segunda-feira, 16 de novembro de 2020

>>> PORSCHE VISION RENNDIENST


Porsche mostra van elétrica baseada na Kombi

Às vezes, há coisas que você não sabia que gostaria de ter, até você vê-la. Pois provavelmente aqui está uma delas. Embora a ideia de uma van da Porsche possa parecer algo inconcebível, o protótipo Vision Renndienst é no mínimo interessante.


Criada em 2018 e nunca revelada, a Vision Renndienst é uma espécie de “van espacial” que teve as linhas inspiradas sabem onde? Na velha Volkswagen Kombi, mais especificamente em uma unidade que a Porsche utilizava décadas atrás.

Mas é claro que nas mãos da Porsche nossa velha senhora mudou radicalmente. Em vez do formato de tijolo, as linhas da Vision são aerodinâmicas, sem cantos vivos. Além disso, vista de lado ela ostenta saias laterais nunca antes na história da Alemanha utilizadas em uma van. No entanto, pode-se dizer que o vermelho da carroceria é exatamente o mesmo. Da mesma forma, ambas têm quatro rodas.


Os faróis são formados por quatro pontos minúsculos. E os mais atentos vão notar que essa característica de iluminação está sendo empregada pela fabricante em seus carros atuais. Todos têm faróis de LEDs formados por quatro pontos de luz.

A frente fechada denota a motorização elétrica, que não precisa de ventilação. Mas nisso ela apenas se iguala à Kombi, que não tinha motor a eletricidade, mas igualmente não precisava de ventilação frontal. A dianteira, porém, é bem inclinada. Essa característica provavelmente salvaria o motorista no caso de uma colisão frontal mais severa. No caso da Kombi…

Os designers também optaram por belas rodas de liga leve de cinco raios e forma de treliça. Ainda que você não tenha se convencido de que precisa dessa van, duvidamos que não queira rodas assim em seu carro, seja ele qual for.


A traseira é caracterizada por uma estreita lanterna que vai de lado a lado. Essa, aliás, é mais uma antecipação do que viria a ser uma tendência na Porsche e em outras marcas.

A Porsche não revelou imagens da cabine. Como demorou dois anos para mostrar as fotos do exterior, quem sabe o interior apareça em 2022. Mas o banco do motorista da Vision Renndienst fica em posição central, e o restante é modular. Isso significa que os assentos podem ser rearranjados. São cinco lugares.


Como a van é elétrica e todo o sistema de baterias fica sob o assoalho, a fabricante informa que os passageiros dispõem de muito espaço.

Embora o projeto da van tenha sido aparentemente uma “viagem” da Porsche, a empresa afirma que ele traz o “DNA” da fabricante, mesmo sendo um automóvel de um segmento no qual a marca não atua. Nós até acrescentaríamos um “ainda não atua”, se o mundo não pertencesse aos SUVs, esses predadores de vans.


O Vision Renndienst é apenas um de 15 veículos criados entre 2005 e 2019 pela Porsche, mas que foram “guardados a sete chaves” – como se dizia no tempo da Kombi. Agora, eles foram revelados no livro Porsche Unseen (Porsche não visto).

* Redação/Jornal do Carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário