terça-feira, 17 de maio de 2011

>>> CAPTIVA GOOGLE

Google terá Curitiba em 360 graus
Um chevrolet Captiva todo colorido, com um sistema formado por 15 câmeras fotográficas instalado no teto, circulava ontem pelas ruas centrais de Curitiba. A partir dessa “engenhoca” a cidade será toda mapeada para o Google Street View – recurso que exibe mapas em 360 graus de várias localidades lançado pelo site em 2007 e que finalmente chega à capital paranaense.


A captura das imagens começou nesta semana, mas o Google não informa quanto tempo vai demorar nem quantos carros estão na cidade. Por meio de sua assessoria de im­prensa, a empresa também não confirmou quando as imagens de Curitiba entram na rede. Informou que isso pode acontecer aos poucos, por regiões. O Street View é um serviço adicional do Google Maps, que possui um conjunto de mapas de todas as cidades e ruas do mundo.

O projeto também está mapeando outras capitais e atualizando as fotos de São Paulo. A proposta do Google é, até 2014, oferecer o serviço em todas as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo. Desde outubro do ano passado, 51 cidades brasileiras estão mapeadas – São Paulo e Rio de Janeiro, com suas regiões metropolitanas, e algumas cidades históricas de Minas Gerais, como Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina e Ouro Preto, além da capital Belo Horizonte.

Frota

Ao todo, 82 carros estão no Brasil fazendo o serviço de captura das imagens – os modelos Fiat Stilo foram substituídos recentemente por SUVs Captiva, da Chevrolet. Cada um deles têm 15 câmeras (anteriormente eram nove), segundo explica uma nota publicada no blog do Google. O texto ainda sugere: “Se você vir um carro com um logotipo do Google Street View passando perto de você, acene e sorria!”

Isso não significa, no entanto, que alguém vá aparecer sorrindo nos mapas. Na captura de imagens de ruas movimentadas, nas quais aparecem muitas pessoas, o Google utiliza um software que borra os rostos e as placas dos carros automaticamente, para evitar que elas sejam identificadas e, segundo a empresa, garantir a privacidade das pessoas. Caso alguém se identifique, pode entrar em contato com a empresa e pedir a remoção da imagem.

As máquinas fotográficas instaladas nos carros captam imagens do horizonte e do céu, fornecendo uma imagem de 360 graus na horizontal e 280 graus na vertical. Ao fotografar as ruas, um GPS marca as imagens para que o computador identifique onde é o local.

* Cinthia Scheffer/Jornal Gazeta do Povo.

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