terça-feira, 24 de novembro de 2009

>>> QUARTA GERAÇÃO

Toyota lança oficialmente quarta geração do Land Cruiser. Utilitário esportivo da marca japonesa ganha tecnologia embarcada.
A Toyota divulgou no último domingo (22) a quarta geração do Land Cruiser, utilitário que, no Brasil, foi comercializado na década de 1950 como Bandeirante (atualmente recebe o nome Prado). Desde seu lançamento, mais de cinco milhões de unidades do modelo, que teve desenvolvimento inicial para uso militar, foram comercializadas em 176 países.


Segundo o chefe de engenharia da empresa, Makoto Arimoto, “é difícil atingir um bom balanço ao desenvolver um veículo com aptidões off-road e bom comportamento na estrada. Nós, no entanto, focamos 100% em cada uma dessas duas áreas e tivemos resultado surpreendente em refinar e acomodar esses dois diferentes e conflitantes mundos em um só veículo”. O modelo está 85 mm mais longo na versão 2 portas, e o novo desenho diminuiu seu coeficiente aerodinâmico de 0,37 cx para 0,35 cx, o que ajudou a reduzir o consumo de combustível por conta da menor resistência à passagem do ar.


Duas motorizações para o SUV estão disponíveis: a primeira é uma 3.0 diesel, que gera 170 e 41,8 kgfm de torque. Nesta opção o modelo 4 portas emite 214 g/km de CO2 e faz média de 12,3 km/l em ciclo combinado. A segunda opção é a 4.0 V6, que gera 280 cavalos de potência e 39,2 kgfm de torque. Nesta versão o consumo de combustível foi reduzido em 13% em relação ao modelo anterior, atingindo a média de 9,2 km/l em ciclo misto, enquanto a emissão de CO2 caiu de 291 g/km para 256 g/km.


O desenho da carroceria foi repensado para que as portas possam ser abertas em um ângulo maior, facilitando o embarque e o desembarque dos ocupantes. Na versão 5 portas, o Land Cruiser conta com assentos traseiros que podem ser rebatidos e abrem espaço para uma área plana para bagagens.

Além das novas formas, a quarta geração do SUV da Toyota traz 7 airbags e tecnologias como o ACC, um piloto automático que possui a opção de manter a velocidade constante ou de variar a mesma de acordo com o trânsito ao redor. O sistema PCS (Pre-crash Safety System), também presente de série no SUV, avalia por meio de sensores a aproximação de objetos e dispara alarmes sonoros para que o motorista possa frear o veículo em caso de colisão iminente. Caso isso não ocorra, o modelo terá os freios acionados automaticamente pelo computador.


Faróis adaptativos (AFS) também estão presentes na nova versão do Land Cruiser, assim como o sistema de freios ABS chamado Multi-terrain, o qual permite que as rodas travem momentaneamente quando o piso é de neve ou areia, de modo que o pneu possa cavar uma trilha e ter mais atrito para diminuir a velocidade do SUV. EBD, A-TRC (sistema de estabilidade e tração) e sistema Down Hill Control (que mantém a velocidade do modelo em descidas de baixa aderência) também estão presentes. Ar-condicionado digital, direção hidráulica, bancos de couro, sensores de estacionamento e som com MP3, Bluetooth e capacidade para 6 CDs completam a lista de itens de série do Land Cruiser.

* Márcio Murta/Revista Carro.

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