Chrysler direciona RAM exclusivamente para o nicho de picapes de trabalho e apresenta nova versão da 2500.
Agora é oficial. Embora estejam juntas sob o guarda-chuva da Chrysler, Dodge e RAM foram desassociadas e passam a ofertar, cada uma, uma linha exclusivamente de passeio e de picapes para trabalho, respectivamente.
O anúncio, feito durante a coletiva de imprensa da Chrysler na 26ª edição do 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, seguiu de outra grande novidade da RAM: a nova picape Ram 2500 Heavy Duty, fabricada na planta de Saltillo, em Coahuila, México.
Preparada para atender às normas EPA 10 (nos EUS) e Euro V (na Europa), o veículo sofrerá uma pequena adaptação para atender ao mercado brasileiro. “Tem cliente dizendo que vai importar diesel de qualidade para poder rodar com a nova Ram 2500 Heavy Duty”, brincou o diretor da Chrysler.
O modelo é equipado com motor Cummins Turbo Diesel de 6,7 litros, 350 cavalos de potência e 881 Nm de torque, transmissão automática de seis velocidades 68RFE e o sistema freio motor “exhaust brake”, exclusivo no segmento.
Seu design apresenta clara referência ao modelo Ram 1500, porém com uma grade maior e capô mais elevado com tomadas de ar incorporadas em cada lado. Do lado externo ainda, o gancho de reboque resultou em um design exclusivo do pára-choque dianteiro.
Diferentemente de algumas marcas que não conseguem compreender como uma picape de alto nível pode ser usada em aplicação profissional, a RAM posiciona seu veículo como sendo de uso misto: pessoal e, principalmente, de trabalho. “Procuramos saber como as pessoas realmente utilizam suas picapes tanto para o trabalho, como para o lazer", conta Fred Diaz, CEO responsável pela marca RAM no Chrysler Group LLC. “A picape RAM 2500 demonstra, acima de tudo, capacidade”, afirma o executivo.
Segundo a companhia, a principal novidade da picape é a nova cabine dupla Crew Cab. “A pesquisa confirmou que os consumidores de picapes Heavy Duty querem a cabine com quatro portas e maior espaço traseiro", informa Diaz.
“Seus inúmeros recursos, incluindo transmissão, capacidade de carga útil, dinâmica de dirigibilidade, alto nível de equipamentos e estilo diferenciado, tornam a RAM a mais moderna picape da atualidade”, dispara Diaz.
Picape Como TransporteO chassi, do tipo hidro-formado, apresenta alta rigidez e resistência à torção. A configuração da suspensão com molas espirais é utilizada na dianteira, enquanto na traseira foi mantido o sistema de feixe de molas para garantir uma maior capacidade de carga. Os amortecedores e molas dianteiras e traseiras são ajustados para garantir uma alta qualidade e dirigibilidade aprimorada.
Os modelos 2500 4x4 a diesel com cabine dupla tiveram seu PBT (Peso Bruto Total) elevado de 4090 kg para 4360 kg. O sistema de freio motor integrado “exhaust brake” melhora o desempenho e a segurança da picape ao transportar cargas pesadas em declives acentuados. Um interruptor de modo “tow/haul” (transporte/reboque) aumenta a capacidade de reboque. A RAM 2500 Heavy Duty também é equipada com freios ABS.
Atendendo aos requisitos de refrigeração do motor, a abertura da grade é maior do que a da RAM 1500 e seu capô é mais elevado. A grade contempla contornos cromados com peças centrais em preto, no modelo SLT. A grade é montada na carroceria, enquanto que o pára-choque é montado na estrutura.
Do lado de dentro do veículo, a RAM 2500 Heavy Duty oferece, além de muito conforto, diversos nichos para guardar objetos – incluindo um exclusivamente para laptop – e acessórios.
O modelo apresenta acabamentos em dois tons, com costura contrastante, controle automático da temperatura, ajuste elétrico dos bancos, rádio e espelhos, e o sistema Uconnect Multimedia MyGIG com disco rígido de 30 gigabytes.
* Gustavo Queiroz/Revista Transpoonline.