domingo, 31 de outubro de 2010

>>> SALÃO DE PARIS

Um dos mais importantes eventos automotivos da Europa confirma tendências tecnológicas a favor da sustentabilidade.
Com encerramento oficial no último dia 17, o Mondial de L'Automobile fechou este ano com 1.263,467 visitantes, segundo dados oficiais. Apesar de não trazer grandes novidades neste ano, o grande destaque foi a preocupação com o meio ambiente, através de novas tecnologias, entre híbridos, elétricos, protótipos ecologicamente corretos e palestras com demonstrações na prática, que chegaram a 11.000 testes durante os quinze dias de evento. Até a Disney/Pixar, em parceria com a French Motorsport Federation trouxe ao salão um mini Kart baseado no filme de animação Carros, para crianças de 7 a 12 anos.

Entre os 100 lançamentos das montadoras em Paris, destacamos o novo desenho do Chevrolet Captiva, muito mais harmonioso; o tão aguardado (pelos brasileiros) Duster, da romena Dacia; o revolucionário Range Rover Evoque e o Mini Countryman, apresentado com "roupagem" diferenciada. Para uma cobertura mais abrangente, relacionando veículos não mencionados neste blog, acesse matéria do portal G1, com informações da correspondente Priscila Dal Poggetto. E como na Europa organização é tudo, o próximo Salão Parisiense já tem data: 29 de Setembro de 2012. Portanto, separe uns euros a mais e divirta-se!

















***

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

>>> LINK DA SEMANA


WWW.SOLOKOMBIS.COM.AR

Deixando a rivalidade de lado, acessando o link acima vamos descobrir que temos algo em comum com nossos vizinhos: a paixão pela Kombi!

***

>>> YOU'RE SO HEAVY!

Chrysler direciona RAM exclusivamente para o nicho de picapes de trabalho e apresenta nova versão da 2500.
Agora é oficial. Embora estejam juntas sob o guarda-chuva da Chrysler, Dodge e RAM foram desassociadas e passam a ofertar, cada uma, uma linha exclusivamente de passeio e de picapes para trabalho, respectivamente.


O anúncio, feito durante a coletiva de imprensa da Chrysler na 26ª edição do 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, seguiu de outra grande novidade da RAM: a nova picape Ram 2500 Heavy Duty, fabricada na planta de Saltillo, em Coahuila, México.

Preparada para atender às normas EPA 10 (nos EUS) e Euro V (na Europa), o veículo sofrerá uma pequena adaptação para atender ao mercado brasileiro. “Tem cliente dizendo que vai importar diesel de qualidade para poder rodar com a nova Ram 2500 Heavy Duty”, brincou o diretor da Chrysler.

O modelo é equipado com motor Cummins Turbo Diesel de 6,7 litros, 350 cavalos de potência e 881 Nm de torque, transmissão automática de seis velocidades 68RFE e o sistema freio motor “exhaust brake”, exclusivo no segmento.

Seu design apresenta clara referência ao modelo Ram 1500, porém com uma grade maior e capô mais elevado com tomadas de ar incorporadas em cada lado. Do lado externo ainda, o gancho de reboque resultou em um design exclusivo do pára-choque dianteiro.


Diferentemente de algumas marcas que não conseguem compreender como uma picape de alto nível pode ser usada em aplicação profissional, a RAM posiciona seu veículo como sendo de uso misto: pessoal e, principalmente, de trabalho. “Procuramos saber como as pessoas realmente utilizam suas picapes tanto para o trabalho, como para o lazer", conta Fred Diaz, CEO responsável pela marca RAM no Chrysler Group LLC. “A picape RAM 2500 demonstra, acima de tudo, capacidade”, afirma o executivo.

Segundo a companhia, a principal novidade da picape é a nova cabine dupla Crew Cab. “A pesquisa confirmou que os consumidores de picapes Heavy Duty querem a cabine com quatro portas e maior espaço traseiro", informa Diaz.

“Seus inúmeros recursos, incluindo transmissão, capacidade de carga útil, dinâmica de dirigibilidade, alto nível de equipamentos e estilo diferenciado, tornam a RAM a mais moderna picape da atualidade”, dispara Diaz.

Picape Como Transporte

O chassi, do tipo hidro-formado, apresenta alta rigidez e resistência à torção. A configuração da suspensão com molas espirais é utilizada na dianteira, enquanto na traseira foi mantido o sistema de feixe de molas para garantir uma maior capacidade de carga. Os amortecedores e molas dianteiras e traseiras são ajustados para garantir uma alta qualidade e dirigibilidade aprimorada.


Os modelos 2500 4x4 a diesel com cabine dupla tiveram seu PBT (Peso Bruto Total) elevado de 4090 kg para 4360 kg. O sistema de freio motor integrado “exhaust brake” melhora o desempenho e a segurança da picape ao transportar cargas pesadas em declives acentuados. Um interruptor de modo “tow/haul” (transporte/reboque) aumenta a capacidade de reboque. A RAM 2500 Heavy Duty também é equipada com freios ABS.

Atendendo aos requisitos de refrigeração do motor, a abertura da grade é maior do que a da RAM 1500 e seu capô é mais elevado. A grade contempla contornos cromados com peças centrais em preto, no modelo SLT. A grade é montada na carroceria, enquanto que o pára-choque é montado na estrutura.

Do lado de dentro do veículo, a RAM 2500 Heavy Duty oferece, além de muito conforto, diversos nichos para guardar objetos – incluindo um exclusivamente para laptop – e acessórios.

O modelo apresenta acabamentos em dois tons, com costura contrastante, controle automático da temperatura, ajuste elétrico dos bancos, rádio e espelhos, e o sistema Uconnect Multimedia MyGIG com disco rígido de 30 gigabytes.

* Gustavo Queiroz/Revista Transpoonline.

>>> NA ÍNDIA...

Tata Marcopolo fornece primeiro ônibus híbrido para transporte público da Índia.
A Tata Marcopolo Motors Ltd., joint venture da Marcopolo e Tata Motors, fez a entrega dos primeiros ônibus híbridos Elétrico/GNV desenvolvidos para transporte público de Nova Deli, na Índia. A Delhi Transport Corporation (DTC), maior empresa de ônibus da cidade, adquiriu quatro unidades do modelo Starbus que começaram a operar durante a realização do evento esportivo Commonwealth Games 2010, no mês de setembro.


A entrega dos ônibus aconteceu no final de setembro e contou com a presença da ministra-chefe da Deli, Sheila Dikshit, do presidente de veículos comerciais da Tata Motors, Ravi Pisharody, do presidente da Tata Motors Índia, PM Telang, e de representantes do governo e da DTC.

"O Starbus híbrido elétrico/GNV é resultado dos avanços obtidos em tecnologias de combustíveis alternativos pela Tata Motors. Somos gratos ao Governo de Nova Delhi e a DTC por nos oferecer essa oportunidade de testar os ônibus durante o Commonwealth Games 2010. Estamos aguardando ansiosamente as primeiras avaliações e comentários da DTC e também dos passageiros", disse PM Telang.

O Starbus possui motorização híbrida paralelo composta por um motor de combustão interna, movido a GNV, e outro elétrico, com sistema de armazenamento de energia regenerativa. Essa tecnologia utiliza a geração de energia elétrica de forma simultânea, através dos dois motores para o deslocamento do veículo. O sistema também reutiliza a energia perdida na frenagem para recarregar a bateria.

O híbrido da Tata Marcopolo proporciona maior economia de combustível comparado a um ônibus convencional. Como resultado, o uso desta tecnologia leva à redução das emissões e à sustentabilidade.

O Starbus de piso baixo (400 mm de altura do chão) possui capacidade para 32 passageiros e equipamentos para acessibilidade. As portas pneumáticas e o rebaixamento facilitam as operações de entrada e saída, reduzindo o tempo de parada e total da viagem. É equipado com sistema de ar-condicionado, suspensão a ar. Devido à motorização híbrida elétrica, possui maior aceleração em comparação a um modelo convencional, atinge velocidade máxima limitada a 70 km/h, e é uma solução inovadora para transporte rápido e confortável de passageiros urbanos de forma sustentável.

* Press Release/Marcopolo S.A.

>>> IRMÃOS DE SANGUE

Mercedes-Benz renova linha de utilitários Vito e Viano.

Estas são as primeiras fotos oficiais do facelift que a Mercedes-Benz promoveu nos modelos Viano (Van de passageiros) e seu irmão comercial, o Vito. Ambos os modelos receberam um estreitamento suave nos faróis, lanternas traseiras, grade e pára-choques redesenhados e também nova janela da porta traseira.


Os modelos se beneficiam de uma série de novidades internas, que vão desde novas cores e materiais para acabamento, até botões de controle redesenhados e um volante de quatro raios multifuncional (dependendo do modelo). Além disso, o Viano recebeu luzes de leitura individuais LED e os novos opcionais como o sistema de entretenimento do assento traseiro.


Na parte mecânica, ambas as variantes trazem uma suspensão redesenhada e com a introdução de uma nova transmissão de seis velocidades em todos os motores de quatro cilindros a diesel. Como opcional, serão oferecidos uma variedade de quatro e seis cilindros a diesel e motores a gasolina, variando de 126HP para 258HP no Viano, e de 95HP a 258HP no Vito.

***

>>> PRÊMIO TOP CAR

Citroën AIRCROSS recebe Prêmio Top Car TV.
O Citroën AIRCROSS foi o modelo mais votado na categoria "Monovolume" no Prêmio Top Car TV 2010, promovido pelos principais programas de televisão especializados em automóveis de todo o Brasil. Com ampla margem em sua vitória, o Citroën AIRCROSS deixou para trás modelos como o Fiat Idea, Kia Soul e Nissan Livina.


“Estamos muito felizes e honrados com a conquista do Prêmio Top Car TV 2010. Ele confirma o que temos sentido em nossa rede de concessionárias, a grande aceitação do Citroën AIRCROSS pelo mercado”, comemora Ivan Ségal, presidente da Citroën do Brasil.

Dono de um estilo único e contemporâneo, o Citroën AIRCROSS é a materialização da liberdade, da força e da expressividade. Um autêntico SUV Compacto Premium com vocação aventureira, cheio de tecnologias inovadoras. Um modelo que segue exemplarmente a filosofia “Créative Technologie”, possuindo itens inéditos em seu segmento, como o inovador pára-brisa acústico panorâmico, o Sistema de Navegação MyWay e o Rádio Pioneer for Citroën com espacialização (efeito Hifi-like).
Produzido no Centro de Produção de Porto Real (RJ), o modelo está disponível em três versões de acabamento (GL, GLX e Exclusive), é equipado com motor 1.6 16V Flex (113 cv).

* Press Release/Citröen do Brasil.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

>>> IMAGEM DA SEMANA


Primeira imagem da Kombi exposta no Salão do Automóvel de São Paulo, que teve suas portas abertas hoje. A tradição de trazer uma Kombi diferente a cada edição continua!

***

>>> PARA TRÊS...

Peugeot lança Partner com banco modulável.

A Peugeot lançou a Partner com um banco dianteiro modulável de três lugares, que permite o transporte de um passageiro suplementar para o mercado europeu. Contando com versão curta (L1) e longa (L2), o furgão mantém o mesmo volume de carga, com respectivamente 3,3 m3 e 3,7 m3. A carga máxima varia respectivamente entre 549 kg e 671 kg.

De acordo com a marca, na Europa será disponibilizado os motores de 1.6 litro HDi de 75 cv e o 1.6 litro HDi de 90 cv, disponível nas versões Base e Confort L2. O Partner vai custar € 15.550 euros (Partner L1 Base 1.6 HDi 75); €16.155 euros (Partner L1 Base 1.6 HDi 90) e por € 17.540 euros (Partner L2 Confort 1.6 HDi 90).

* Fernando Garcia/Car Magazine.

>>> DISTRIBUIDOR NATO

Um distribuidor nato! Holandesa DAF, que já demonstrou interesse no mercado brasileiro de caminhões, desenhou um veículo na medida para o transporte de carga nas zonas urbanas.
Cada vez mais, os empresários de transporte encontram dificuldades para trafegar com os seus caminhões no perímetro urbano, seja por restrições legais, trânsito ou falta de espaço. Pensando nisso, a DAF desenhou um veículo exclusivo para a distribuição dentro das grandes metrópoles, o LF45. Com 430 mm de distância de entre-eixos e um raio de manobra de 53 graus, esse holandês proporciona uma excelente manobrabilidade em locais de difícil acesso. Tem 7,92 m de comprimento, sendo 5,62 m correspondentes à área disponível para carga.


Mas além de agilidade e dirigibilidade, o LF45 possui um motor com força considerável para um veiculo de circulação urbana. São 210 cv de potência a 2 000 rpm e uma caixa de transmissão de seis relações, sendo a última overdrive.
Contudo, a DAF não se esqueceu do conforto. O banco com suspensão pneumática oferece ao motorista o mesmo conforto encontrado no XF. E ainda existe a opção da cabine leito, que possui 2 m a mais que a convencional e uma cama retrátil com 1,1 m de altura.


Outro fator importante desse modelo adequado a distribuição é o chassi feito em aço e totalmente plano para facilitar a instalação de outras carrocerias. Mas o melhor mesmo é saber que a marca poderá vir para o Brasil. A Paccar, grupo que detém as marcas Peterbilt, Kenworth e DAF, já demonstrou vontade em expandir seus negócios para a América do Sul, por meio da marca DAF. Embora isso possa ocorrer em breve, não existe uma data definida, o que deixa os brasileiros ainda mais ansiosos.

* Weslei Nunes/Revista Transporte Mundial.

>>> SAAB 9-4X

Saab divulga novo crossover 9-4X. Modelo a ser comercializado nos Estados Unidos e Europa possuirá duas opções de motor V6.
A Saab divulgou as primeiras informações técnicas e imagens do 9-4X, crossover que será exibido ao público no Salão de Los Angeles em novembro. A novidade terá duas opções de motorização quando começar a ser vendida tanto nos Estados Unidos (em maio de 2011) quanto na Europa (agosto de 2011).


A versão de entrada do 9-4X utilizará motor 3.0 V6 capaz de produzir 265 cavalos de potência e 30,8 kgfm de torque, rendimento que permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 7s9 (8s4 como sistema de tração integral XWD), atingir velocidade máxima de 209 km/h e realizar consumo médio de 8,9 km/l (8,4 km/l com o XWD). Já a configuração top de linha do crossover contará com motor 2.8 V6 biturbo, cujo rendimento é de 300 cavalos de potência e 40,8 kgfm de força, valores suficientes para acelerá-lo aos 100 km/h em 7s7 e levar a novidade a 230 km/h. O consumo médio é de 8 km/l.


No interior, o modelo possui acabamento parecido com a do 9-5, especialmente na aparência de seu painel de instrumentos e console central. Entre os principais itens de série do 9-4X se destacam o sistema de som Bose com 12 alto-falantes, tecnologia de navegação e assentos traseiros rebatíveis na proporção 60/40. No exterior, destacam-se os faróis de xenônio e as rodas de aro 18” (20” como opcional). O preço do novo Saab ainda não foi divulgado.

* Márcio Murta/Revista Carro.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

>>> VÍDEO DA SEMANA


Vídeo com novas fotos do Range Rover Evoque, um dos grandes lançamentos da Land Rover nos últimos anos. Segundo palavras do próprio CEO da Jaguar-Land Rover, Ralf Speth, "a empresa tem grande orgulho em oferecer um produto em sintonia com a sustentabilidade e ao mesmo tempo, desejável". Falou tudo!

***

>>> REI DA ESTRADA

King of the Road: potência com estilo!
A Scania apresentou seu mais novo caminhão na 13ª Exposição de Transportes do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), no começo do mês. Trata-se do King of the Road, o Scania Rei da Estrada. Com exclusivo motor V8 de 580 cavalos, o veículo é o mais potente homologado no País e possui itens exclusivos que garantem prestígio e exclusividade ao transportador. Referência no mercado de caminhões pesados, o motor com oito cilindros em V ostenta a fama de ser praticamente indestrutível, o que conquistou inúmeros admiradores.


“A relação entre cavalos por tonelada transportada é garantia de maior velocidade média no transporte de grandes volumes, mesmo com rotas acidentadas, com aclives”, afirma Eronildo Barros, gerente executivo de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil. De acordo com o gerente, o novo modelo traz mais rentabilidade ao transportador. “Por ter um motor mais potente, o R 580 V8 transporta mais carga no mesmo intervalo de tempo se comparado a um caminhão menor e com menos carga. Isso torna essa opção da Scania, ao mesmo tempo exclusiva, altamente rentável”, completa.


Além do motor mais potente do mercado nacional, os detalhes garantem ainda mais prestígio ao King of the Road. Por dentro, o estilo diferenciado fica por conta dos bancos e volantes em couro e dos novos pedais de metal e borracha, sempre com o logotipo do V8 em evidência. Por fora, a cabine R – lançada no Brasil no ano passado – ganhou pintura perolizada na cor vermelho-rubi e adesivos que trazem ainda mais exclusividade ao veículo. A grade frontal ganhou acabamentos cromados, e os faróis em xenon, com iluminação em Led e máscara negra são itens de série.

Desempenho

Com alta potência e consequente sustento de médias de velocidades mais elevadas durante toda a viagem, o motor de 580 cavalos tem como aliado o baixo consumo de combustível. O torque máximo é obtido em baixas rotações (entre 1.100 a 1.300 rpm), o que possibilita diminuição na troca de marchas. Essa redução permite menores intervalos de manutenção no veículo e mais conforto ao motorista.

O motor V8 é de fácil manutenção, já que emprega os mesmos componentes elétricos, eletrônicos e mecânicos dos motores de seis cilindros em linha da Scania. O King of the Road também está disponível na potência de 500 cavalos e nas configurações de roda 6×2 e 6×4.

* Press Release/Scania do Brasil.

domingo, 24 de outubro de 2010

>>> Q7 3.0 TDi

Audi lança Q7 3.0 TDI na Alemanha.
A Audi Q7 está lançando para o mercado alemão a versão com motor 3.0 TDI de 204 cv que é acoplado a um câmbio automático de oito marchas. De acordo com a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,1 segundos e a velocidade máxima atingida é de 202 km/h com a suspensão normal e 205 km/h com suspensão a ar.


Além destas novidades, o modelo também vem sistema start/stop que tem como principais vantagens a economia de combustível e a diminuição de monóxido de carbono, compatível com as regulamentações Euro 5, que prevê a emissões de poluentes na atmosfera. Na Alemanha o novo Q7 3.0 TDI deverá custar € 51.800 euros, cerca de R$ 121.000,00

* Fernando Garcia/Car Magazine.

sábado, 23 de outubro de 2010

>>> IVECO MADE IN BRAZIL

Iveco Vertis: O primeiro caminhão da fabricante italiana desenvolvido totalmente no Brasil.

A Iveco apresentou ontem para jornalistas e concessionários o seu mais novo caminhão, o Vertis, mostrado pela primeira vez na Fenatran 2009, na época como projeto. O modelo representa a inauguração do marca no segmento de médios. Serão oferecidas duas versões: 90V160 para a faixa de 9 t de PBT (Peso Bruto Total) e preço a partir de R$ 118 500; e a 130V180 para 13 t, ao valor inicial R$ 136 900.

O Vertis também é o primeiro caminhão da marca totalmente desenvolvido no Brasil, no seu Centro de Desenvolvimento de Produtos instalados dentro da sua fabrica em Sete Lagoas, MG, e inaugurado em 2008. Segundo o diretor comercial da empresa, Alcides Cavalcanti, toda a produção programada para 2010 já está vendida.


O modelo também fez a FTP (empresa do Grupo Fiat que fabrica motores e câmbios) trazer para o Brasil uma nova linha de motores, a NEF 4. O motor de 154 cv equipa o Vertis 90V160 e o de 173 cv, o Vertis 130V180.

* Marcos Villela/Revista Transporte Mundial.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

>>> LINK DA SEMANA


WWW.ROTEL.DE

Site oficial da empresa alemã especializada em roteiros de aventura em regiões exóticas, com fotos, vídeos e todas as informações necessárias para contato. Com atuação em vários países, a ROTEL transforma em realidade aquela tão sonhada aventura em família a bordo de verdadeiras casas ambulantes. Interessantíssimo e para poucos, é claro...

***

>>> PARE EM NOME DA VOLKS

Volkswagen oferece Jetta Sportwagen para polícia do Tennessee!
Na cidade de Chattanooga, a quarta maior cidade do estado do Tennessee, dois modelos Jetta Variant com body-kit especial ganharam nova função nas mãos do xerife local: carros de patrulha! A doação foi feita como parte dos esforços contínuos da Volkswagen para chegar à comunidade de Chattanooga, onde a montadora alemã está construindo uma fábrica de valor estimado em 1 Bilhão de dólares, que produzirá, entre outros carros, o novo sedan de médio porte, já no próximo ano.


A Volkswagen informou que seus engenheiros e designers revisaram o Jetta SportWagen para incorporar características especiais, como os suportes que sustentam todas as comunicações e as artes de iluminação de emergência. Por fora, o carro recebeu prolongamentos nos pára-choques dianteiro e traseiro e saias laterais, bem como rodas de liga leve de 18 polegadas, calçados com pneus Goodyear Eagle GT 225/40.

Sob o capô, o Jetta SportWagen manteve suas características originais, com motor de 2.0 litros TDI diesel, de quatro cilindros, que consegue a marca de até 17 quilômetros por litro na estrada.


"A Volkswagen está entusiasmada por ser capaz de fornecer veículos tecnologicamente avançados para a cidade de Chattanooga e departamentos de polícia do condado de Hamilton, para ajudar a manter a segurança durante a condução do veículo em situações extremas, mantendo-se confiável, versátil e elegante", disse Frank Fischer, presidente e CEO Volkswagen de Chattanooga.

***

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

>>> PESQUISANDO...

A Casa7, empresa de pesquisa especializada em comportamento de consumo, elabora pesquisas em uma Kombi customizada.
No mês de setembro o Rio de Janeiro foi surpreendido com uma nova proposta pelas ruas da cidade: uma Kombi 1972 totalmente customizada pela Casa7, que circulou por diferentes bairros para a realização de pesquisas com a intenção de aprofundar o entendimento do comportamento do consumidor, e quem sabe, identificar possíveis sinais de tendências previamente mapeadas. A ação foi realizada para a Coca-Cola.


Além de oferecer uma sala de pesquisa diferente e atrativa, todos os cuidados foram tomados para garantir o conforto dos entrevistados. O veículo está equipado com ar condicionado, gerador, televisão com 21 polegadas e frigobar.

“Hoje em dia, um dos grandes desafios das empresas é o de estar mais próximas dos consumidores, reconhecer seu ambiente. Nossa proposta vai ao encontro dessa necessidade, apesar de inusitada para o mercado, o conceito é inspirado nos espaços pop-ups já difundidos no mundo inteiro.

* Redação/Portal Promoview.

>>> NOVIDADES NISSAN

Frontier e Livina ganham versões especiais para o Salão de São Paulo.
Mais uma vez, a Nissan do Brasil aproveita o Salão do Automóvel de São Paulo para revelar versões especiais e limitadas de seus modelos. Desta vez, os escolhidos foram a minivan Livina e a picape Frontier, que ganham, respectivamente, as opções Night & Day e Strike - nome que retorna à gama do utilitário cinco anos após ter sido lançada pela primeira vez. Ambas chegam como versões intermediárias.


A Night & Day é equipada com motor 1.6 16V, de 108 cv de potência (com etanol) - o mesmo das versões S e SL - e câmbio manual; e será vendida apenas nas cores preta ou prata, ambas metálicas. E para diferenciá-la das outras versões, a Nissan enfeitou o carro com novas rodas de liga leve, grade cromada frontal e uma faixa horizontal cromada na tampa do porta-malas, e que exibe a inscrição Night & Day. O monovolume vem ainda rack no teto, revestimento de couro nas portas e bancos, direção elétrica, vidros e travas elétricos, ar-condicionado e airbag para motorista e passageiro. De acordo com a Nissan, a novidade terá 1.500 unidades produzidas ao preço de R$ 47.990, cada.


A Frontier Strike, por sua vez, conta com o mesmo motor 2.5 l 16V, turbodiesel, de 144 cv, das versões SE e LE. O bloco está associado a uma transmissão manual de seis marchas e com modos de tração 4x2 ou 4x4. A Strike oferece rack de teto, estribos, grade cromada, protetor de caçamba e adesivos espalhados pela carroceria com as inscrições Frontier e Strike. A cabine conta ainda com rádio CD player e entrada auxiliar para Apple iPod. A lista de equipamentos inclui ainda ar-condicionado, airbag duplo, freios com ABS, distribuição eletrônica de frenagem EBD e alarme Keyless. A Strike com tração 4x2 sai por R$ 92.790, enquanto a 4x4, tem preço sugerido de R$ 99.390.

* Redação/Carsale.