Foton apresenta sua nova gama de caminhões leves e médios no Brasil
A Foton apresenta sua nova gama de caminhões Aumark para atender o mercado urbano e rodoviário de curtas distâncias. Nesse sentido, a fabricante apresenta quatro modelos. O semileve Aumark S 715, o leve Aumark S 916 e o médio Aumark S 1217 A/B. Além da novidade 100% elétrica iBlue 6T.
Os caminhões são importados da China. Mas homologados para operar no País. E chegam no momento em que a marca passa a atuar no Brasil oficialmente como subsidiária da Foton Motor Global. Seja como for, a linha Aumark está presente nas 30 revendas que a marca tem presente em dez estados e no Distrito Federal.
“A Foton está presente no Brasil desde 2011. Sempre trouxemos para este mercado nossos mais modernos caminhões. O portfólio atual tem a tecnologia e robustez necessárias para suprir todas as demandas dos clientes que trabalham com caminhões semileves, leves e médios”, afirma Darren Lu, Gerente Geral da Foton Motor Brasil.
Começando pelo caminhão 100% elétrico, o Foton iBlue 6T tem peso bruto total (PBT) de 6 t e capacidade máxima de carga útil de 3.575 kg. Além disso, vem equipado com baterias CATL de 81 kWh que acionam um motor silencioso com potência contínua de 87 cv e potência máxima de 156 cv. Com carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 km.
Seja como for, entre seus itens de série, o veículo traz freio auxiliar e controle de assistência em subida. Assim como farol automático, farol de milha, MP3 com USB, vidros elétricos, ar-condicionado e alarme.
O semileve diesel
Já o semileve Aumark S 715 tem PBT de 7 t, bem como capacidade de carga útil de mais de 4,5 t. Tem potência de 150 cv e torque de 40,8 mkgf.
Nesse sentido, o modelo usa motor Cummins F2.5 e transmissão ZF, manual, de cinco marchas. E seu tanque de alumínio tem capacidade para 120 litros de combustível.
A bordo traz volante multifuncional, sistema de controle de cruzeiro e sensor de ré. Assim como ar-condicionado, defletor de ar e banco do condutor com amortecedor mecânico.
O caminhão atende atividades de entregas urbanas. Por isso conta com comprimento total de 5.960 mm, largura máxima dianteira de 1.945 mm e altura de 2.250 mm. Do mesmo modo, a distância entre os eixos é de 3.360 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 4.200 mm.
Para percorrer com estabilidade as estradas e ambientes urbanos do Brasil, o Aumark S 715 conta com sistema de suspensão composto por molas parabólicas. Assim como amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
O caminhão leve Aumark S 916 roda em grandes cidades asiáticas. Conta com PBT de 9 t, PBTC de 12 t. Assim como conta com capacidade máxima de carga útil de 6 t.
No trem de força, o modelo usa Cummins F3.8, de 160 cv de potência e 51 mkgf de torque. O tanque de alumínio tem capacidade para 160 litros de combustível.
Entre os itens de série, o Aumark S 916 traz volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de ré, MP3 e bluetooth e vidros elétricos. Há ainda barra estabilizadora dianteira e traseira, defletor de ar, ar-condicionado e banco do condutor com amortecedor mecânico.
A distância entre os eixos é de 3.800 mm. E o comprimento da plataforma de carga é de 5.140 mm. Seu sistema de suspensão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
Por fim, o caminhão médio Aumark S 1217 A/B tem PBT de 11,5t, PBTC de 14 t e capacidade máxima de carga útil de mais de 8 t.
Seu motor Cummins F3.8 de 170 cv e torque de 61,2 mkgf. Além da transmissão ZF de seis marchas. A bordo, o caminhão traz volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de ré. Assim como rádio com MP3 e bluetooth, janelas com vidros elétricos, defletor de ar, ar-condicionado e banco do condutor com amortecedor mecânico.
A distância entre os eixos atinge 4.500 mm. E o comprimento da plataforma de carga pode chegar a 6.150 mm. O sistema de suspensão do caminhão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
Toda linha conta com freios ABS, ASR (Controle Eletrônico de Tração) e ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade). E os freios são a tambor.
* Redação/Transporte Mundial.