Volvo celebra os 60 anos do modelo Duett, seu primeiro "dois em um"
Como o próprio nome sugere, o Volvo Duett foi projetado para ser dois carros em um: um utilitário e um station wagon. Construído com base no chassi 445 em 1953, o Duett foi o primeiro modelo da marca sueca com essa característica produzido em série. Marcante em sua época, e abrindo caminho para outras fabricantes colocarem nas ruas seus próprios modelos baseados na sua configuração, o primeiro Duett foi comprado por ninguém menos que o chefe da Volvo na época, Assar Gabrielsson.
Gabrielsson teve a idéia de transformar o 445 em uma perua, já que no início de 1952, a empresa tinha 1.500 chassis 445 não vendidos estocados do lado de fora da fábrica. "Vamos construir a nossa própria Volvo van!" foi a ordem de Gabrielsson.
O Engenheiro Erik Skoog e sua pequena equipe projetou um corpo versátil para o chassi 445, que foi igualmente adequado para o transporte de mercadorias ou pessoas. Menos de 15 meses depois, o primeiro 445 Duett veio à vida. O trabalho de desenvolvimento para o carro foi realizado na fábrica da Volvo em Olofström, onde as carrocerias foram fabricadas também. A montagem final teve lugar na planta Lundby Volvo, em Gotemburgo.
O Duett permitiu à Volvo oferecer vans comerciais com um pouco mais de luxo para a família, em vez do uso estritamente profissional. Em essência, era um carro de trabalho durante a semana e um carro de lazer para o fim de semana (qualquer semelhança com a Kombi talvez não fosse mera coincidência...).
O Duett foi fabricado até 1969, praticamente sem alterações, quando a Suécia introduziu nova legislação para testes de colisão. Percebendo que o veículo não passaria nos testes, a produção foi encerrada. O último modelo a sair da linha de montagem foi mantido pela Volvo e está atualmente em exibição no museu da empresa. No total, a Volvo construiu mais de 97 mil Duetts.
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