quinta-feira, 3 de junho de 2010

>>> F150 NO BRASIL

F150, picape líder nos EUA, é vendida no Brasil em série especial. Elaborada para rodar fora dos grandes centros, utilitária na versão Raptor oferece detalhes exclusivos e um motor V8 de 5,4-litros.

O WebMotors foi convidado para conhecer de perto o modelo mais vendido dos Estados Unidos, a picape F150, na versão Raptor. A principal diferença entre a “preparada” pela SVT (Special Vehicle Team) diante de o modelo regular está na quantidade de acessórios e na exclusividade do modelo. Nos EUA, a picape F150 é uma coqueluche de vendas, algo semelhante ao sucesso que faz o nosso VW Gol.

Apesar da popularidade nos EUA, por aqui a F150 é um modelo exclusivo, restrito apenas às lojas de importação independente. O modelo que o WebMotors foi conferir de perto é o equipado com motor V8 Triton de 5,4-litros. Com 320 cv de potência máxima a 5.200 rpm e 528 Nm de torque a 3.500 rpm, a picape foi idealizada para andar na terra ou em rodovias. Com 5,6 m de comprimento, 2,2 m de largura e 2 m de altura, a Ford F150 Raptor não tem aquele jeitão urbano.


Porém, se a cidade não é a casa ideal para a Raptor, o mundo do off-road é a boa pedida para a “preparada” da família “F”. Tração 4x4, transmissão automática, meia tonelada de capacidade de carga, 3,4 m de entre-eixos e 2.700 kg de peso em ordem de marcha. O ângulo de entrada fica em 30º e o de saída em 20º.


Com uma caçamba teoricamente pequena, a F150 tem um interior que remete ao mundo das “limusines” norte-americanas. O acesso dos passageiros fica por conta das portas suicidas. Já o acesso à caçamba pode ser feito por meio de uma escada embutida na tampa traseira, junto a um mini cajado. Estes acessórios são, realmente, necessários. Sem os utensílios fica complicado até para um repórter de 1,80 m chegar ao compartimento.

Para Não Capotar

Para não fazer feio quando está trafegando em velocidades mais elevadas, a Raptor tem controle de estabilidade, ABS com seleção especial para o tipo de piso, controle de tração para trailers e diferencial autoblocante. Não faltou na lista o Hill Descent Control, sistema que controla a descida, sem que haja a necessidade de o motorista aplicar os freios. Ou seja, a velocidade é ajustada, por meio de aperto no botão, a partir do momento que o carro ingressa em uma descida de montanha, por exemplo. A ideia desse sistema é deixar que o piloto se atente apenas ao traçado, sem se preocupar com a força que ele precisa fazer no pedal de freio.

Preço Do Automóvel Mais Vendido Dos EUA

Quando alertamos sobre as “aptidões” da picape no início da matéria, a dica não foi à toa. Afinal, o valor sugerido da utilitária pela loja Só Veículos (SP) é de R$ 260 mil. O único modelo fabricado no Brasil que chega apenas perto das características da F150 americana é a F250. O utilitário equipado com motor a diesel de 3,9-litros custa R$ 130 mil. Vale lembrar também que a F250 nacional está voltada ao trabalho, enquanto a “F” dos EUA é focada no mundo da competição.

* Texto: Rodrigo Samy - Fotos: Mario Villaescusa
Portal Webmotors.

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