sexta-feira, 31 de março de 2023

>>> MATRIX ORANGE 01


Fabricante chinesa Matrix apresenta mini furgão elétrico com preço acessível

A China não para de surpreender quando o assunto é carro elétrico com preço acessível. E a novidade desta vez vem da Matrix Motors, uma empresa de propriedade da gigante Alibaba, que lançou uma versão atualizada do seu mini furgão elétrico comercial, que é compacto, versátil e tem preço surpreendentemente baixo, mesmo para os padrões chineses.


Posicionado como um micro furgão, o Orange 01 tem como foco o segmento de logística e entregas de última milha. O modelo tem uma única fileira de assentos e novos recursos como câmera de ré, painel de instrumentos LCD e porta de carregamento USB.


Este pequeno veículo elétrico possui apenas 3.490 mm de comprimento, 1465 mm de largura e 1685 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2350 mm. A capacidade de carga é de 2.300 litros, expansível para 2.600 litros se o banco do passageiro for removido.

Com vocação claramente urbana, o Orange 01 está equipado com um pequeno motor elétrico de 15 kW (20 cv) de potência e 9,1 kgfm de torque máximo.


Esta unidade é alimentada por uma bateria LFP com uma capacidade de 10,36 kWh, o que lhe dá uma autonomia de 120 km pelo ciclo CLTC. A potência recarga, por outro lado, atinge um máximo de 3,3 kW, o que permite recuperar 100% da capacidade em cerca de 4 horas.

Com forte presença nas cidades chinesas, os veículos para entregas urbanas precisam ser pequenos o bastante para circular em ruas estreitas e densamente povoadas. Ao longo do tempo, a tarefa das entregas foi realizada em grande parte por modelos de três rodas que não ofereciam o conforto e a segurança necessários aos motoristas.


Com a eletrificação, cada vez mais empresas da China apostam em pequenos veículos comerciais elétricos, com motores e baterias pequenos para baixar o preço final, tornando-os realmente acessíveis.

* Julio Cesar/InsideEVs.

quinta-feira, 30 de março de 2023

>>> WATT eCV1


WEVC revela a plataforma de veículo comercial leve elétrico Watt eCV1

A britânica Watt Electric Vehicle Company (WEVC), designer e fabricante de EVs de baixo a médio volume, tanto sob sua própria marca quanto para terceiros, revelou um produto em forma de plataforma leve e eficiente para fornecer a base para a próxima geração elétrica de veículos comerciais leves.


Projetada para a produção de até 5.000 veículos por ano, a unidade altamente flexível de cabine e chassi de 3,5 toneladas, codinome WATT eCV1, permite uma ampla gama de designs de veículos comerciais elétricos, facilitando modelos específicos para missões que atendem aos requisitos específicos da frota dos clientes.

A primeira de várias ofertas de veículos comerciais da WEVC, o eCV1 usa a arquitetura PACES própria da empresa, uma plataforma de veículo elétrico modular econômica. Desenvolvido para apoiar os fabricantes de veículos comerciais, conversores de veículos especializados e operadores de frotas, o PACES está em conformidade com os regulamentos ISO e excede os rigorosos padrões de segurança europeus de homologação de pequenas séries.

Um sistema célula-chassi significa que as baterias são integradas à estrutura primária (em vez de ter uma bateria separada), otimizando assim a rigidez, minimizando o peso e maximizando a carga útil. Como resultado, o design de folha limpa significa que o eCV1 não tem nenhum dos comprometimentos estruturais, de peso e embalagem inerentes aos projetos elétricos de VCL que foram convertidos de sistemas de transmissão ICE e que são ainda mais limitados pelos processos tradicionais de fabricação de alto volume.

A gama eCV1 apresenta uma posição de condução central que permite uma saída mais segura para o operador, independentemente do lado da estrada em que o veículo esteja a conduzir ou estacionado. A cabine pode ser configurada como um veículo de um, dois ou três lugares, com a grande casa de vidro proporcionando visibilidade tornando o veículo mais seguro de dirigir e mais fácil de manobrar e estacionar.


Outro benefício da posição central de direção é que ela permitiu que os pilares A fossem reposicionados internamente, reduzindo assim a área frontal e o arrasto, uma métrica fundamental no projeto de um veículo comercial elétrico eficiente. O design exclusivo da plataforma cria um generoso pé-direito em pé, facilitando a entrada e saída e uma opção de passagem pela cabine que é adequada para veículos de entrega urbana.

A arquitetura leve do PACES resulta em um chassi-cabine com um peso total de apenas 1.750 kg, oferecendo carga útil e alcance líderes da categoria nos segmentos de 3,5 t e 4,25 t.

A arquitetura PACES (Passenger And Commercial EV Skateboard) da WEVC apresenta extrusões leves de alumínio sob medida e peças ultraprecisas cortadas a laser e dobradas em CNC que se interligam e se unem, uma inovação técnica conhecida como FlexTech.

Projetado para fabricação de baixo a médio volume, pode ser aplicado a veículos de passageiros e comerciais, incluindo configurações FWD, RWD e AWD, permitindo que a WEVC crie rapidamente uma ampla gama de produtos automotivos leves.


Com uma capacidade de 5.000 unidades por ano, a nova fábrica da empresa no Reino Unido abrigará sua linha de veículos elétricos comerciais leves. Desde o início, os serviços da WEVC incluíram fornecimento de construção para fabricantes terceirizados, em paralelo com seus EVs comerciais de marca própria.

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quarta-feira, 29 de março de 2023

>>> MINI CLUBMAN FINAL EDITION


Mini dá adeus ao Clubman com versão Final Edition limitada a 1.969 unidades

A Mini está revendo a sua linha para a próxima geração e uma das mudanças será o fim do Clubman, a versão "perua" do hatchback. A sua despedida não só foi confirmada, como também está sendo comemorada com uma edição especial chamada Final Edition, limitada a 1.969 unidades, uma referência ao ano em que fez sua estreia.


Ainda não há detalhes sobre o possível lançamento no Brasil, como quantas unidades viriam ao país ou quanto custaria, algo que a BMW, dona da Mini, deve anunciar em breve - a fabricante costuma trazer a maioria das versões especiais da Mini. O Clubman não é mais vendido por aqui, mas chegou a ser oferecido até na variante esportiva John Cooper Works, então existem chances de que desembarque no mercado nacional.


O Clubman Final Edition será vendido em três versões: branco Nanuq, preto Enigmatic e prata Melting. A carroceria também terá um acabamento em cobre Shimmer em alguns lugares como no entorno da grade e nas faixas que adornam o capô, as saias laterais e a traseira. A coluna C traz um emblme com a numeração do carro. Por fim, as rodas de 8 polegadas tem uma pintura em cobre e detalhes negros.


Do lado de dentro, encontraremos soleiras com o logo Final Edition, que também aparece na parte de baixo do volante envolto em couro Nappa. O acabamento utiliza uma mistura de marrom e preto. O painel de instrumentos central adota as cores verde Sage e cobre Shimmer. E, é claro, a numeração da versão também aparece na cabine, posicionada do lado do passageiro.


O Mini Clubman original foi vendido entre 1969 e 1981. Quando a BMW comprou a fabricante, decidiu reviver a perua, lançando uma nova geração em 2007, que tinha um esquema curioso de três portas, com duas do lado direito e uma só do lado esquerdo, além da tampa do porta-mals dividida no meio. A geração atual fez sua estreia em 2015.


A Mini atualmente trabalha com afinco na eletrificação de sua linha para a próxima geração. Por exemplo, existem novos detalhes sobre o Aceman EV, um SUV totalmente elétrico que contará com um motor de aproximadamente 180 cv e uma bateria de 40 kWh, o que deve ser suficiente para que tenha uma autonomia por volta de 300 km. A versão SE eleva a potência para algo próximo de 215 cv, enquanto a bateria é substituída por uma de 54 kWh, permitindo que rode por 400 km.


O Countryman também ganhará uma versão totalmente elétrica, prevista para o 1º trimestre de 2024 e a Mini divulgou algumas informações. Estará disponível nas variantes de 54 kWh e 64 kWh, usando um único motor de 190 cv na configuração básica e 272 cv na versão SE com dois motores, contando também com tração integral.

* Nicolas Tavares/Motor 1.

terça-feira, 28 de março de 2023

>>> VOLKSWORLD SHOW 2023


Volksworld Show 2023

Local: Sandown Park
Data: 18 e 19 de Março
Cidade: Esher/Surrey
País: Inglaterra
Fotos: Danny Lord & Jen McTrigg

































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>>> HILUX GR-SPORT


Toyota GAZOO Racing apresenta quarta geração da Hilux GR-Sport

A Toyota GAZOO Racing apresentou na Argentina a quarta geração da Hilux GR-Sport. Inspirada no Rally-Road, ela mantém a lendária força, qualidade, durabilidade e confiabilidade da picape e reforça o espírito “fun to drive” da GAZOO Racing.


O DNA GAZOO Racing está presente na nova Hilux GR-SPORT por meio de aprimoramentos na plataforma, que evoluiu e apresenta bitola mais larga (+155mm na traseira e +140mm na frente), nova suspensão com amortecedores monotubo, novos freios e mais potência em relação às demais versões do portfólio Hilux.

A grande novidade em relação aos freios fica por conta da introdução de freios a disco traseiros, itens que reforçam a segurança e que garantem um melhor desempenho de frenagem nas condições mais adversas de uso.


A nova Hilux GR-Sport foi desenvolvida com base em três conceitos principais da marca: “Design esportivo inspirado no Rally-Road”, “Desempenho aprimorado (tanto em estrada como fora de estrada)” e “Alta performance de condução”. Essa nova versão materializa a visão do mundo GAZOO Racing, que é inspirado no lema “Pushing the limits for better”.

Além de transmitir uma imagem poderosa, robusta e ágil, cada elemento do design se correlaciona com uma melhoria no desempenho. As partes externas da carroceria, como a grade frontal, os dutos de ar, a barra esportiva e até mesmo o design das rodas, visam maximizar a eficiência aerodinâmica.


A nova Hilux GR-SPORT foi elaborada em conjunto pelas equipes da Toyota na América Latina, Austrália, Tailândia e no Japão, aproveitando a experiência de campo de cada uma delas cada uma para potencializar a sinergia e entregar um produto surpreendente. Engenheiros locais desenvolveram a nova suspensão, grade frontal e outras partes da carroceria nos centros de design e oficinas da Toyota, em Zárate, Argentina. Após definir os objetivos dinâmicos e de performance, pela primeira vez na história da GAZOO Racing Latino-Americana, um protótipo local foi construído para seu desenvolvimento.

A partir daí foi desenhada a nova suspensão da Hilux GR-SPORT, com amortecedores monotubo com maior diâmetro de pistão e capacidade de amortecimento, molas, grades e elásticos novos. Essa combinação entrega à picape maior aderência e controle em condições off-road e on-road. A grade frontal foi projetada para maximizar a área de resfriamento e os dutos de ar, que, junto com o design dos pneus, aprimoram a aerodinâmica do veículo. A barra esportiva foi projetada com o mesmo objetivo, além de reduzir a turbulência na traseira.


A nova Hilux GR-SPORT mantém o espírito da competição esportiva, transmitindo velocidade, aerodinâmica, agilidade e robustez à primeira vista. Isso porque seu design combina elementos aerodinâmicos superiores integrados e de forma eficiente aos elementos inferiores robustos.

A nova plataforma apresenta uma bitola significativamente mais larga, +140 mm na frente e +155 mm na traseira, braços de suspensão estendidos e um eixo traseiro reforçado para suportar os diferentes tipos de terreno. A distância do solo também foi aumentada em 20 mm para aprimorar sua renomada capacidade off-road. Seus para-lamas exclusivos integram-se perfeitamente ao para-choque, oferecendo um estilo único que destaca seu visual agressivo e imponente, marca registrada dos produtos GAZOO Racing.

Na dianteira o destaque fica por conta da inscrição “TOYOTA”, exclusiva das versões GR, e faz referência direta ao caráter de competições de rally. Um protetor de para-choque com maior ângulo de ataque e maior distância do solo proporcionam melhores recursos para desempenho off-road.


Os bancos dianteiros apresentam design esportivo e são revestidos com couro natural, suede e material sintético com detalhes vermelhos. O painel e console central são na cor preto brilhante e alguns itens, como a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, as pedaleiras de alumínio e os tapetes exclusivos, destacam a divisão GAZOO Racing.

A Hilux GR-SPORT é equipada com o motor turbodiesel 2.8L 16V, 4 cilindros em linha, mas com uma configuração do turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD) que entrega 224 cv de potência e 55,0 kgfm de torque. Todo esse conjunto de força é acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades sequencial com paddle shift, que reforça ainda mais o espírito esportivo do veículo.


Na lista de equipamentos, destacam-se os faróis Bi-LED com “Follow me home” e ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LED e luzes diurnas de LED (DRL), sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9”, com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e sistema JBL® com seis alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer, Smart Entry System, que permite destravar as portas simplesmente pressionando o botão na maçaneta de abertura da porta, mantendo a chave inteligente no bolso, facilitando também a operação de partida do veículo com o sistema Push Start Button.

A nova Hilux GR-SPORT é equipada com câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Inclui, ainda:

• Hill Start Assist Control (HAC), um sistema que facilita as manobras em subidas tanto fora de estrada como em uso urbano, atuando automaticamente nos freios ao arrancar com a imobilização.

• Controle Ativo de Tração (A-TRC – Active Traction Control) que funciona quando a tração 4×4 é acionada e evita que o veículo derrape aplicando automaticamente a pressão de frenagem em qualquer uma das quatro rodas que eventualmente percam aderência, enviando mais torque para a roda oposta, certificando-se de que o veículo tracione corretamente.

• Bloqueio do diferencial traseiro que, quando ativado, permite que ambas as rodas traseiras girem exatamente na mesma velocidade, aproveitando todo o torque disponível e facilitando as manobras de fuga em situação de travamento. Também é adicionado o Downhill Assist Control (DAC), que auxilia o motorista mantendo uma velocidade uniforme em inclinações, combinando frenagem do motor e pressão de frenagem, permitindo que a atenção se concentre exclusivamente nas manobras de curva.

• Modos de condução ECO e Power, que atuam modificando a curva do acelerador, para obter reações mais potentes (modo Power) ou com consumo mais controlado (modo ECO).

A nova Hilux GR-SPORT ainda possui o sistema Toyota Safety Sense, que dispõe de:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)* – O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem, para evitar ou reduzir os danos causados por ela.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA)* – Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista, quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)* – O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao cruise control, que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

*Os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não para substituí-lo. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois esse sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada em decorrência de fatores externos, e a Toyota não é responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.

Assim, o pacote completo de segurança da nova Hilux GR-SPORT possui:

• Freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD)

• Assistência à Frenagem de Emergência (BA)

• Luzes de Frenagem de Emergência (EBS)

• Faróis de neblina dianteiros de LED

• Controle de Tração (TRC)

• Controle Ativo de Tração (A-TRC)

• Controle de Estabilidade (VSC)

• Controle de Oscilação do Trailer (TSC)

• Diferencial de Deslizamento Limitado eletronicamente (LSD automático)

• Bloqueio do diferencial traseiro

• Assistente de Partida em Rampa (HAC) e Assistente de Controle em Descida (DAC)

• 7 airbags: dianteiro para motorista e passageiro, joelho para motorista, lateral para motorista e passageiro e cortina com cobertura para bancos dianteiros e traseiros

• Cintos de segurança de três pontos ajustáveis ​​em altura com pré-tensionador e limitador de força. Também encostos de cabeça para os cinco ocupantes

• Alarme e indicador de cinto desafivelado para todos os bancos

• Ancoragens ISOFIX e fixação com suportes para a cinta superior.

CORES

As opções de cores externas continuam alinhadas com as cores que identificam a Toyota GAZOO Racing. A nova Hilux GR-SPORT está disponível em 4 cores: Cinza Granito, Preto Attitude, Vermelho Volcano com teto preto (dual tone) e Branco Lunar com teto preto (dual tone).

* Press Release/Toyota do Brasil.