sábado, 6 de março de 2010

>>> TOP 10

Top 10: picapes para quem quer carregar
Quer comprar uma picape? Para carregar o quê? É importante ter estas respostas na hora de escolher o modelo, pois, entre as 10 mais espaçosas do mercado, há uma diferença de 920 kg na capacidade de carga. Enquanto a Ford F250, a segunda colocada, pode carregar um smart fortwo (com a tampa da caçamba aberta, pois o minicarro é 19 cm mais comprido que a caçamba da caminhonete), a SsangYong Actyon Sports leva uma moto.

E não se engane com os tamanhos. A grandalhona Dodge Ram não é a que mais leva carga. Também não é a segunda. Ficou em sétimo lugar para ser mais exato, perdendo de utilitários menores, como para a Chevrolet S10. Os dados são fornecidos pelas fábricas e foi levada em consideração a versão de maior capacidade de cada modelo, independentemente da categoria e configuração de carroceria (cabine simples ou dupla).

10 – SsangYong Actyon Sports: 750 kg - R$ 94.490


A picape sul-coreana tem um visual exótico, mas promete muito conforto em sua cabine dupla, com motor a diesel de 141 cv e câmbio automático. Já vem com ar-condicionado digital, freios ABS, airbag duplo, CD-Player e outros equipamentos. Mas, apesar do porte de picape média, tem caçamba com apenas 750 kg de capacidade, o suficiente para ficar na última posição.

9 – Toyota Hilux: 1.005 kg - R$ 72.900


A capacidade declarada é da versão SRV cabine dupla com tração traseira tem essa capacidade. As demais configurações, inclusive a Standard cabine simples, empatam com a rival da Dodge com 1.000 kg de carga máxima. Há ainda uma versão cabine-chassi, com 1.035 kg, mas foge do padrão das picapes convencionais.

8 – Nissan Frontier: 1.030 kg - R$ 79.790


Também com cabine dupla, a principal rival da Hilux sai da fábrica de São José dos Pinhais (PR) com vantagem de 25 kg. Não é um valor que decide uma compra, mas é o suficiente para deixá-la uma posição à frente da concorrente. A caminhonete está à venda somente com cabine dupla e com motor a diesel de 2,5 litros de 144 cv.

7 – Dodge Ram: 1.047 kg - R$ 104.800


Ela é imponente com seus 5,78 m de comprimento e 2,02 m de largura. Seu motor tem seis cilindros em linha com 5,9 litros e 330 cv de potência. Mas, como já dito na abertura desta matéria, a picape da Dodge não é muito chegada a trabalho quando comparadas às suas concorrentes. Sua capacidade é de 1.047 kg com cabine simples e 1.009 kg com cabine dupla, segundo informado no Brasil, fazendo com que ela perca para utilitários menores. Nos Estados Unidos, a capacidade de carga divulgada é de 1.519 kg, o que a deixaria em segundo lugar.

6 – Mahindra Picape: 1.060 kg - R$ 59.900


A indiana Mahindra monta seus utilitários em Manaus (AM) em parceria com a Bramont. Com cabine simples, a picape, que já foi chamada de Scorpio, transporta 1.060 kg em sua caçamba. Há ainda a versão com cabine dupla com capacidade para uma tonelada. O motor de 2,6 litros rende 110 cv de potência e é movido a diesel

5 – Chevrolet S10: 1.065 kg - R$ 47.396


Um saco de arroz fez a diferença. Por 5 kg, a picape média da Chevrolet superou a rival indiana. Também considerada a versão cabine simples, a picape leva 1.065 quilos. Foi a primeira picape média a receber o motor flex e hoje só tem a companhia da Mitsubishi L200 entre as que podem rodar com álcool.

4 – Ford Ranger: 1.075 kg - R$ 45.900


A Ranger precisou de dois sacos de arroz para bater a rival da Chevrolet. Com 1.075 kg na caçamba da versão cabine simples, a também argentina ficou em quarto lugar. A picape média da Ford ganhou uma reestilização recentemente, mas ainda falta o propulsor bicombustível, que deve vir em breve.

3 – Mitsubishi L200: 1.095 kg - R$ 75.390


A Mitsubishi é outra marca com tradição no mundo dos utilitários 4x4 e também das picapes. Desde a chegada oficial da marca no início dos anos 90, a L200 é um dos principais nomes do segmento. Hoje, na versão Triton, ocupa a segunda posição das caçambas que mais aguentam carga, com 1.095 kg. Tem disponível versão a diesel e V6 bicombustível.

2 – Ford F250: 1.195 kg - R$ 92.780


É a maior picape do País e, em algumas versões, é preciso ter a categoria C da Carteira Nacional de Habilitação para poder dirigi-la. Com cabine dupla, chega aos 6,24 m de comprimento e 2,37 m de largura. É a maior também na capacidade de carga, com 1.195 kg nas versões XL 4x2 cabine dupla e XL 4x4 cabine simples. Há ainda variações de 1.165 kg (XLT simples 4x2 e XLT dupla 4x4), de 1.056 kg (XL simples 4x2), de 1.020 kg (XLT dupla 4x4) e 1.000 kg (XLT simples 4x2).

1 - Land Rover Defender 130: 1.670 kg - R$ 115 mil


A picape Land Rover Defender 130 não chega a ser tão grande como a Ford F250. Tem 5,08 m de comprimento e 1,79 m de largura, mas sua suspensão reforçada para aguentar caminhos lamacentos deixa a inglesa com a maior capacidade de carga das picapes vendidas no Brasil. São exagerados 1.670 kg, o suficiente para levar um Ford Fusion, caso o sedã de 1.650 kg coubesse na caçamba.

* Fernando Pedroso/iCarros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário