sexta-feira, 2 de abril de 2010

>>> 120 ANOS

Um sobrenome que virou ônibus: em 120 anos de história a espanhola Irizar mostra a sua evolução dedicada a construir veículos para o transporte de passageiros.
A pequena localidade espanhola de Ormaiztegi, localizada no território basco, viu nascer o que seria muito tempo depois uma das mais consagradas encarroçadoras de ônibus do mundo. Pelas mãos de José Francisco Irizar, o embrião da empresa homônima foi criado em 1889 para promover a reparação das carruagens que pela região existiam. Não contente, Irizar começou a produzir, algum tempo depois, carros de boi e diligências e comercializá-las aos interessados por veículos mais apropriados ao transporte. Ormaiztegi tinha então 600 habitantes, que se beneficiavam pela comunicação com outras regiões através de boas estradas e linhas ferroviárias e sua economia girava em torno da agricultura.


As formas rudimentares de produção de tais veículos não impediram o crescimento da pequena empresa. Dois filhos de José Francisco Irizar apostaram na idéia do pai e evoluíram os negócios, fundando anos depois a Carrocerias Irizar Hermanos. Com a chegada do século 20, o progresso foi maior ainda. Com seus produtos e serviços cada vez mais valorizados, a empreitada teve uma reviravolta com a chegada da energia elétrica em suas instalações, permitindo que novos equipamentos pudessem ser incorporados no dia a dia operacional. E com a presença cada vez mais constante de veículos automotores, a chance de entrar nesse ramo do transporte motorizado não foi desperdiçada, e assim partiram para a aventura da produção de uma “carruagem” com motor, o primeiro veículo de sua linha em 1928.

O novo mercado a explorar com o primeiro ônibus surgiu aliado as dificuldades de um período problemático vivido pela Espanha naquela época, com a eclosão da guerra civil. Apesar das circunstâncias negativas causadas pelo conflito, onde milhares de vidas se perderam e a economia sentiu um baque em sua evolução, a família Irizar não perdeu as esperanças que o crescimento renderia resultados significativos na vida da empresa.


A década de 1950 foi decisiva para a Irizar. O aço toma o lugar da madeira nas estruturas das carroçarias e novos modelos das mesmas são apresentados. A clientela aumenta, além da confiança com os produtos, e por isso há a necessidade de aplicação de novas tecnologias na produção dos ônibus. Em 1956, os irmãos Irizar fazem uma visita à fabricante italiana de ônibus Casa Orlandi, que produzia um dos melhores ônibus da Europa. Lá eles conhecem novas técnicas no fabrico das carroçarias, proporcionando a criação de um novo departamento de desenho e na utilização de máquinas que facilitavam a fabricação de componentes. Como sociedade anônima formada em 1954, a empresa basca se transforma em sociedade cooperativa nos anos 60 e muda sua estrutura para a cidade de Mondragón, a poucos quilômetros de sua terra natal. Eram 60, os primeiros cooperados que iniciaram a nova fase da encarroçadora. Pelos registros, dessa maneira os irmãos Irizar encontraram uma boa fórmula para envolver o trabalhador no futuro da empresa, permitindo que ele se tornasse um sócio e tivesse direito a participar na sua gestão por meio de uma associação com estatutos pré-estabelecidos e ainda com permissão para as decisões da administração.


Os anos de 1970 serviram para consolidar a marca Irizar no mercado espanhol. No começo da década fabricou sua primeira carroçaria com ar condicionado e tempos depois seus produtos já recebiam os louros por um design diferenciado e marcante. Do modelo Dinam até o Century, apresentado em 1989, considerado um revolucionário entre as carroçarias rodoviárias para ônibus. Depois veio a família PB, identificada por uma estética única, com linhas de total harmonia, além de proporcionar aos passageiros viagens requintadas com muita comodidade e a linha i4 e i5.


Após 120 anos, a Irizar tem em seu quadro de pessoal 3.120 colaboradores atuando em 7 países (inclusive no Brasil com sua unidade de Botucatu – SP) e com presença comercial em mais de 90 países dentre os 5 continentes. Dentro de sua filosofia empresarial está a oferta de carroçarias que ofereçam conforto e segurança aos passageiros e confiabilidade e rentabilidade a seus clientes, com inovações tecnológicas capazes de atender aos mais diversos quesitos de construção conforme a demanda em cada mercado. Para a marca, o reconhecimento mais importante é a satisfação e o orgulho de ver o esforço das suas pessoas, dos seus colaboradores e dos seus clientes recompensado com o êxito de um projeto que se converteu numa referência a nível mundial.

* Redação/Revista AutoBus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário