terça-feira, 14 de junho de 2022

>>> 20 ANOS


Porsche celebra os vinte anos de lançamento do Cayenne

Dizer que o Cayenne foi lamentado por muitos entusiastas da Porsche em sua chegada é provavelmente um eufemismo. Felizmente, o grande SUV provou não apenas que poderia ser considerado como um verdadeiro Porsche, mas que também poderia vender como pão quente. Já se passaram duas décadas desde que o Cayenne chegou e a Porsche está comemorando o aniversário.


Originalmente apelidado de projeto 'Colorado', o novo Cayenne seria co-desenvolvido com a Volkswagen. Cada empresa contribuiria com base em seus pontos fortes, então, neste caso, a Porsche construiu a plataforma e a VW forneceu experiência em vendas de grande volume. Para diferenciar ainda mais os dois modelos, cada marca usaria seu próprio conjunto de transmissão e chassi. O resultado é um SUV que tem sido líder de vendas e inovação para a Porsche desde então.


Claro que a atitude que a Porsche teve durante a construção contribuiu para isso. Eles não apenas queriam fazê-lo como um legítimo carro esportivo, mas também tinham que 'pressionar' os SUVs off-road que competiriam contra ele. Para conseguir isso, vários sistemas foram utilizados, incluindo suspensão a ar e Gerenciamento Ativo de Suspensão da Porsche. Hoje, o sistema é um recurso importante em toda a programação.


Essa tendência de adicionar tecnologia avançada ao Cayenne continuou na segunda geração do SUV. Em vez de uma caixa de transferência de baixa velocidade, a Porsche trocou um sistema de tração nas quatro rodas sob demanda em tempo integral por uma embreagem multidisco que ainda está em uso hoje. O Cayenne de segunda geração também foi o primeiro Porsche a apresentar tecnologia híbrida moderna e híbrida plug-in.


A última geração continuou o sucesso na estrada, off-road e na frente de vendas. Uma carroceria de alumínio foi desenvolvida para economizar peso, enquanto uma suspensão a ar de três câmaras e direção traseira foram adicionadas para melhorar a condução e o manuseio. O mais esportivo da família, o Cayenne Turbo GT, apresentado no ano passado, estabeleceu o recorde de volta em Nurburgring para um SUV com um tempo de apenas 7h38min925s, quatro segundos mais rápido que o recordista anterior, o Audi RS Q8.


Ao longo dessas duas décadas, o Cayenne tem sido um enorme sucesso para a marca. Só a primeira geração vendeu mais de 276.000 unidades e o milionésimo Cayenne já vendido saiu da linha de produção em 2020. De acordo com a Porsche, mais de 80.000 SUVs foram vendidos no ano passado. Pelo visto, teremos mais vinte anos de refinamento e sucesso pela frente.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário