sexta-feira, 16 de agosto de 2013

>>> SINAL VERDE


Fim da Kombi dá sinal verde para Lifan trazer o modelo Foison para o Brasil até o fim do ano

A Lifan Motors do Brasil recebeu com entusiasmo a notícia que foi decisiva para os planos da marca: a Volkswagen oficializou o fim da Kombi. Embora triste para muitos, com a carismática perua VW fora do jogo, a montadora chinesa agora tem "sinal verde" para trazer ao Brasil o utilitário Foison, a "Kombi chinesa".
 

A importação do modelo é estudada desde que as primeiras notícias sobre o fim da Kombi saíram na imprensa brasileira. A proposta do Foison é simples: oferecer um custo/benefício incrível para tentar ocupar o lugar da cultuada van Volkswagen.
 
 
Em visita à fábrica da Lifan em Chongqing, na China, tivemos acesso detalhado aos planos da montadora. E o lançamento da Foison no Brasil está praticamente definido. O utilitário será montado em San José (Uruguai) em esquema de CKD, com kits semidesmontados trazidos da China. A fábrica uruguaia inclusive está pronta para começar a montar do modelo, que terá versões van, furgão e picape.
 
O visual da Foison está longe de ser carismático como o da Kombi, mas a van chinesa não está nem aí para isso. Seu design privilegia a simplicidade, o espaço interno e a facilidade de montagem. O motor, por exemplo, não fica debaixo do capô, mas sob o assento do motorista, conceito encontrado nos utilitários dos 90 — com Kia Besta e Asia Towner.
 

A Foison virá ao Brasil em configuração única e mais completa de equipamentos (FX). Serão de série ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e espelhos retrovisores elétricos, rádio, computador de bordo, airbags frontais, sistema ABS para os freios e rodas de aço de 14 polegadas.
 
 
Uma rápida volta na "Kombi chinesa" dentro das dependências da Lifan em Chongqing deixa como primeira impressão uma típica pequena van chinesa, que pode fazer sucesso no Brasil se tiver preço agressivo. O acabamento da cabine é simples, porém funcional e agradável. E o acesso é ótimo, com portas corrediças e vãos amplos. Devido ao baixo custo, o interior da Foison é basicamente coberto por plásticos duros e sem texturas. A montagem não é das melhores — ainda falta mais capricho, mas no geral o conjunto transmite robustez, que é essencial para o trabalho. Há alguns porta-objetos e a disposição dos comandos é intuitiva. O painel é o mesmo na picape e na van (furgão e passageiro).
 
 
O motorzinho 1.3 litro a gasolina produz cerca de 93 cv de potência, energia suficiente para empurrar o utilitário com algum vigor. Nas rápidas acelerações dentro da fábrica da Lifan, a Foison se mostrou esperta. O câmbio será sempre manual de cinco marchas em todas as Foison que virão para o Brasil. No rápido test drive, a transmissão não comprometeu, oferecendo bons engates — a manopla não "enroscou" nas trocas. Pelos dados de fábrica, a Foison com o motor 1.3 tem capacidade para carregar bons 800 kg de carga.
 
 
A Foison possui bom acesso à cabine na versão para passageiros, com três fileiras de bancos, pode levar até sete pessoas, mas os cintos são de dois pontos. Uma prova de que, assim como a Kombi, a Foison é um utilitário tosco (sem vaidades) é a plaquinha com o número do chassi pregada com rebites no próprio painel, próximo do para-brisa, logo à frente do volante.
 
 
Na agenda da Lifan, a picape Foison será a primeira a desembarcar em solo brasileiro. O modelo chega provavelmente em outubro, para disputar vendas com outras picapinhas chinesas dedicadas ao transporte de cargas nos grandes centros. A marca chinesa aposta que a restrição para veículos comerciais semi e pesados nos grandes centros urbanos vai seguir impulsionando as vendas deste segmento. Uma das maiores vantagens da Foison diante da concorrência será o motor 1.3 litro de 93 cv. Os rivais asiáticos vendidos por aqui são equipados com motor 1.0 litro.
 
 
Além da Foison, a Lifan pretende comercializar também a Seasion, van bem mais interessante. Oferece mais conforto a bordo, é mais bem equipada e também acelera bem. Mas é a última da lista de lançamentos da montadora. E deve custar em torno de R$ 42 mil, preço adivinhem de que modelo? Sim, da Volkswagen Kombi...

* Diogo de Oliveira/Portal R7.

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