sexta-feira, 9 de julho de 2010

>>> AGRALE HYBRIDUS

Realidade híbrida: Agrale apresenta para o mercado brasileiro o modelo Hybridus, com previsão de lançamento para 2011.
A Agrale apresentou o Hybridus, o primeiro ônibus híbrido do mercado nacional. O veículo, voltado para aplicação urbana, é movido por dois motores, sendo um diesel e o outro é um sistema elétrico, desenvolvido pela Siemens. Os propulsores são instalados na traseira do ônibus.


O sistema elétrico constitui-se de um conjunto propulsor formado por dois motores elétricos de tração de indução trifásica, interligados mecanicamente por intermédio da caixa somadora, e um motor elétrico auxiliar, igualmente de indução trifásica. Quando acionado, o motor elétrico é praticamente silencioso. O motor a Diesel é um Cummins ISBe 4, com 170 cv (125 kW) e torque de 61 kgf.m (600 NM).

O Agrale Hybridus conta com o sistema da Siemens, ELFA (Electric Low Floor Axle), controlado pela central eletrônica DICO (Digital Input Control), que reúne dois ultrapacitores (U’Caps), cada um com 110 capacitores interligados que produzem entre 600 e 700 Volts. O sistema ainda conta com um gerador de energia, com quatro inversores e Breaking Resistor. O conjunto substitui as baterias de chumbo-ácido e até mesmo as de íon de lítio. Assim, o tempo de recarga é instantâneo e sua vida útil muito superior a uma bateria convencional.

O ônibus é movido pela combinação dos dois motores elétricos de tração, com indução trifásica, e potência de 85 kW (106 cv) e torque de 22 kgf.m (216 Nm) e um motor auxiliar, de indução trifásica, com potência de 20 kW (27 cv) e torque de 6,2 kgf.m (61 Nm) e 450-650 V. O motor auxiliar é utilizado para acionamento do compressor de ar, componentes elétricos, sistema de freios, bomba da direção hidráulica e sistema auxiliar de refrigeração.


O ELFA é complementado por um gerador síncrono trifásico com tensão de trabalho correspondente a 650 V e potência de 135 kW (183 cv) e de ultracapacitores (U’Caps) que armazenam a energia cinética gerada em frenagens. No caso da capacidade de energia do sistema estar abaixo de 60%, os ultracapacitores ligam eletronicamente o motor a combustão para restabelecer o nível necessário de energia elétrica. O acionamento do motor a diesel também ocorre em aclives ou partidas que exijam maior torque. O sistema de armazenamento de energia possui dois bancos de capacitores (110 unidades), com tensão de trabalho de 360 V e 0,325 kWh de energia total armazenada.

Como resultado, o Hybridus gera uma redução do consumo de combustível e de poluentes em até 30%. O modelo tem capacidade máxima de partida em rampa de 16,5% e de rampa máxima em movimento de 28%, dependendo das condições de uso.

Características

O Hybridus é um modelo com carroceria montada sobre chassi Agrale tipo Piso-Baixo, com capacidade para 73 passageiros, sendo 20 sentados e 53 em pé. O chassi é equipado com eixos Dana, suspensão de molas semi-elípticas e amortecedores pneumáticos de dupla ação. Seu sistema de direção hidráulica ZF Servocom, com círculo de viragem de 18,50 metros. A transmissão é feita por uma caixa somadora (Summation Box), marca Flender, com relação única de 1:4.


O modelo conta com sistema de freios a tambor, do tipo S CAM, para as quatro rodas, com opção de disco para as rodas dianteiras e freio motor que funciona como retarder. Suas rodas são de aço estampado, nas medidas 7,5x22,5 e os pneus são do tipo radial, 275/80R22,5. Seu tanque de combustível possui capacidade para 170 litros e o cárter, com filtro, é de 12,5 litros. Para o sistema de arrefecimento do motor, 22 litros, e do sistema elétrico, 19 litros. A caixa somadora do kit ELFA tem capacidade para 3 litros. O Hybridus pode se autoalimentar de energia das seguintes maneiras: sistemas de freios, ELFA e Kers (Sistema de Recuperação de Energia) que armazena no conjunto de dois U’Caps.

* Gustavo Queiroz/Revista Trasnpoonline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário