terça-feira, 31 de agosto de 2010

>>> ALEMÃO ECOLÓGICO

Mercedes-Benz atualiza o caminhão Econic, destinado para aplicações especiais, e conquista espaço em um segmento diferenciado.
O caminhão Mercedes-Benz Econic foi especialmente desenhado para a distribuição, coleta de lixo e também para o transporte de automóveis. Tem um conceito técnico um pouco diferenciado dos demais veículos do mercado de pesados convencionais. Um dos aspectos que reforça esse fato é a presença de uma cabine rebaixada para facilitar a entrada e saída de pessoas, além de caixa de câmbio automática e suspensão especial. Para esse ano, a fabricante quer mais. Pretende oferecer uma gama de produtos dessa linha totalmente ecológica, baseada na premissa EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicle). Um dos aspectos dessa questão é a redução em 33% de emissão de partículas, comparado ao desempenho de motores Euro 5 nesse sentido. O Econic BlueTEc EEV tem os níveis de emissões já bem próximos da norma Euro 6, que deve entrar em vigor no mercado europeu em 2014.


Mas uma das apostas da marca é a versão do veículo com motor a gás natural, ainda mais ecológica do que o Econic Diesel, da série 900 e seis cilindros em linha, com potências que variam entre 238 cv a 326 cv. Com 6,9 litros, o motor M906 oferece 279 cv de potência, além de baixo ruído. Com cerca de 9 000 unidades comercializadas em mais de dez anos de vida, o MB Econic ganhou adeptos do gás natural como combustível. Segundo a empresa, cerca de 20% das vendas desse caminhão trazem esse tipo de motor.

Outro quesito bastante valorizado nessa atualização foi a segurança. Os Econics passam a ter cintos de três pontos em todos os bancos. Adicionalmente, vem de série um sistema de medição do eixo dianteiro – que ajuda a prevenir o excesso de peso, sinalizando imediatamente o motorista, por meio do display localizado no painel de instrumentos - e do ASR.

O Econic traz, ainda, um sistema que permite baixar e levantar o veículo. O chassi pode ser elevado em até 200 mm e baixado até 60 mm, o que facilita a carga e descarga. Na cabine, o motorista conta com uma caixa de armazenamento, na qual podem ser guardados ferramentas e roupas de trabalho. De série, disponibiliza o gerador 28 V/100, que se encarrega de alimentar as baterias e armazenar potência para as funções adicionais.

A cabine do MB Econic é espaçosa e confortável, acomoda até três ocupantes em bancos individuais e tem vários compartimentos para armazenar objetos. Sua posição de condução adapta-se facilmente às características do motorista, graças às múltiplas regulagens do banco e da coluna de direção.

* Júlia Zillig/Revista Transporte Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário