segunda-feira, 30 de novembro de 2020

>>> VÍDEO DA SEMANA


 Coleção bem interessante do Museu Bill Richardson, na Nova Zelândia.

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domingo, 29 de novembro de 2020

>>> PEUGEOT LANDTREK


Nova pick-up Peugeot Landtrek é apresentada na América Latina

A nova Peugeot Landtrek representa mais um importante passo na estratégia de internacionalização da marca, que agora entra no segmento de pick-ups médias com capacidade de carga de 1 tonelada. A Peugeot Landtrek integra todos os elementos essenciais do segmento, como a confiabilidade, facilidade de manutenção, versatilidade, capacidade off-road e, claro, capacidade de carga e reboque.


Com um estilo robusto e dinâmico, supera as expectativa dos consumidores mais exigentes, oferecendo uma caçamba espaçosa, modularidade interna e conforto de rodagem similar ao de um SUV. A comercialização da nova Peugeot Landtrek se dará em duas etapas: a primeira já está começando no México, Equador, Peru, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Haiti e Chile. Em uma próxima fase, está previsto o seu lançamento em outros três mercados de alta relevância: Argentina, Brasil e Colômbia.


“A nova 
Peugeot Landtrek será mais um grande produto a integrar a nossa ofensiva no segmento de veículos utilitários. Ela chegará em um segundo momento ao Brasil e se posicionará com destaque num dos segmentos mais dinâmicos do mercado. Importante, reforçar, ainda, a relevância que o Groupe PSA atribui à América Latina com este lançamento”, comenta Ana Theresa Borsari, Country Manager Brasil da Peugeot, Citroën e DS.


A marca tem uma longa e legítima história dentro do segmento. Em 1938, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, a Peugeot oferecia em seu catálogo um veículo comercial com caçamba, derivado do Peugeot 202. A experiência se repetiu após a guerra, com o Peugeot 203, e seguiu com as versões com capota de lona dos Peugeot 403 e 404. Em 1979, com seu grande êxito comercial, o Peugeot 504 foi o primeiro automóvel da marca a contar com uma versão pick-up, com mais de 375.000 unidades vendidas em todos os continentes.


A Peugeot rodou com sua nova pick-up, no período de desenvolvimento, por mais de 2 milhões de quilômetros em uso extremo, nos mais variados tipos de terrenos e climas em países como Argentina, Brasil e México, a fim de garantir a máxima resistência e perfeita adaptação às condições locais.


As exigências da marca levaram a um desenho robusto para que a nova Peugeot Landtrek seja, sim, uma ferramenta de trabalho funcional e confiável, mas também capaz de oferecer prazer ao dirigir nas atividades cotidianas.


A confiabilidade, qualidade, robustez e conforto da nova Peugeot Landtrek serão colocados à prova ao longo de uma viagem de 26.000 quilômetros, durante 50 dias, que começou no dia 25 de novembro, no México, e cruzará o continente. Três Peugeot Landtrek sairão de Los Cabos para atravessar o México, antes de chegar ao Equador e seguir a rota até a cidade de Ushuaia, a Terra do Fogo, na Argentina.

* Press Release/Grupo PSA.

>>> MINI VISION URBANAUT


MINI apresenta a minivan futurista Vision Urbanaut

A MINI apresentou recentemente seu novo veículo conceito, o Vision Urbanaut, que aponta um possível caminho a seguir em plena era digital. Projetado de dentro para fora, o Vision Urbanaut é uma minivan futurística que apresenta uma única porta deslizante com um mecanismo giratório de última geração, permitindo que seja relativamente compacto.


Assim que a porta é aberta, revela-se um interior de quatro lugares com bancos dianteiros que podem girar para ficar de frente para o banco traseiro. Embora isso não seja muito incomum, o carro tem recursos especiais para quando está estacionado.

Em particular, o painel abaixa e o assento do motorista se transforma em um sofá-cama confortável. O pára-brisa também pode ser aberto para cima para "criar uma espécie de varanda de rua".


Há também um "Canto Acolhedor", que apresenta um banco traseiro elegante com um "Loop" iluminado. Ele também tem uma mesa e uma planta, o que faz com que o Vision Urbanaut pareça mais uma sala de estar do que um automóvel.

O design exclusivo é visível em outros lugares, pois os botões e interruptores foram eliminados. O modelo também possui um display circular que é posicionado no meio do conceito, pois é onde os passageiros “se encontram”.


Por falar em aparelhagem, o conceito demonstra o funcionamento do chamado “MINI Token”, modalidades do sistema de entretenimento, nos moldes dos populares assistentes virtuais. Ele fornece acesso a três MINI Moments que são chamados de Chill, Wanderlust e Vibe.

A MINI diz que o modo Chill “convida você a tomar fôlego e fazer uma pausa no aqui e agora” enquanto o “carro se torna uma espécie de retiro, um paraíso onde você pode relaxar - ou trabalhar com concentração total - durante uma viagem”. O modo Vibe é projetado para festas, enquanto o modo Wanderlust é para quando o veículo está sendo dirigido. A empresa também prevê outros MINI Moments, como um ambiente personalizável onde as pessoas podem definir a iluminação ambiente desejada, música e escolha de fragrância.


Por fora, o Vision Urbanaut mostra uma nova cara para a MINI, pois possui faróis 'ocultos' que só são visíveis quando estão ligados. Esse não é o único truque, pois eles podem exibir gráficos multicoloridos para se comunicar com o mundo exterior.

Visto que o Vision Urbanaut é um veículo elétrico , ele adota uma grade fechada que serve como um "painel de inteligência para direção automatizada". O modelo também apresenta uma pequena estufa, desbotamento gradiente e lanternas traseiras elegantes.


Os projetistas também instalaram “rodas de skate iluminadas” que mudam de aparência de acordo com o MINI Moment selecionado. Outro toque interessante são os encantos que são anunciados como lembretes de lugares viajados ou eventos frequentados. Os encantos são apresentados atrás de um vidro e isso imita o efeito de uma vitrine.

Como parte do foco ecológico do conceito, o modelo evita o couro e o cromo por materiais mais sustentáveis. Como resultado, há tecidos de malha, bem como cortiça no volante e no chão.


Como você deve ter adivinhado, o Vision Urbanaut foi projetado para ser dirigido de forma autônoma. No entanto, um toque rápido no logotipo do MINI acionará um volante e pedais para permitir que as pessoas dirijam. Além disso, uma tela minimalista também aparece no painel para fornecer informações. No entanto, dirigir é em grande parte uma reflexão tardia, pois o Vision Urbanaut é essencialmente um ponto de encontro que pode se locomover quando necessário.

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sexta-feira, 20 de novembro de 2020

>>> LINHA DE ELÉTRICOS


Volvo anuncia linha completa de caminhões elétricos na Europa em 2021

A Volvo Trucks anunciou o início dos testes de campo com os caminhões elétricos pesados em operações de transporte regional e construção urbana na Europa. Os veículos têm PBT de 44 toneladas e, conforme a configuração de baterias, a autonomia pode chegar a 300 km. As vendas começarão já próximo ano, com produção em série em 2022. 


“Ao ampliar rapidamente nossa oferta de caminhões pesados elétricos, queremos ajudar nossos clientes e seus embarcadores a alcançarem seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade. Estamos determinados a continuar direcionando nossa indústria rumo a um futuro sustentável”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

A Volvo Trucks iniciou a produção dos modelos Volvo FL Electric e Volvo FE Electric em 2019. São caminhões elétricos semipesados, já disponíveis na Europa para operações de distribuição urbana e transporte de resíduos sólidos. Na América do Norte, as vendas do Volvo VNR Electric, um caminhão para transporte regional, terão início agora em dezembro de 2020. Na América Latina, ainda não há um plano com datas para a introdução de caminhões elétricos.

Período de transição

Veículos elétricos para operações pesadas, de longa distância, serão ofertados em poucos anos. Serão caminhões elétricos com baterias e caminhões elétricos movidos com células de combustível a hidrogênio, com um alcance maior, que deverão estar à venda na segunda metade desta década. O objetivo da marca é que toda a sua gama de produtos esteja livre de combustíveis de origem fóssil até 2040.


“Para reduzir o impacto do transporte no clima precisamos fazer uma transição rápida dos combustíveis fósseis para alternativas como a eletricidade. Mas as condições para fazer esta mudança e o ritmo da transição variam bastante entre diferentes transportadores e mercados, dependendo de muitas variáveis, como incentivos financeiros, acesso a infraestrutura de carregamento e o tipo de operação de transporte", explica Alm. A maior parte das empresas de transporte vai efetuar a transição para a operação elétrica por fases. Na prática, muitas terão uma frota mista, com caminhões movidos por diferentes combustíveis durante algum tempo ainda.

Flexibilidade

“Os caminhões Volvo são projetados para grande flexibilidade da linha motriz. Nossos clientes poderão optar por versões diferentes de um mesmo modelo, com opções diesel, gás e elétrico. Em todas, o ambiente do condutor, a confiabilidade e a segurança atendem altos requisitos. Os motoristas se sentem rapidamente familiarizados para operar de forma segura e eficiente, independente do combustível utilizado”, diz Alm.


Para a Volvo Trucks, a transição para um transporte mais sustentável precisa ser gradual, para que os transportadores possam se adaptar. As soluções têm que ser livres de combustíveis fósseis e também permitir rentabilidade e produtividade às empresas de transporte.

“Nossa principal missão agora é facilitar a transição para veículos elétricos. Nossa estratégia passa por disponibilizar soluções amplas, que incluem o planejamento de rotas, veículos com especificação correta, estrutura de recarga, financiamento e serviços. A Volvo e seus concessionários têm um compromisso de longo prazo com nossos clientes. E agora isso será mais importante do que nunca”, finaliza Roger Alm.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

>>> RENAULT KIGER


Renault apresenta novo Kiger

A Renault apresentou na Índia o conceito Kiger. O modelo é basicamente a versão SUV do Kwid. Embora ainda esteja na fase conceitual, o carro terá 80% do seu design mantido em relação à versão de produção.


A plataforma é a CMFA+, versão estendida da CMFA do Kwid. Mas o utilitário pequeno promete ser bem maior: o comprimento ficará na faixa dos 4 metros. Perto dos 3,68 metros do subcompacto (e SUV no papel), parece gigante. O tamanho o deixa próximo da versão sem estepe do Ford EcoSport.


O desenho o aproxima dos demais carros indianos da Renault. Os faróis e as luzes de rodagem diurnas são de LED. A frente é dominada pelo símbolo gigantesco da marca. O perfil tem coluna e teto bicolor semelhantes aos do Kwid. As lanternas de LED têm formato de C.


Alguns pontos mudarão em relação ao Renault final. As luzes devem dar lugar a um conjunto mais tradicional. O neon e os detalhes verdes também vão se despedir, tal como as rodas e pneus futuristas. O para-choque traseiro dificilmente vai manter a saída de escapamento central.


É difícil cravar que o Kiger virá para o Brasil. A marca francesa afirma que o projeto é global. Ou seja, deve chegar a outros mercados emergentes. Porém, ficaria muito próximo do Sandero Stepway em preço e porte. Um posicionamento complicado. A não ser que o hatch aventureiro saísse de linha, algo que não deve acontecer na próxima geração, cuja chegada é prevista para 2021.


Já o motor será um novo (ou bem diferente) 1.0 tricilíndrico turbo. A potência deve ficar por volta dos 100 cv, porém a Renault não falou muito sobre ele no material de divulgação. Bem mais que o propulsor 1.0 aspirado do Kwid. Até nisso ele ficou mais parrudo. Quanto ao nome, a única coisa que encontramos é que Kiger é uma raça de cavalos mustang americana. Talvez seja uma brincadeira com Tiger.

* Julio Cabral/Auto Esporte.

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

terça-feira, 17 de novembro de 2020

>>> HILUX 2021


Toyota apresenta a Nova Hilux 2021

A Toyota apresenta a Nova Hilux 2021 com um design renovado, mais conforto e tecnologia, melhor desempenho e mais segurança. A picape líder de seu segmento produzida na fábrica de Zárate, na Argentina, e exportada para 23 mercados da América Latina e Caribe, chega à rede de concessionárias do Brasil a partir de 26 de novembro. Esta Nova Hilux é a continuação da história de sucesso de mais de quatro décadas que esta picape protagoniza, graças aos seus inegáveis valores de qualidade, durabilidade e confiabilidade.


Versátil, a Nova Hilux 2021 segue disponível nas mais diferentes configurações, desde a versão Chassi, de cabine simples, até a topo de linha SRX, de cabine dupla, na motorização diesel, todas 4×4; enquanto a motorização flex segue contando com as versões SR 4×2, SRV 4×2 e SRV 4×4.

O novo design da Hilux é mais moderno, com mudanças nos faróis dianteiros, grade e para-choques. Internamente, dentre as principais mudanças, está o equipamento de áudio, agora integrado ao painel de instrumentos. Todas as versões cabine dupla da Hilux estão equipadas com um sistema de áudio touchscreen de 8” com conectividade. 

Em relação à segurança, toda a linha Hilux 2021 está ainda mais equipada, com as versões Cabine Simples agora contendo controle eletrônico de estabilidade (VSC), assistente de subida (HAC), controle eletrônico de tração (A-TRC) e luz de frenagem emergencial automática. A grande novidade, porém, é o pacote de segurança ativa – Toyota Safety Sense – disponível na Hilux SRX, com sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de alerta de mudança de pista (LDA) e cruise control adaptativo (ACC).

Por sua vez, todas as versões da Hilux receberam melhorias destinadas a otimizar o conforto de condução. Em relação ao desempenho, o motor 2.8L diesel teve aumento de potência de 15% e agora rende 204 cv. As versões flex seguem com o eficiente propulsor 2.7L Dual VVT-i de 16V de 163 cv quando abastecido com etanol e 159 cv quando abastecido com gasolina.

Todas essas características são adicionadas aos já conhecidos benefícios do modelo, além de se destacar pela qualidade, confiabilidade e durabilidade características de um veículo Toyota.

DESIGN EXTERNO

As versões SRX, SRV, SR e Power Pack contam agora com um novo design dianteiro mais moderno, com alterações nos faróis, grades e para-choques, que juntos lhe conferem uma aparência ainda maior de força e robustez.

A Hilux SRX se destaca com os novos faróis bi-LED que conferem uma marca visual e tecnológica mais pronunciada. Na traseira, a versão topo de linha também passa a contar com lanternas em LED com novo grafismo. Já as rodas de liga leve das Hilux SRX e SRV possuem novo desenho com acabamento em preto, enquanto os pneus de liga leve são de dimensões 265/60R18, 18”. Nas versões SR e Power Pack, os pneus têm 265/65R17, 17”, no entanto, a Hilux SR possui rodas de liga leve, enquanto na Power Pack, são rodas em aço estampado. As outras versões possuem rodas em aço estampado de 17”, porém, com pneus 225/70R17.

O design lateral destaca a força e a elegância pela extensão dos para-lamas, que se mesclam perfeitamente com o restante do carro, por meio de um corte transversal, realçado na parte superior das portas. O resultado é o desencadeamento de uma linha dinâmica que vai da parte frontal para a traseira, integrando a caçamba ao restante do veículo.

O design traseiro completa o conjunto elegante e forte da dianteira e lateral. Destaque para o grafismo das lanternas verticais. As versões SR, SRV e SRX contam com a maçaneta de abertura da tampa cromada, onde também está localizada a câmera de ré. O para-choque foi projetado para melhorar a acessibilidade à caçamba, e segue sendo cromado nas versões SR, SRV e SRX.

O formato do teto possui dois vincos que ajudam a direcionar a passagem de ar para fora da área da caçamba, tornando o veículo mais estável.

DESIGN INTERNO

No seu interior, a Nova Hilux combina dinamismo e modernidade, integrando o sistema de áudio de forma mais fluida ao painel de instrumentos.

Na versão SRX, duas das caixas acústicas JBL se destacam no topo do painel de instrumentos, realçando a percepção de luxo e modernidade.


O novo design e combinação de cores dos mostradores do velocímetro e do taquímetro, onde o cinza, o preto e o branco agora predominam, ajudam a renovar a atmosfera interior da Hilux. 

Agora, a versão Power Pack também conta com display áudio com tela de 8” sensível ao toque, garantindo modernidade a uma gama maior de versões da picape.

CONFORTO AO DIRIGIR

Todas as versões da Hilux receberam melhorias destinadas a otimizar o conforto de condução. 

Nas versões cabine dupla, isso foi possível por meio de um novo design de suspensão focado nos amortecedores e molas. A versão SRX, por sua vez, possui novos amortecedores de maior diâmetro (+6,7% em comparação com a anterior) com uma afinação especialmente orientada para o conforto. 

Em todas as versões foram adicionadas buchas com novo design na junção das molas com o chassi e foram adicionados novos suportes de cabine, que proporcionam maior rigidez lateral e também reduzem o nível de vibrações transmitidas à cabine.

Todas essas melhorias permitem uma melhor absorção das vibrações geradas pelas irregularidades da estrada e, consequentemente, maior conforto a bordo.

EQUIPAMENTOS

Para superar as expectativas dos clientes, a Hilux SRX conta agora com bancos dianteiros com sistema de ventilação, o que contribui muito para o conforto em locais de clima quente.

As versões SRX e SRV incorporam sensores de estacionamento dianteiros e traseiros que facilitam as manobras em espaços confinados e contribuem para a segurança.


O já completo computador de bordo com tela de 4,2” (versões SRX, SRV e SR) possui duas funções adicionais: o indicador digital de velocidade e o indicador de posição das rodas dianteiras. Esta última função exibe uma referência de qual é a posição das rodas dianteiras com três ângulos diferentes.

Todas as versões cabine dupla da Nova Hilux 2021 possuem agora mais conectividade. Os ocupantes das versões SRX, SRV e SR, diesel e flex, que já usufruíam de um sistema multimídia com tela de 8” sensível ao toque com sistema de navegação (GPS) integrado, TV Digital (últimos dois itens somente disponíveis para as versões SRX e SRV), rádio MP3, câmera de ré, entrada USB e conexão Bluetooth®, passam a contar também com conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto® e Apple CarPlay®.

A versão Standard Power Pack está equipada com display áudio com tela de 8” sensível ao toque com rádio com MP3, entrada USB, conexão Bluetooth® e também conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto® e Apple CarPlay®.

Por sua vez, a versão SRX possui um sistema de áudio JBL® premium com seis alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer, trazendo ainda mais requinte ao modelo.

MOTOR E TRANSMISSÃO

Os modelos da linha 2021 da Hilux seguem equipados com motores diesel e flex. No entanto, a grande novidade é o aumento de 15% de potência do propulsor 2.8L 16V diesel, que passa agora a gerar 204 cv. Além disso, o torque para os modelos dotados de transmissão automática de seis velocidades sequencial também cresceu 11%, gerando agora 50,9 kgfm a 2.800 rpm. As Hilux equipadas com câmbio manual de seis velocidades (Chassi, Cabine Simples e Standard Power Pack) mantêm o torque de 42,8 kgfm a 3.400 giros.


Esse novo patamar de desempenho foi possível com a incorporação de um turbo maior, no qual as pás da turbina estão 25% maiores. Outra melhoria de desempenho foi a incorporação de uma válvula solenoide na direção, que contribui para um andar mais suave em baixa velocidade e que vai enrijecendo conforme aumenta-se a velocidade.

Os engenheiros da Toyota ainda aprimoraram a eficiência térmica e o nível de resfriamento do propulsor 2.8L com redução no atrito entre os materiais. 

As transmissões para os modelos diesel são automática de seis velocidades sequencial para as versões SRX, SRV e SR e manual de seis velocidades para as versões Standard Power Pack, Cabine Simples e Cabine Chassi.

As versões flexfuel trazem o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, especialmente projetado para o mercado brasileiro. O grande diferencial é a tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente. As versões flex da picape média apresentam 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. 


São três versões dotadas de transmissão automática de seis velocidades sequencial: SRV 4×4, SRV 4×2 e SR 4×2.

As versões diesel SRX, SRV e SR e a versão SRV 4×4 flex da nova Hilux apresentam diferencial de deslizamento limitado eletronicamente (LSD automático). Quando este sistema é ativado, o freio é aplicado à roda com a menor aderência – sem limitar o rendimento de potência do motor – transferindo a força de tração para a roda com a maior aderência.

Todas essas características são adicionadas aos já conhecidos benefícios do modelo, que se destaca pela qualidade, confiabilidade e durabilidade características de um veículo Toyota.

SEGURANÇA

Um dos principais pilares da Toyota segue como destaque na Nova Hilux 2021. Seguindo a tradição da marca de manter máxima atenção com a segurança de seus clientes, a picape média chega para manter-se entre os veículos com mais equipamentos de segurança do País.

Isso quer dizer que desde a versão cabine simples, voltada para o trabalho, a Hilux já vem dotada de dois airbags frontais e um de joelho para o motorista, bloqueio do diferencial traseiro (com acionamento elétrico), freios ABS e sistema auxiliar EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) nas quatro rodas, cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensionador e limitador de força para o condutor e passageiro.

Além disso, a partir da linha 2021, todo o portfólio passa a contar também com assistente de subida (HAC), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (A-TRC) e luz de frenagem emergencial automática.

Nas versões cabine dupla, tanto diesel quanto flex, a Hilux ainda conta com mais quatro airbags, dois laterais e dois de cortina, sistema universal ISOFIX® para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro e assistente de reboque.

Outra novidade são os sensores de estacionamento dianteiros (2) e traseiros (4) disponíveis nas versões diesel SRX e SRV e flex SRV 4×4 e SRV 4×2. Essas versões ainda contam com sistema auxiliar BAS de assistência em frenagem de emergência nas quatro rodas. As Hilux diesel SRX, SRV e SR também possuem Assistente de Descida (DAC).


No entanto, a maior estrela da Toyota nesse quesito é o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível para a Hilux SRX. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.

As tecnologias incluídas nesse pacote são:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)*

O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA)*

Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. 

Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detecta que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista. No caso da Hilux, o sistema ainda ajuda na correção de rota aplicando os freios nas rodas do lado em que se deseja regressar para retomar a rota correta de condução.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)*

O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

*Os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não substituí-lo. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois este sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada devido a fatores externos, não sendo a Toyota responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.

ACESSÓRIOS

Desde a renovação da Hilux, também foi definida uma nova e completa linha de acessórios que leva em consideração as preferências e condições de uso de cada perfil de cliente. A nova linha contempla a oferta de acessórios estéticos que permitem a customização das unidades, bem como acessórios funcionais que se adaptam às necessidades de quem utiliza seus veículos seja para trabalho ou para o lazer. 


Na fase de desenvolvimento de cada um dos acessórios, foram realizados diferentes processos de design e rigorosos estudos de resistência e durabilidade, que, em seu conjunto, resultaram em produtos da mais alta qualidade. 

Todos os acessórios genuínos são desenvolvidos pela engenharia global da Toyota exclusivos para a Hilux, de acordo com as rígidas regras da marca que garantem o alto nível de qualidade, durabilidade e confiabilidade Toyota.

Alguns acessórios que já podem ser encontrados e instalados nas concessionárias da marca são a capota marítima de lona, a sobrecapa do para-choque e o santantonio cromado.

CORES

As cores disponíveis para a Nova Hilux são: Vermelho Metálico, Preto Mica, Prata Metálico, Super Branco e Branco Perolizado (SRX). 

* Press Release/Toyota do Brasil.

>>> DELIVERY 4X4


Volkswagen Delivery 11.180 4x4 chega ao mercado brasileiro

O Delivery 11.180 4x4, único caminhão leve com tração integral do país, acaba de chegar ao mercado. Apresentado na Fenatran 2019, o veículo é resultado de dois anos de desenvolvimento pelo time da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, e completa o portfólio de soluções inovadoras da família Delivery, sucesso de vendas no país nos segmentos de 3,5 a 13 toneladas de Peso Bruto Total. A produção em linha do modelo foi iniciada em outubro. Agora, o 4x4 chegará às cerca de 150 concessionárias da marca distribuídas por todo o Brasil. “A Volkswagen Caminhões e Ônibus está sempre atenta às demandas do transportador nacional, o que nos permite apresentar soluções sob medida aos nossos clientes. O Delivery 11.180 4x4 é um grande exemplo disso. Trata-se de um veículo que não tem concorrentes diretos no mercado de caminhões e que oferece muito mais robustez e capacidade de carga que as picapes que atualmente realizam operações para as quais desenvolvemos este novo produto. 



Seja no asfalto ou fora dele, garantimos a melhor performance”, afirma Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O projeto do eixo trativo dianteiro do Delivery 11.180 4x4 foi desenvolvido com exclusividade para a marca, em uma parceria com a Dana. A tração 4x4 se dá por meio do uso de uma caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade, o que confere ao veículo um desempenho otimizado em qualquer aclive. As características off-road são evidenciadas por vários aspectos, como a altura em relação ao solo de 196mm, superior à da versão 4x2, tornando o caminhão ideal para encarar terrenos irregulares, sem comprometer a facilidade de carga e descarga e o acesso à cabine – que ganhou um degrau adicional. Seus ângulos de entrada e saída são, respectivamente, de 30° e aproximadamente 40°, contra 20° e 28° do modelo 4x2. Seja qual for o cenário, o novo Delivery 11.180 4x4 é capaz de encarar. 

Este lançamento Volkswagen foi desenvolvido para permitir o uso do veículo em qualquer aplicação e traz de série pneus de uso misto específicos (235/75 R17.5) para operações com tração integral. O Delivery 4x4 se beneficia, ainda, das mesmas vantagens de sua versão 4x2, como a maior capacidade de carga da categoria. A agilidade em qualquer operação se garante com 175 cavalos de potência e torque máximo de 600 Nm, em uma ampla faixa de rotações. O veículo está disponível com distância entre-eixos de 4.000 mm e plataforma de carga com 4.500mm de comprimento, o que possibilita a adequação a diversos tipos de implementos. Como garantia de robustez, as suspensões foram reforçadas, o que inclui o uso de molas trapezoidais na parte traseira. 


Outra inovação do projeto é a inclusão da função roda livre na tração dianteira. Por meio do acionamento de um mecanismo simples, com o veículo parado, o condutor pode desconectar as rodas dianteiras do sistema de tração, fazendo com que o Delivery se torne um 4x2 convencional, nas ocasiões em que a tração integral não se faz necessária. Na prática, isso se traduz no comportamento ideal do caminhão na estrada ou fora dela, além de proporcionar a redução de ruído, um menor desgaste de componentes e a redução do consumo de combustível. No exterior e no interior, o veículo traz vários detalhes que o distinguem da versão 4x2, como o badge 4x4 nas portas e nos bancos – pneumáticos, gerando mais conforto na condução –, que possuem costura verde e têm revestimento em courino, material que facilita a limpeza interna. 


O Delivery 11.180 pode ganhar um visual ainda mais “invocado”, com o Show Car Package, um kit de peças desenvolvidas pela VW Caminhões e Ônibus, que pode ser instalado no BMB, o centro de customizações exclusivo da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Mais do que o apelo estético, os itens – como guincho elétrico, quebra-mato, kit de luzes e farol de milha – são úteis para o dia a dia na operação do veículo, a depender do local e da atividade realizada. Como ocorre em todos os projetos da Volkswagen Caminhões e Ônibus, clientes de diferentes segmentos participaram ativamente do desenvolvimento do novo Delivery 4x4. É o que garante o desempenho ideal do veículo para as diversas aplicações, em ambientes como fazendas e, especialmente, no segmento eletricitário, além de carro de apoio para mineração, construção civil e agronegócio.

* Press Release/Grupo VWCO.

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

>>> VÍDEO DA SEMANA

 


Programa Top Gear das Filipinas realizando uma volta rápida no gigante russo Ural 4320.

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>>> SUZUKI SWACE 2021


Suzuki apresenta o modelo 2021 do station wagon Swace

A Suzuki divulgou os detalhes de preços do novo Swace, a versão rebatizada do Toyota Corolla Touring Sports da empresa, antes de seu lançamento iminente no mercado do Reino Unido. 


Vendido exclusivamente com um trem de força híbrido, o novo Suzuki Swace será oferecido em dois níveis de acabamento, SZ-T e SZ5, com preços a partir de £ 27.499 (quase R$ 200.000 numa conversão rápida). Isso é £ 1.149 a mais do que o Toyota Corolla Touring Sports básico, que é essencialmente o mesmo carro.


Pelo dinheiro, você obtém o Swace SZ-T básico que possui rodas de liga leve de 16 polegadas, sete airbags, ar-condicionado de zona dupla, um sistema de infoentretenimento de oito polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, bancos dianteiros aquecidos, entre outros.


Já a versão SZ5 adiciona algumas comodidades, como travamento inteligente de porta, assistência de estacionamento simples e inteligente, sensores de distância de estacionamento dianteiro e traseiro, monitor de ponto cego, alerta de tráfego traseiro e um console central com carregamento sem fio.


Os clientes poderão escolher entre sete cores diferentes para o novo Swace: White Pearl Crystal Shine, Super White, Precious Silver, Black Mica, Dark Blue Mica, Phantom Brown Metallic e Oxide Bronze Metallic.


Por se tratar de um legítimo station wagon, é importante notar que ele possui 596 litros de capacidade de bagagem, que pode ser aumentada para 1.606 litros com os bancos da segunda fila totalmente rebatidos. A próprio bagageiro possui um piso móvel que esconde um compartimento extra por baixo.


A potência vem do conhecido trem de força híbrido de 1.8 litros da Toyota que produz 120 cv (122 PS) combinados e apresenta um motor elétrico de 71 cv e uma bateria de 3,6 kWh. Segundo o fabricante, as emissões de CO2 são avaliadas em até 99 g / km, enquanto a economia de combustível combinada é de 64,2 mpg.


O Swace é o segundo modelo fornecido à Suzuki pela Toyota após o lançamento do Across, SUV baseado em RAV4 , como parte da parceria estratégica das duas montadoras.

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>>> PORSCHE VISION RENNDIENST


Porsche mostra van elétrica baseada na Kombi

Às vezes, há coisas que você não sabia que gostaria de ter, até você vê-la. Pois provavelmente aqui está uma delas. Embora a ideia de uma van da Porsche possa parecer algo inconcebível, o protótipo Vision Renndienst é no mínimo interessante.


Criada em 2018 e nunca revelada, a Vision Renndienst é uma espécie de “van espacial” que teve as linhas inspiradas sabem onde? Na velha Volkswagen Kombi, mais especificamente em uma unidade que a Porsche utilizava décadas atrás.

Mas é claro que nas mãos da Porsche nossa velha senhora mudou radicalmente. Em vez do formato de tijolo, as linhas da Vision são aerodinâmicas, sem cantos vivos. Além disso, vista de lado ela ostenta saias laterais nunca antes na história da Alemanha utilizadas em uma van. No entanto, pode-se dizer que o vermelho da carroceria é exatamente o mesmo. Da mesma forma, ambas têm quatro rodas.


Os faróis são formados por quatro pontos minúsculos. E os mais atentos vão notar que essa característica de iluminação está sendo empregada pela fabricante em seus carros atuais. Todos têm faróis de LEDs formados por quatro pontos de luz.

A frente fechada denota a motorização elétrica, que não precisa de ventilação. Mas nisso ela apenas se iguala à Kombi, que não tinha motor a eletricidade, mas igualmente não precisava de ventilação frontal. A dianteira, porém, é bem inclinada. Essa característica provavelmente salvaria o motorista no caso de uma colisão frontal mais severa. No caso da Kombi…

Os designers também optaram por belas rodas de liga leve de cinco raios e forma de treliça. Ainda que você não tenha se convencido de que precisa dessa van, duvidamos que não queira rodas assim em seu carro, seja ele qual for.


A traseira é caracterizada por uma estreita lanterna que vai de lado a lado. Essa, aliás, é mais uma antecipação do que viria a ser uma tendência na Porsche e em outras marcas.

A Porsche não revelou imagens da cabine. Como demorou dois anos para mostrar as fotos do exterior, quem sabe o interior apareça em 2022. Mas o banco do motorista da Vision Renndienst fica em posição central, e o restante é modular. Isso significa que os assentos podem ser rearranjados. São cinco lugares.


Como a van é elétrica e todo o sistema de baterias fica sob o assoalho, a fabricante informa que os passageiros dispõem de muito espaço.

Embora o projeto da van tenha sido aparentemente uma “viagem” da Porsche, a empresa afirma que ele traz o “DNA” da fabricante, mesmo sendo um automóvel de um segmento no qual a marca não atua. Nós até acrescentaríamos um “ainda não atua”, se o mundo não pertencesse aos SUVs, esses predadores de vans.


O Vision Renndienst é apenas um de 15 veículos criados entre 2005 e 2019 pela Porsche, mas que foram “guardados a sete chaves” – como se dizia no tempo da Kombi. Agora, eles foram revelados no livro Porsche Unseen (Porsche não visto).

* Redação/Jornal do Carro.

sexta-feira, 13 de novembro de 2020