FH Time Machine celebra 85 anos da Volvo Caminhões
A linha FH é a mais vendida da Volvo Caminhões no Brasil. Em 2012, o modelo vendeu mais de seis mil unidades e, neste ano, já passa dos 2.150 emplacamentos. Com esses números, nada mais justo que o modelo fosse o escolhido como base para a série comemorativa Time Machine – máquina do tempo, em português –, que celebra os 85 anos de existência da fabricante sueca, que chegou ao Brasil em 1978 e esse ano irá completar 35 anos no país. A edição especial é limitada a 85 unidades no mercado nacional e é recheada de itens tecnológicos e de conforto.
Esteticamente, o exterior da “máquina do tempo” se diferencia do restante da linha FH por alguns detalhes como os adesivos estilizados nas laterais, o emblema da série especial e os defletores. O interior da cabine conta com detalhes como bancos de couro e descansos para os braços bordados com elementos em laranja. Os revestimentos interiores das portas também são em couro, bem como o volante e as alças de acesso ao habitáculo.
Entre os itens de conforto, está o banco do motorista com diversas opções de regulagem, com memória para três posições, ajustes elétricos de distância, aquecimento e ventilação, além de ajuste pneumático e lombar. Estão presentes também os básicos ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos, além de geladeira, mesa e cofre. O volante apresenta comandos para o rádio, com CD/MP3/USB/Bluetooth.
Por se tratar de uma série limitada, não dá para afirmar que o Time Machine é o topo da gama. Porém, o caminhão oferece, de fábrica, todos os itens vendidos como opcionais e encontrados na versão mais equipada da linha FH. Estão no “pacote” o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, que mede a distância do veículo à frente através de um radar, e um sistema que monitora as faixas de rolamento e avisa ao motorista quando o caminhão muda de faixa sem a indicação com as setas. Há, ainda, detector de fadiga do motorista, sensor de ponto cego, airbags, freios ABS e rodas de alumínio.
O Volvo FH Time Machine será comercializado com as opções de motorização de 460 cv e 540 cv. Os propulsores vêm acoplados à caixa de câmbio automatizada I-Shift, de 12 velocidades. A transmissão oferece trocas automáticas ou manuais, que são realizadas através de botões. Um visor no painel de instrumentos mostra em que marcha o veículo está. Para frear o caminhão, o Volvo FH Time Machine um sistema de freio-motor com 500 cv de potência.
Evolução da Volvo
Quando a Volvo Trucks apresentou seu primeiro caminhão, em 1928, o transporte rodoviário de cargas era apenas uma alternativa a outros meios, como o ferroviário, o marítimo e até mesmo a cavalos. No entanto, ao longo desses 85 anos, a marca sueca viu os caminhões se tornarem a principal opção para a atividade, enquanto se consolidava entre as maiores fabricantes globais de extra-pesados. E hoje pode-se dizer que boa parte dos avanços aconteceram justamente por influência da fabricante, constantemente apontada com referência em tecnologia e segurança.
Volvo LV 1928 |
Os pequenos modelos dos primeiros anos, em nada se assemelham aos extra-pesados atuais – categoria que corresponde a 95% da produção da Volvo. Com sede em Gotemburgo, na Suécia, onde foi fundada, a Volvo Trucks – que controla ainda as marcas Renault Trucks, Mack Trucks and UD Trucks –, possui fábricas em 16 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Rússia, Índia e Austrália, e é comercializada em mais de 140 mercados. Também fazem parte do grupo outras marcas como a Eicher, na Índia, a SDLG, que fabrica maquinário para o setor de construção na China, e a Prevost, fabricante de ônibus atuante na América do Norte.
* Michael Figueredo/Auto Press.
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