quinta-feira, 2 de junho de 2022

>>> RAM NOS ANDES


Com uma Ram 1500, brasileira supera os 6 mil metros de altitude nos Andes

No comando de uma Ram 1500 Rebel original de fábrica, a pilota de rali Amanda Vasconcellos tornou-se no último dia 10 de abril a primeira brasileira a superar os 6 mil metros de altitude em uma picape 4x4, na Cordilheira dos Andes, um recorde histórico e homologado. Ao lado do expedicionário e também piloto Renato Perotti, ela atingiu exatos 6.018 metros, com ventos de 75 km/h e temperaturas negativas, de até - 7°C.


Para se ter uma ideia, essa altitude – cerca de 20 mil pés – é equivalente à de um voo em avião comercial. Ao longo da jornada, a falta de oxigênio sempre foi a grande preocupação, pois poderia afetar a capacidade física e cognitiva da equipe. Nesse quesito, o trabalho de aclimatação foi fundamental. E toda a aventura foi documentada na websérie “Desafio dos Andes”, cujo episódio inicial já está disponível nas redes sociais. As oito partes restantes serão divulgadas ao longo das próximas semanas: episódios 2 a 5 em 15 de junho e os episódios 6 a 9 em 15 de julho.

Além das respostas do poderoso motor HEMI V8 de 5,7 litros e da autonomia do veículo com o grande tanque de 98 litros, outro ponto de atenção foi em relação ao desempenho dos pneus nos terrenos severos dos Andes. Para isso, a equipe pôde contar com a tecnologia e a robustez da linha Grabber, da General Tire, marca norte-americana integrante do portfólio da Continental Pneus e patrocinadora do projeto.

Além da participação da Ram, que cedeu a picape, a conquista teve o apoio da TSO Brasil (empresa especializada em eventos automotivos) e foi realizada nos arredores do Bonete Chico, montanha no lado argentino da Cordilheira dos Andes, um dos locais mais inóspitos do planeta.


Amanda realizou o feito com uma Ram 1500 Rebel, eleita Picape do Ano 2022 pela revista Autoesporte e a mais potente da categoria no Brasil, com seus 400 cv, câmbio automático de oito marchas, tração 4x4 com reduzida e suspensão elevada, com amortecedores Bilstein. A caminhonete foi calçada com os pneus Grabber X³ na medida 33x12/50 R18, da General Tire. Seu desempenho superior na lama, na terra, em pedras e até na neve – condições enfrentadas no percurso – é resultado de inovadoras tecnologias incorporadas pela marca General Tire. Tanto o veículo como os pneus são completamente originais de fábrica e não passaram por qualquer modificação.

“Na Cordilheira tudo é imenso: as montanhas, o frio, o desafio. Só quem vive essa experiência de conduzir um 4x4 na altitude pode entender o tamanho do esforço e o significado dessa conquista. Aos 40 anos, essa vitória é um dos legados que deixo para as minhas filhas”, celebra Amanda.

Renato Perotti investiu cinco anos de sua vida para realizar o projeto de chegar aos 6 mil metros pela primeira vez em 2016. “Ter a oportunidade de reviver esse objetivo ao lado da Amanda se transformou no sonho de toda a equipe. Foram semanas de preparação no Brasil para enfrentar um off-road de nível extremo, com areia, cascalho, penhascos, desfiladeiros assustadores, subidas muito inclinadas, neve, gelo, pedras e passando por locais isolados em um raio de 100 km sem sinal de vida”, destaca.

Fotos: Haroldo Nogueira Jr.

“Foi com grande entusiasmo que recebemos a oportunidade de patrocinar o projeto ‘Desafio dos Andes‘, fornecendo nossos pneus para uma aventura dessa magnitude. E, claro, é muito gratificante poder celebrar a conquista da Amanda e do Renato. Para nós, esse resultado comprova na prática, mais uma vez, os atributos de resistência e de desempenho dos pneus General Tire nas mais críticas condições de condução”, destaca Rodrigo Bonilha, vice-presidente da Continental Pneus.

O “Desafio dos Andes” foi uma aventura de 8 mil km que demandou muito planejamento, bons equipamentos, coragem e profissionalismo. A partida foi em Campinas, interior de São Paulo, no dia 1° de abril, retornando à mesma cidade exatamente duas semanas depois. O percurso incluiu, entre outros locais, Miranda, Portezuelo, Chilca e Las Placetas, além de parte do trajeto já usado durante o tradicional rali Dakar na Argentina.

* Press Release/Grupo Stellantis.

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