quinta-feira, 6 de outubro de 2011

>>> LANÇAMENTO FRANCÊS

Renault apresenta oficialmente o modelo Duster para o mercado nacional. Dirigibilidade, nível de equipamentos e preço são os 'trunfos' do SUV.
A vida do Ford EcoSport promete mudar - e para pior. A Renault apresentou na última terça-feira, em Foz do Iguaçu (PR) o Duster, utilitário esportivo que chega com boas qualidades para conquistar o consumidor, a começar pelo preço inicial de R$ 50,9 mil. O modelo chega às concessionárias nesta semana e o objetivo da marca é vender aproximadamente 2.500 unidades por mês, o que ajudaria elevar a participação de mercado da marca francesa para 6,7% até o fim deste ano - atualmente, a Renault possui 6,1% e pretende atingir os 8% até 2016.


O Duster, que há algum tempo já ensaia seu desembarque no Brasil, será produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) e terá índice de nacionalidade de 67% (são 774 peças diferentes em relação ao modelo comercializado na Europa), com expectativa de atingir os 75% em pouco tempo. Ele terá seis versões de acabamento, duas de motor (1.6 16V e 2.0 16V, ambas bicombustível), três de transmissão (manual de cinco ou seis velocidades e automática de quatro marchas) e duas de tração (4x2 e 4x4).

Interior

O Duster atende bem aos que procuram espaço. São 4,31 m de comprimento, 2,67 m de distância entre os eixos, 1,82 m de largura e 1,69 de altura - medidas que o colocam em pé de igualdade com o Hyundai Tucson e alguns centímetros à frente do Ecosport. Os ocupantes que viajam no banco de trás não encontram problemas com as pernas ou a cabeça. Com portas grandes, o acesso também é feito sem dificuldades. O porta-malas, na versão 4x2 é de 475 litros.


O acabamento não salta aos olhos - principalmente pela quantidade de peças plásticas duras não agradáveis ao toque. Destaque positivo somente para os detalhes em cromado, cinza e ‘black piano'. O painel de instrumentos também é simplório e segue a linha dos ‘irmãos' Sandero e Logan.

Equipamentos

Em termos de equipamentos de série, a versão de entrada do Duster oferece direção hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, trava elétrica e ajuste de altura do volante. Já a versão Dynamique vem bem mais ‘recheada': rodas de liga leve de 16 polegadas, freios com ABS (antitravamento), airbag duplo, bancos revestidos em couro, entre outros ‘mimos'. Falta, no entanto, um ajuste de profundidade da coluna de direção, o que ajudaria, e muito, a encontrar a melhor posição ao volante.


Design

O design do Duster não é de arrebatar corações, mas não passa desapercebido. A dianteira traz ampla grade frontal cromada (três barras) e os faróis são grandes. Na lateral, destaque para as amplas caixas de rodas e para a linha de cintura baixa - não há vincos marcantes ou frisos. A traseira tem faróis pequenos e um amplo aplique cromado no centro da tampa do porta-malas.


Apesar de chegar com um certo atraso ao mercado brasileiro, o Duster tem tudo para emplacar. Tem excelente preço, bom nível de acabamento de série e desempenho que agrada. Agora é esperar e ver o que a Ford guarda com o novo Ecosport, que chega somente em 2012.


Preço:
Duster 1.6 16V (manual de 5 marchas) - R$ 50,9 mil
Duster Expression 1.6 16V (manual de 5 marchas) - R$ 53,2 mil
Duster Dynamique 1.6 16V (manual de 5 marchas) - R$ 56,9 mil
Duster Dynamique 2.016V (manual de 6 marchas) - R$ 60,6 mil
Duster Dynamique 2.0 16V Automático - R$ 64,6 mil
Duster Dynamique 2.0 16V 4x4 (manual de 6 marchas) - R$ 64,6 mil

* Redação/Portal G1.

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