Henry Ford juntamente com seu filho, Edsel.


Na foto de n° 3, um Leyland FG 1960, fabricado na Grã-Bretanha pela Leyland Motors, empresa especializada na montagem de ônibus e pequenas Vans. Este modelo, o FG, foi largamente utilizado para estes fins aqui ilustrados tanto na Europa quanto nos EUA.


Na foto de n° 4, temos um legítimo Morris J Type produzido de 1949 à 1961, veículo muito apreciado na época por ser robusto e durável e também por ser um pioneiro no uso de portas corrediças em furgões.


E por fim, na foto de n° 5, um representante “atual” do segmento, um Ford Transit, que já foi comentado aqui no KOMBI & CIA alguns posts atrás.

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