quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

>>> PERUAS EM BAIXA

Mercado de peruas compactas recuou 33% em 2010.
O mercado de peruas compactas levou um tombo em 2010. Após anotar crescimento nos últimos anos, o setor fechou 2010 com uma queda de cerca de 30% em relação a 2009. Ao analisar os dados de emplacamento divulgados mensalmente pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), notamos que no acumulado de janeiro a novembro de 2010, 55.526 peruas foram vendidas, ou 28.260 unidades a menos que o volume absorvido pelo mercado nacional no mesmo período do ano de 2009. Ou seja, uma retração de 33%.


Em 2009, o volume total de peruas comercializadas foi de 91.885 unidades e a média mensal de vendas do setor foi de 7.616 unidades, ante 5.047, em 2010. Em 2008, 83.105 peruas foram vendidas no varejo, enquanto que em 2007, o volume total de emplacamentos do segmento foi de 79.781 unidades, ou 20,6% a mais que o ano anterior, quando 66.141 veículos deixaram as lojas. Antes de 2006, a análise da Fenabrave não era feita por segmento. Portanto, não há como quantificar a evolução das peruas na primeira metade da década. E as possíveis causas para a queda no desempenho de vendas do segmento neste ano são a falta de renovação dos modelos e o avanço de concorrentes de outros nichos, como o de monovolumes compactos, principalmente.


Mas o recuo do setor em 2010 não ameaçou a liderança da Fiat neste mercado. O Palio Weekend segue reinando no topo do ranking das peruas mais vendidas, posição esta que mantém firme desde o início da década. A perua Fiat anotou, de janeiro a novembro do ano passado, 28.885 unidades entregues, ou praticamente o dobro do volume registrado pelo segundo colocado, o SpaceFox (14.778 veículos). Vale lembrar que a perua da VW passou por uma reestilização e foi acompanhada por uma massiva campanha de marketing.


Na terceira colocação do ranking está a veterana Parati, que mesmo sendo comercializada somente para frotistas ou sob encomenda, acumulou 6.555 unidades comercializadas, seguida de perto pelo Peugeot 207 SW, com 4.938 veículos entregues.

Peruas Médias

O mercado de peruas médias vem sofrendo retração acentuada desde 2009, quando o volume anual despencou de 9.641 unidades, em 2008, para 4.498. O ápice ocorreu em 2007, quando o segmento atingiu 15.760 unidades vendidas, anotando um crescimento de 74,6% em relação a 2006 (9.024 veículos), ano em que o setor era dominado por, praticamente, um único modelo: a Fielder, a versão familiar do sedã Corolla, da Toyota.


No ano seguinte, com o encerramento da produção do Fiat Marea Weekend, e a chegada dos franceses Renault Megane Gran Tour e Peugeot 307 SW, o mercado de médios familiares ganhou novo fôlego. Porém, em 2008, já com a liderança nas mãos do Megane, o segmento entrou em declínio acentuado. Em 2010, este mercado acumulou entre janeiro e novembro 3.856 emplacamentos, tendo a perua Renault no topo da lista dos modelos mais vendidos, com 2.463 entregas, seguido pelos VW Jetta Variant (1.030) e Passat Variant (328).

* Redação/Carsale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário