sexta-feira, 5 de novembro de 2010

>>> KOMBI DE HISTÓRIAS

Um Kombão de Histórias nas escolas.
Quando o diretor do grupo teatral santa-mariense Saca-Rolhas, Jader Guterres, adquiriu uma Kombi cor laranja, ele constatou que, em breve, o veiculo automotor, ano 85, seria mais um integrante da sua Cia artística. E ele estava certo. Porém, Jader tinha uma dúvida inicial: Teatro mambembe, teatro de bonecos ou um simples transporte para os artistas e seus figurinos? Qual seria a utilidade da Kombi laranja? – Pensava o ator-diretor.


Com o passar do tempo, há cerca de dois anos, entre um ensaio e outro, uma apresentação e uma viagem, surgiu a ideia de escrever um projeto para montar uma peça na própria Kombi. Ou, pelo menos, utilizando o veículo no espetáculo.

O pensamento amadureceu e com a ajuda dos demais colegas do grupo, a atriz e produtora Denise Copetti desenvolveu o projeto, inédito, de acoplar um palco à Kombi, uma espécie de estrutura metálica dobradiça, dividida em três partes, formando uma estrutura de cerca de 6 metros quadrados. O palco desmontável sai de dentro do veículo, o que não atrapalha em nada os cinco integrantes do grupo de andar no automóvel. “Temos inclusive cinto de segurança para todo mundo”, afirma o diretor do Saca-Rolhas. O automóvel tornou-se o palco, o cenário, seu camarim e, de quebra, o transporte para o deslocamento dos artistas para os mais longínquos rincões do Rio Grande. Depois de uma série de pesquisas e envolvimento intelectual (incluindo oficinas em Porto Alegre), surgiu o espetáculo infantil de histórias, com elementos teatrais, intitulado “Um Kombão de Histórias”.

A peça fala de uma trupe de contadores de histórias, que viajam pelo mundo atravessando os oceanos, visitando os continentes, conhecendo diferentes culturas, pessoas, animais e ajudando todos a proteger a natureza. Em cada país que visitam, conhecem alguém ou ficam sabendo de histórias que são contadas através de fábulas com seus ensinamentos e temas, principalmente, ligados ao meio ambiente, mas, também, tratando de moral, ética e esperteza. A preocupação é deixar uma mensagem para o público infantil. No total, são seis fábulas contadas com muita música e alegria.

No final do ano passado, a Saca-Rolhas Teatro & Cia. aprovou o projeto na Lei de Incentivo à Cultura (LIC municipal), para a captação de cerca de 20 mil reais, com o objetivo de levar as apresentações do “Kombão de História” para as escolas municipais de Santa Maria. Serão 11 espetáculos, com uma estimativa de atingir um público mínimo de dois mil alunos da rede pública de ensino municipal.

A prévia do projeto e a estreia da Kombi-palco aconteceu na Virada Cultural de Santa Maria na Gare da Estação Férrea. A aceitação da criançada, e das pessoas em geral, surpreendeu os atores. Agora é a vez das escolas, que irão receber as apresentações do projeto financiado pela LIC. Elas já estão sendo visitadas, agendadas e instruídas para a realização do evento. Caso chova, as instituições de ensino irão remarcar outra data para a apresentação da peça teatral “um Kombão de Histórias”.

* Redação/Jornal A Razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário