segunda-feira, 12 de julho de 2010

>>> 4X4 BASCULANTE

Picape D-MAX da Isuzu conta com uma caçamba basculante como opcional, algo que pode abrir novos horizontes para a fabricante e incrementar a rentabilidade do transportador.
A Isuzu D-MAX é uma das picapes mais conhecidas do mercado, pela sua agilidade e ótimo comportamento em fora-de-estrada quando se fala em versões 4X4. A empresa que fabrica o veículo desenvolveu uma caçamba muito leve que obedece aos requisitos mínimos de resistência e durabilidade. Conta com dimensões compactas, com 2 450 mm de comprimento e 1 850 mm de largura. Além disso, disponibiliza um sistema basculante para reforçar sua versatilidade, que oferece um ângulo de basculamento de 3x36 graus, o que possibilita o transporte de paletes, além de carregar e descarregar a caçamba por três saídas.


Localizado no chassi da picape, embaixo da caçamba, o sistema entra em funcionamento com apenas um comando, colocado atrás do banco do condutor. No habitáculo, à esquerda do motorista, há uma luz vermelha que acende enquanto a ação de sobe e desce da caçamba.

Produzido na fábrica da Isuzu, a caçamba da D-MAX tem uma estrutura composta por aço flexível, piso em aço resistente ao desgaste, ganchos de ancoragem lateriais para prender a carga com elástico se necessário, revestimento anti-corrosão, entre outros componentes.


Para receber o novo equipamento, a Isuzu escolheu uma D-MAX com cabine simples equipada com motor 3.0 TD de 163 cv - um coração com muita força, que desenvolve 36 mkgf a 2 800 rpm - e tração 4x4, caracterizada por sua funcionalidade, com um painel de instrumento simples, porém completo, mas sem um computador de bordo. Um dos destaques, incluindo o sistema de basculamento, é a presença de bloqueio do diferencial traseiro. Com o sistema basculante, o peso total da D-MAX é de 2 950 kg. O equilíbrio da caixa é considerado quase perfeito, mesmo com a caçamba vazia, sem grandes oscilações.

Segundo a fabricante, a intenção é vender 40 carros equipados com essa caçamba especial ainda nesse ano. O veículo atende às necessidades das empresas de construção civil, produtores de vinhos e azeitonas, entre outros. Pagando 24 870 euros – sendo 3 420 euros da caçamba basculante, o transportador adquire um produto versátil, funcional e modular.

* Júlia Zillig/Revista Transporte Mundial.

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