quarta-feira, 20 de outubro de 2010

>>> SOLUÇÃO VERDE

Volvo realizou testes de ônibus híbrido no Brasil.
A Volvo Bus Latin America iniciou no final de setembro, no Brasil, uma série de testes com seu novo ônibus híbrido, movido a eletricidade e a diesel. O veículo, um chassi 7700 Hybrid, rodou em Curitiba na linha Interbairros 2, durante três semanas, numa rota de 42 quilômetros que conecta diversos bairros e terminais de parada.


Os testes serão realizados posteriormente em outras cidades brasileiras. Na capital paranaense, a parceria envolve também a URBS, empresa responsável pela gestão do transporte coletivo urbano da cidade.

“Chamada de ‘Híbrido em Paralelo’, a solução híbrida desenvolvida pela Volvo é revolucionária e bem mais avançada que as demais existentes no mercado”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. O ônibus tem dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.

O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado. Estudos da Volvo demonstram que o tempo que o veículo fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Durante todo esse tempo, não há emissões de poluentes, pois o motor diesel se apaga completamente.

Menor Consumo, Menos Poluentes

“Esta tecnologia tem duas vantagens principais: mais economia de combustível e grande redução no impacto ambiental”, destaca Euclides Castro, gerente de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America. O sistema híbrido da Volvo proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais.

Estes excelentes resultados não se devem somente por causa do reaproveitamento de energia para tracionar o ônibus. A alta potência do motor elétrico possibilita a instalação de um motor diesel menor e mais econômico. “Além disso, funções auxiliares como compressor de ar e bomba hidráulica, são feitas por motores elétricos”, explica Fábio Lorençon, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America.

O sistema híbrido da Volvo reduz não somente as emissões de CO2 (gás carbônico, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa), mas também de NOx (Óxidos de Nitrogênio, responsáveis por alergias e ardência nos olhos, por exemplo) e de materiais particulados (a fumaça, entre outros).


Além da demanda por soluções ambientalmente corretas, o híbrido é uma excelente solução para os altos preços de combustíveis de origem fóssil, que devem atingir níveis ainda maiores no futuro em razão do esgotamento das reservas naturais. “Com estes veículos, temos a possibilidade de combinar uma elevada capacidade de transporte com redução no consumo de combustível num sistema que ainda respeita o meio ambiente”, diz Castro. Ele lembra que a Volvo vem acompanhando de perto o desenvolvimento de híbridos, comprovando em testes anteriores realizados na Europa que estes ônibus funcionam muito bem em trânsito urbano congestionado.

* Press Release/Volvo do Brasil.

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