terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

>>> SENHOR DE RESPEITO

Scania-Vabis L75: um senhor de respeito!
A Scania chegou ao Brasil em 1957 e, até maio de 1960, a produção dos caminhões era dividida em duas etapas. A fábrica da montadora no bairro Ipiranga, em São Paulo (SP), produzia os motores a diesel. A montagem dos chassis, porém, cabia à paulistana Vemag, instalada no mesmo bairro. Atendendo a uma exigência do governo federal da época, a Scania assumiu em junho de 1960 a produção completa dos veículos, que passaram a ser fabricados com peças em sua maioria nacionais. O primeiro lote dos 30 primeiros Scania-Vabis L75 totalmente brasileiros começou a povoar as estradas ainda naquele ano.


Mesmo meio século depois, ainda é possível encontrar pelo menos um deles em atividade: em um ótimo estado de conservação, um Scania-Vabis L 75 roda pelas estradas da região da Serra Gaúcha e pertence ao médico-veterinário Flávio Luiz Wender, de Canela (RS). “Comprei o caminhão em 1998, sou seu terceiro dono. Os primeiros foram os irmãos Miotto, de São Marcos (RS). Eles vieram buscar o caminhão em São Paulo e passaram o Natal de 1960 viajando, quando voltavam para casa”, conta.


Funcionário da secretaria estadual de agricultura e pecuária, Wender fazia uma blitz sanitária na estrada entre Gramado e Canela quando encontrou o veículo dos seus sonhos pela primeira vez. “Quando vi o caminhão, pedi ao guarda que o abordasse. Fiz uma oferta ao motorista, mas o proprietário disse que não tinha interesse. Mesmo assim, entreguei meu cartão. Alguns anos depois, ele me ligou”, conta o veterinário, que cresceu em um posto de gasolina admirando outros L 75 e, por isso, sempre teve o desejo de comprar um deles.

Na época, Wender pagou R$ 12 mil pelo veículo, que estava em péssimas condições de conservação. “Os seis pneus eram diferentes uns dos outros, a quarta marcha não funcionava, o tanque estava amassado e as molas precisavam ser trocadas”, conta. Por isso, o caminhão foi restaurado aos poucos. Ao todo, Wender gastou R$ 30 mil com os reparos, que ainda não terminaram. “De sábado ou domingo, se não estou de plantão ou na minha fazenda, passo o dia inteiro lidando com ele”, afirma.


O caminhão viaja até hoje, fazendo o transporte de madeira, sal mineral, ração, milho e outros insumos até a fazenda da família, localizada em São Francisco de Paula (RS). Por onde passa, o Scania-Vabis L 75 chama a atenção. “Aqui na cidade todo mundo o conhece. Na estrada, as pessoas pedem para tirar fotos com ele”, conta.

* Redação/Blog Scania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário