segunda-feira, 1 de setembro de 2008

>>> KOMBI 1974

Na revista Quatro Rodas, edição de Dezembro/74, foi publicada uma matéria sobre a última KOMBI modelo Split, já que no ano seguinte, a então KOMBI CLIPPER chegaria para a linha 1976, conforme reportagem feita pela mesma Quatro Rodas e publicada aqui no KOMBI & CIA também.
Um utilitário versátil, excelente para serviço de entregas (tem surpreendente capacidade de carga) e para transporte de pessoas (acomoda nove pessoas), tanto na cidade como no campo: a Kombi Volkswagen.


Disponível nas versões standard, luxo, furgão e pick-up, que podem ser equipadas com diferencial travante (espécie de tração positiva para terrenos derrapantes), a Kombi passa sem problemas em lugares alagados ou de chão irregular, protegida pela blindagem sob o assoalho. O espaço para bagagem pode ser ampliado retirando-se o banco central. Sem esse banco, a Kombi transforma-se em um espaçoso furgão. Para os passageiros sentados nos bancos centrais, a perua é cômoda, mas quem viaja no banco da frente recebe diretamente o impacto dos choques das rodas dianteiras, pois está sentado sobre o eixo. Em termos estéticos, a Kombi é um carro pobre, como a maioria dos utilitários. Mas o acabamento do modelo luxo pode ser considerado muito bom. E o corte reto na parte dianteira possibilita boa visibilidade, embora deixe o motorista vulnerável em caso de colisão frontal.

Quem nunca dirigiu a Kombi estranha, de ínicio, a posição horizontal do volante. Entretanto, a direção é bastante maleável e facilita a execução de qualquer manobra. O motor de 1493 cc de cilindrada é resistente, embora a aceleração seja fraca; nas subidas, quando carregada, a Kombi é muito vagarosa. Em testes realizados, a perua gastou 45,2 segundos para atingir 100 Km/h a partir da imobilidade. O consumo médio de gasolina foi medido entre 3,9 a 6,2 Km/litro. No teste de frenagem, considerou-se razoável seu sistema de freios: à velocidade de 100 Km/h, percorreu 51,6 metros antes de parar totalmente. As relações de câmbio são muito boas e a relação peso-potência - com motor 1500 - é razoável. Nas estabilidade está um dos pontos fracos da Kombi. Seu chassi não é flexível o suficiente para manter as quatro rodas da perua no chão. Nas curvas, uma das rodas sempre tende a se erguer do solo, exigindo, por isso, muito cuidado nas curvas próximas ao limite de aderência. Além disso, tem uma tendência muito grande de derrapar com as rodas traseiras, e na estrada é muito sensível ao vento, obrigando o motorista a guiar com um certo cuidado para evitar surpresaas desagradáveis, lembrando-se que a Kombi é um utilitário e não um automóvel de passeio.

Ficha Técnica

Motor - De quatro cilindros opostos, quatro tempos, traseiro, refrigerado a ar, diâmetro e curso do cilindro de 83 x 69 mm; 1493 cc, taxa de compressão de 6,6:1; potência máxima de 52HP SAE a 4600 rpm; torque máximo de 10,3 mkg SAE a 2600 rpm; sistema de alimentação com um carburador de corpo simples de aspiração descendente; gasolina indicada: Comum.

Transmissão - Embreagem monodisco a seco, de acionamento mecânico; câmbio de quatro marchas sincronizadas e ré com alavanca no assoalho; relações: 1º) 3,80:1; 2º) 2,06:1; 3º) 1,32:1; 4º) 0,89:1; ré) 3,88:1; relação do diferencial; 4,125:1; tração traseira.

Carroceria de Chassi - Carroceria em aço, quatro portas, nove lugares; estrutura monobloco, com longarinas longitudinais de reforço.

Suspensão - Dianteira do tipo independente com barras de torção (feixes) com barra estabilizadora e amortecedores telescópicos; traseira do tipo independente, semi-eixos oscilantes com barras de torção e amortecedores telescópicos.

Freios - A tambor nas quatro rodas.

Direção - Do tipo rolete e setor com amortecedor hidraúlico.

Desempenho - Aceleração de 0 a 100 Km/h em 45,2 segundos; consumo médio de 3,9 a 6,2 Km/litro; velocidade máxima: 110 Km/h.

Dimensões - Comprimento total: 430 cm; largura: 175 cm; altura: 192,5 cm; distância entre-eixos: 240 cm; bitola dianteira: 137,5 cm; traseira: 136 cm; altura livre do solo: 20 cm; peso em ordem de marcha: 1.160 quilos.

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