sexta-feira, 30 de julho de 2010

>>> IDEA 2011

Fiat Idea 2011 busca liderança. Com novo visual, motores e versões, o monovolume da marca italiana deverá acirrar a briga no segmento.
A Fiat apresentou a versão 2011 do Idea nesta sexta-feira. Após sua primeira reestilização profunda desde que chegou ao mercado, em 2005, o monovolume passa a oferecer três opções de motorização (1.4, 1.6 16V e 1.8 16V) distribuídas em quatro versões de acabamento (chamadas Attractive, Essence, Sporting e Adventure) para brigar pelo primeiro lugar nas vendas do segmento.


Por R$ 43.590, a configuração Attractive utiliza o mesmo motor 1.4 (81 cv e 12,4 kgfm com etanol) que a geração anterior do Idea e disponibiliza como principais itens de série banco do motorista e volante com regulagem de altura, bancos traseiros bipartidos, computador de bordo, travas e vidros elétricos e direção hidráulica. A versão Essence, cujo valor é de R$ 45.610 mantém os mesmos itens de série do modelo básico, embora possua o novo bloco 1.6 com cabeçote 16 válvulas e lista de opcionais mais extensa, que contempla itens como retrovisor interno eletrocrômico e teto solar panorâmico Skydome.

Na opção Sporting, que chega como estreante na linha do modelo, parte de R$ 54.280 e utiliza motor 1.8 16V. Além dos mesmos equipamentos presentes na Essence, oferece o ar-condicionado, apoio de braço central para motorista, faróis de neblina, rádio com CD e MP3 e rodas de liga leve aro 16”. Já a versão top de linha Adventure, que chega por R$ 56.900, faz uso da mesma lista de equipamentos da Sporting e ainda agrega freios ABS, airbag duplo, bussola, inclinômetro e faróis de profundidade. Seu propulsor também é o 1.8 16V.

Dentre os principais opcionais, destacam-se o câmbio automatizado Dualogic, faróis com acendimento automático, subwoofer (estes, somente para as versões 1.6 16V e 1.8 16V), assim como freios ABS e airbag frontal, airbag lateral, rádio MP3 Connect MP3 e sensor de estacionamento para toda a linha.

Visual Novo

Visto de frente, o Idea pouco lembra sua versão anterior. Foram alterados o capô, pára-choques, grade e conjunto óptico, deixando as linhas do modelo menos quadradas e lembram, remotamente, a dianteira do Punto. A traseira do monovolume, entretanto, não atingiu resultado tão harmonioso quanto sua porção frontal, mesmo contando com conjunto de leds nas novas lanternas traseiras, exclusividade em um veículo nacional. Faltou um toque de criatividade na tampa do porta-malas, que parece “completa” apenas na versão Adventure graças ao estepe.


Nas laterais, basicamente inalterada, as modificações se resumem às novas maçanetas e aos novos espelhos retrovisores. Estes, alvos de crítica dos consumidores na versão anterior por conta do campo de visão limitado, foram ampliados em 40% e também ganharam luzes de indicação com led em todas as versões. Para completar a lista, foram adicionadas novas calotas e rodas de liga leve na linha.

Medindo 4,207 mm de comprimento e 1,753 mm de largura na versão Adventure, o Idea ganhou 60 mm e 40 mm, respectivamente, em relação à versão anterior, por conta dos pára-choques e para lamas avantajados. Nas configurações comuns, a minivan manteve a mesma largura de 1,698 mm e comprimento de 3,955 mm. Já o entre-eixos de todas as variantes permanece o mesmo, de 2,511 mm, assim como o porta-malas, de 380 litros.

O interior do Idea também recebeu novidades do centro de design da América do Sul da Fiat. O modelo conta com novos bancos mais anatômicos, com mais possibilidades de regulagem de altura e novo revestimento, grafismo do painel de instrumentos que varia de acordo com as versões, volante e um sistema de ar-condicionado que é 38% mais eficiente, de acordo com a marca. O sistema de abertura do porta-malas, antes localizado no assoalho ao lado esquerdo do banco do motorista, agora se localiza no console central, no mesmo botão em que é efetuado o travamento e destravamento das portas.


Apesar de todas as novidades, o Idea continua pecando em pequenos detalhes na qualidade de seu acabamento. A tampa do porta-luvas do modelo avaliado, por exemplo, estava desalinhada, e pequenas rebarbas e peças que não aparentam bom encaixe estão presentes no habitáculo das versões do modelo.

Sensível Diferença

As versões avaliadas foram a Essence 1.6 e a Adventure 1.8, que responderão, respectivamente, por 40% e 30% do mix de vendas do Idea, segundo a Fiat. Além do conforto dos bancos, que acomodam melhor motorista e passageiros, o Idea Essence chamou a atenção pelo baixo nível de ruído e suavidade ao rodar pelas ruas da cidade de Guarujá (SP).


O novo motor 1.6 16V fornecido pela FPT Powertrain Technologies, mesmo sem utilizar tecnologias como comando de válvulas ou coletor de admissão variáveis, disponibiliza boa dose de força em baixas rotações sem sacrificar o rendimento em altos giros. Com 115 cv /117 cv de potência com gasolina e etanol, respectivamente, a 5.500 rpm, e 16,2 kgfm/16,8 kgfm de torque a 2.250 rpm com os respectivos combustíveis, o modelo demonstrou a elasticidade suficiente para evitar trocas de marchas constantes. A 100 km/h, o Idea trafega a baixos 2.750 rpm.

De acordo com a marca, o propulsor acelera o Idea Essence aos 100 km/h em 10,8s e ainda realiza consumo médio de 7,9 km/l em ciclo urbano e 11,7 km/l em ciclo rodoviário, ambos com etanol. Para dar conta do melhor desempenho a minivan também recebeu novo ajuste de suspensão, que apesar de ser mais rígida, é silenciosa.

Com ainda mais componentes plásticos em sua carroceria e cromados nadianteira, o Idea Adventure possui suspensão um pouco ruidosa e rodar menos confortável em função de sua pretenção off-road, que não recebeu aprimoramentos nesta reestilização.

Um pouco mais ruidoso que a configuração 1.6 16V, embora, notavelmente mais silencioso e menos áspero que a antiga versão 1.8, o novo bloco 1.8 16V fornecido pela FPT oferece retomadas vigorosas para o Idea Adventure, embora sua aceleração é mais contida. Mesmo com um câmbio cuja relação da 3ª, 4ª e 5ª marchas tenham sido encurtadas em relação à versão Essence, a diferença sentida na avaliação pode ser creditada aos pneus maiores (205/70 R15 contra 195/60 R15 no Essence). A 100 km/h o motor gira a aproximadamente 3.000 rpm.


Com combustível fóssil ele entrega 130 cv de potência ou 132 cv quando abastecido com etanol. Já o torque, com os mesmos combustíveis, é de 18,4 kgfme 18,9 kgfm a 4.500 rpm, respectivamente. O propulsor 1.8 16V permite ao Idea Adventure acelerar aos 100 km/h em 11s6, enquanto realiza o consumo médio de 7,4 km/l em ciclo urbano e 11 km/l em ciclo rodoviário, de acordo com a Fiat.

Como todas as versões do modelo, entretanto, o Adventure manteve a boa dirigibilidade, área de visão e número de porta-objetos espalhados pela cabine.


Mercado

A Fiat espera aumentar em cerca de 20% as vendas do Idea com a versão 2011, projeção que significa passar da média de 2.000 unidades mensais para 2.400 veículos ao mês. Para tanto, além da reestilização, a marca decidiu aumentar o leque de possibilidades para seus clientes ao inserir na linha a versão Sporting, que possui kit visual diferenciado com pneus de perfil baixo, dentre outros atributos, e uma lista de itens de série mais completa, apesar que de “Sport” a minivan não tenha nada.

Segundo a marca, a novidade responderá por 10% do mix de vendas na gama Idea 2011, enquanto a configuração de entrada, a Attractive, corresponderá por 20% de todos os modelos vendidos de acordo com as projeções da fabricante.


Os principais concorrentes do Idea são o Chevrolet Meriva, que sai de R$ 47.321 na versão Joy 1.4 a R$ 52.888 na configuração 1.8 Premium Easytronic. Já o Honda Fit, líder do segmento, parte de R$ 54.905 na opção 1.4 LX, e vai a R$ 71.720 na top de linha 1.5 EXL automática.

Para aqueles que buscam um projeto moderno, bom espaço interno, desempenho animador e boa relação custo-benefício, o Idea se tornou uma opção mais interessante. E tem bons atributos para agitar seu segmento.

* Márcio Murta/Revista Carro.

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