quarta-feira, 21 de abril de 2010

>>> EXPOFORO 2010

Em sua edição 2010, a ExpoForo promoveu no México o segmento ônibus para o transporte rodoviário e urbano, trazendo novidades para todos os setores.

Realizada entre os dias 10 e 12 de março na Cidade do México, a ExpoForo 2010, considerada a mais importante mostra mexicana de ônibus, reuniu em 11.000 m2 os mais variados e modernos chassis e carroçarias desenvolvidas para o transporte urbano e rodoviário daquele mercado. Grandes fabricantes mundiais não pouparam esforços e estiveram presentes com seus produtos e novidades destinadas a segmentos de grande importância no transporte de passageiros.

A montadora alemã MAN, através de sua parceria com a encarroçadora brasileira Comil Ônibus, expôs o modelo sofisticado Lion´s Mex (4x2 e 6x2) destinado a operações rodoviárias em linhas regulares e para serviços turísticos de alto luxo. Com o seu lançamento a diretoria da MAN México espera incrementar suas vendas 100% em relação aos números de 2009. Segundo informações, a novidade teve uma recepção muito positiva dos empresários que lá estiveram.

A Irizar México esteve presente à mostra com suas carroçarias PB, Century e i5. Apesar de não haver novidades mundiais, a encarroçadora de origem espanhola exibiu seus modelos com alusão à África do Sul, onde será realizada a Copa do Mundo de futebol 2010, sendo o que mais chamou a atenção do público presente foi a adoção de identidades visuais bem peculiares à fauna daquele continente.

De acordo com Rafael Sterling, diretor geral da Irizar México, em 2010 a marca espera comercializar em torno de 460 unidades, um aumento de 30% em relação ao ano passado. Os modelos apresentados estavam com chassis MAN, Mercedes Benz e Scania.

A Scania, em parceria com a marca Beccar (Carrocerias Irmãos Becerra), uma fabricante local, mostrou o modelo Scania Beccar Interbus, primeiro veículo desenvolvido em conjunto com uma empresa mexicana. Trata-se de uma versão com baixo custo operacional idealizado para o transporte intermunicipal e que em sua fase de desenvolvimento participou de laboratório de campo em várias empresas transportadoras do México, dentre as quais a Estrella Blanca e a Primera Plus.

Outra sueca, a Volvo, apresentou os modelos ProCity e Access (com carroçarias fornecidas pela brasileira Caio Induscar), debutando naquele mercado com seus chassis destinados ao transporte urbano convencional e suburbano equipados com motor traseiro dentro do conceito B7R. De acordo com informações, esse segmento no México representa uma demanda de 2.000 veículos ao ano, no qual a Volvo pretende ter ao redor de 10% de share. Os dois novos ônibus possuem piso normal e baixo, respectivamente, e contam com transmissão automática, além da suspensão pneumática e do sistema de ar condicionado (opcional).

A marca mexicana DINA mostrou o seu urbano Linner G equipado com motorização a gás natural da fabricante Cummins, modelo BG de 5.9 litros e 230 HP de potência. Nesse caso o gás é armazenado em tanques com capacidade para 190 litros. O modelo exposto tem capacidade para 41 passageiros e conta com transmissão automática da Allison. Uma vantagem do modelo é o seu apelo ecológico, pois com a utilização de um propulsor a gás pode significar uma expressiva redução das emissões de gases tóxicos no ambiente urbano. Segundo a DINA, foram realizados testes operacionais na Cidade do México e em Guadalajara e dentro de mais algumas semanas as provas serão na cidade de Monterrey.


A dobradinha Mercedes Benz e Marcopolo esteve presente na ExpoForo com modelos para aplicações rodoviárias e urbanas. O destaque fica para a versão articulada com carroçaria Gran Viale atendendo a norma Euro 5 (em vigência no país somente em 2011) com a tecnologia BlueTec. Por enquanto o México adota a norma Euro 4, mas em seus sistemas de transportes o mais avançado controle das emissões poluentes já pode ser encontrado através de testes operacionais realizados por algumas montadoras. Um exemplo que poderia ser seguido em nosso país se aspectos negativos ao uso de tecnologias inovadoras e limpas não fossem adversos à nossa modernização.

A ExpoForo é realizada pela CANAPAT (Câmara Nacional do Autotransporte de Passageiros e Turismo) a cada dois anos. Além das fabricantes de ônibus, participam também marcas produtoras de motores e múltiplos insumos destinados a operação e construção dos veículos. Outro detalhe é que, além da grande mostra, em 2010 comemora-se o bicentenário da independência e o centenário da revolução mexicana.

* Redação/Revista AutoBus.
* Colaboração/Marco Hernandez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário