quinta-feira, 10 de junho de 2021

>>> HYUNDAI HD 80


Hyundai HD 80 completa três anos como o caminhão leve mais barato do mercado 8 t

O caminhão leve Hyundai HD 80 acaba de completar três desde que foi lançado no Brasil no primeiro trimestre de 2018. Ele é apresentado como a opção com a melhor relação custo-benefício no segmento de 8 t de PBT (Peso Bruto Total). Para se ter ideia, segundo a tabela Fipe, está em média de R$ 168.500. Os concorrentes estão com preços entre R$ 219.802 e R$ 254.457.


O motor diesel com turbo alimentação de duplo estágio e intercooler mostra desempenho bastante competitivo, até mesmo por ser produzido pela FPT e consagrado nos mercados europeus. Trata-se do F1C 3.0 de 170 cv a 3.500 rpm. O torque é de 40,8 mkgf de 1.500 rpm a 2.200 rpm graças aos dois turbos. O sistema de injeção de combustível é “common rail” fornecido pela Bosch. A tecnologia de pós-tratamentos de gases para atender a legislação ambiental é a EGR, que faz a recirculação dos gases. Ela não precisa de usar o Arla 32 como nos motores com sistema SCR.

O motor F1C é o mesmo utilizado no Iveco Daily 70C17, o que é um ponto positivo para o modelo. Quanto maior for a frota que utiliza o mesmo motor, mais barato pode ficar a manutenção e o fornecimento de peças devido a maior escala de produção e demanda. Assim, com exceção do Daily, por utilizar o mesmo motor, o HD 80 é o único do seu segmento que dispensa o uso do Arla 32. Os demais utilizam a tecnologia SCR e precisam do líquido em um tanque extra.

A caixa de marchas é de 5 velocidades, seguindo o padrão do segmento. Rodamos na pista de teste da fábrica em Anápolis (GO) com o HD 80 vazio e carregado com 5 toneladas, portanto, com quase o seu PBT. O modelo chega sem dificuldade aos 80 km/h com o giro do motor abaixo das 2.500 rpm. Por se tratar de um caminhão de uso urbano, o diferencial traseiro conta com nova relação entre pinhão e cremalheira (6,50:1), mais curta para priorizar o desempenho dentro da cidade. Os engates das marchas são precisos e sem grandes esforços graças ao sistema de embreagem servo-assistido.

O consumo varia entre 5,3 km/l (carregado) e 6,8 km/l (vazio). Este é um dado que depende de outras características de uso, seja em função da topografia e altitude da cidade, trânsito, comportamento do motorista etc.

O HD 80 foi homologado para 8.000 kg de PBT. Como o caminhão tem o peso em ordem de marcha de 2.735 kg (o mais leve dessa categoria, sendo apenas mais pesado do que o Daily 70C17), ele tem a capacidade de carga de 5.263 kg. Se considerarmos um implemento (baú, carroceria de carga seca etc.) na faixa dos 800 kg, sobram 4.463 kg para a carga, o que chamamos de carga útil. Vale esclarecer que o Daily 70C17 pode ser considerado concorrente em termos de preço (custa R$ 142.769, de acordo com tabela Fipe), porém leva 1 tonelada a menos de carga.


O HD 80 é oferecido em uma versão de entre-eixos: 3.735 mm, com comprimento máximo de 6.515 mm, medida que atende a legislação de restrições para VUC (Veículo Urbano de Carga) em São Paulo. Para isso, a carroceria deve ter, no máximo, 4.755 mm de comprimento. Outras variações de comprimento ou entre-eixos são possíveis por meio de empresas especializadas em modificações.

A cabine é a mesma do HD 78. Ela ganhou uma nova grade, a cobertura em plástico dos parafusos que antes eram aparentes na parte frontal e uma faixa adesiva lateral com a identificação do modelo.

Internamente, a cabine comporta três pessoas, incluindo o motorista, mas há poucos espaços para objetos. Apesar de ela ser uma das menores do segmento, o motorista e passageiros (até 1,90 m de altura) viagem com relativo espaço. O volante conta com regulagem de inclinação.

O painel de instrumentos foi modernizado. Ganhou conta-giros (é verdade, o HD 78 não tinha) e computador de bordo com as funções pressão do sistema de freios pneumático, consumo de combustível médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, tempo de rodagem, hodômetro parcial e total e relógio.


A área envidraça oferece boa visibilidade e o acesso ao interior da cabine é fácil. As portas abrem em um ângulo de 45º e o motorista e passageiros acessam o interior da cabine por meio de degraus com boa largura. A cabine é fixada ao chassi por coxins de borracha.

Segundo Uilson Campana, diretor de vendas de veículos comerciais da Caoa Hyundai, em breve será lançado um catálogo com os seguintes opcionais: ar-condicionado, vidros e trava das portas com acionamento elétrico.

O HD 80 conta com sistema de freios pneumático (antes era hidráulico) e sistema ABS. A suspensão é com feixe de mola trapezoidal com barra estabilizadora em ambos eixos. As rodas seguem o padrão da categoria de 8 t: 17,5” x 6” montados com pneus Pirelli 215/75 R17,5.
Fabricação, rede e garantia

O HD 80 é produzido na montadora Caoa Hyundai em Anápolis (GO) com índice de nacional de 65%, o que permite o seu financiamento pelo Finame. As chapas da cabine, longarinas do chassi, caixa de marchas, painel de instrumentos, sistema elétricos, entre outros, são importados da matriz, na Coreia do Sul.

Os principais componentes fornecidos por fabricantes no Brasil são: motor, gerenciamento de sistema, arrefecimento, escapamento, sistema de combustível, eixos, cardãs, feixe de molas, sistema de freios, rodas, cubos, pneus, entre outros.

* Redação/Transporte Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário