sexta-feira, 23 de outubro de 2009

>>> LUXO FAMILIAR

Peruas de luxo: além do tradicional!
Touring ou Tourer. Na linguagem dos abastados, está além de algo relacionado a viagens ou passeios. Normalmente, denota carro familiar, com espaço abundante e tecnologia para dar conforto e segurança de sobra. E preço que vai além dos R$ 100 mil. Importadas, as peruas de luxo prezam pela segurança, conforto e esportividade, sem deixar de lado o apelo familiar.


Nesta faixa de preço, opções não faltam: Audi A4 Avant, Mercedes-Benz Classe C Touring, Peugeot 407 SW, Citroën C5 Tourer, VW Passat Variant, Chrysler 300C Touring, Volvo V50…Se a ideia é ter status sem abrir mão do conforto da família, esqueça um pouco os utilitários esportivos e monovolumes, e considere também estas alternativas.

A lista de equipamentos de série encontrada na maior parte destes modelos é farta: freios ABS com controle de estabilidade, airbag duplo e laterais, ar-condicionado digital, transmissão automática, rodas de liga leve, acabamento de couro, entre outros. Além disso, vale destacar que, normalmente, o que vem por baixo do capô garante um belo desempenho em estradas e o espaço no bagageiro é bastante satisfatório.


Na versão 4Mtotion com motor de 3,2 litros V6, a Passat Variant custa R$ 165.050. Além dos itens citados acima, agrega direção eletro-hidráulica (cujo esforço para usá-la varia conforme a velocidade), freio de estacionamento eletrônico (ativado por meio de um botão no painel), tração nas quatro rodas, sensor de estacionamento, massageadores nos apoios lombares dos bancos dianteiros e porta-malas com capacidade para 603 litros. Como opcional, há teto solar elétrico.

Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima de 243 km/h, anunciados pela Volkswagen, animam qualquer chefe de família a levar a prole para um passeio. Para chegar a estes números, são necessários um câmbio automático DSG, 250 cv de potência a 6.250 rpm e torque de 33,7 kgfm a 2.750 giros. Ah, claro, e um pé no acelerador.


A caixa DSG também permite trocas manuais por meio da alavanca da transmissão. São seis velocidades, que provam sua utilidade em trechos rodoviários, nas ultrapassagens e curvas. Fora deste cenário, optar pelo modo drive tradicional traz mais comodidade para os ocupantes da perua, que contam com 2,70 metros de entre-eixos e espaço para cinco pessoas.

No quesito estabilidade, as peruas levam vantagem em relação aos monovolumes e utilitários esportivos em função da sua altura e, consequentemente, distribuição de peso. Conta a favor ainda o controle eletrônico de estabilidade e a tração nas quatro rodas, que impede que o carro saia de traseira. Para as mulheres, é preciso abusar do ajuste do banco, já que a posição de dirigir é mais baixa. Em alguns momentos, é preciso espichar o corpo para ver até onde é possível ir com a dianteira do VW, que tem 4,77 metros de comprimento. Ao público feminino faz falta também uma maior quantidade de porta-objetos.


Tanto na aparência externa como interna, a Passat Variant se destaca pela sobriedade, assim como os outros modelos de luxo da gama Volkswagen. Por fora, chamam a atenção o conjunto óptico e as rodas de 16 polegadas. Já na cabine, a perua possui painel com iluminação azul, botões bem-localizados para rádio e ar-condicionado, revestimento de couro e acabamento agradável ao toque. Chama a atenção o design do módulo que abriga o painel. Para quem se sentiu atraído pelo modelo, mas deseja gastar menos, há disponível na linha também uma versão mais barata, com motor de 200 cv, por R$ 120.760.

* Anelisa Lopes/iCarros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário