quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

>>> PROPAGANDA

 

1988 Lada Niva Quattro

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>>> VOLKSWAGEN ID.7 TOURER


VW ID.7 Tourer é uma perua elétrica pronta para viagens longas

Há uma visão popular entre os céticos dos veículos elétricos de que os carros podem ser bons para pessoas que percorrem apenas alguns quilômetros de ida e volta do trabalho todos os dias, mas não são bons para viajantes de negócios ou famílias que frequentemente precisam se aventurar mais longe. Aqui está um EV que discorda. É o ID.7 Tourer, uma versão wagon do sedã ID.7 existente da VW que promete todo o espaço de carga e alcance que um viajante pode precisar.


A grande novidade, além da capacidade de carga adicional que vem com a traseira, é a introdução de uma bateria maior. E vamos nos concentrar nisso aqui primeiro, porque embora o ID.7 Wagon só seja oferecido na Europa, e não na América do Norte, a nova opção de bateria também estará presente nos sedãs ID.7 vendidos globalmente ainda este ano.


O ID.7 básico vem com a bateria de 77 kWh que foi instalada em todos os ID.7 desde o lançamento, mas gaste um pouco mais no ID.7 Pro e você desbloqueará um novo pacote de energia de 86 kWh que a VW estima que será bom por 685 km entre cargas. A VW não revelou nenhum número para a perua com bateria menor, mas o atual sedã ID.7 de 77 kWh oferece respeitáveis 616 km.


E para manter os tempos de carregamento praticamente iguais entre as duas versões, a bateria maior é capaz de carregar a 200 kW, em vez de 175 kW. Isso significa que um preenchimento de 10-80 por cento precisa de 28 minutos no carro mais barato e ainda razoáveis ​​30 minutos no Pro. Qualquer que seja a versão que você escolher, ela virá equipada com um único motor elétrico de 282 cv acionando as rodas traseiras. Ainda estamos esperando que a VW lance o bimotor mais potente, AWD ID.7s, no qual sabemos que está trabalhando.

É fácil pensar no ID.7 como uma contrapartida elétrica do novo VW Passat, que vem com opções de motores a combustão, híbridos moderados e PHEV, mas sem opção elétrica pura. Mas, além de suas fontes de energia e preços (o ID é previsivelmente mais caro), o que os separou até agora é que o ID.7 só estava disponível como sedã e o Passat como Tourer. Agora que ambos estão disponíveis como wagons, eles podem ser comparados mais diretamente.


Então, qual é mais espaçoso? A VW diz que a capacidade máxima de carga com os bancos traseiros rebatidos é de 1.714 litros, em comparação com 1.586 litros do sedã. E mesmo com os bancos traseiros no lugar e a bagagem carregada apenas até a linha da janela, os compradores do Tourer ainda se beneficiam de 73 litros. O porta-malas de 605 litros é 35 litros maior que o de um BMW i5. Se isso parece muito espaço e você acha que suas coisas vão rolar por todo o carro em movimento, as concessionárias VW venderão bandejas e divisórias para mantê-las organizadas.


Um recurso que faltava notavelmente no ID.7 Tourer, que foi prometido quando o conceito Space Vizzion foi apresentado em novembro de 2019, é uma terceira fila de assentos. Na verdade, o Space Vizzion não tinha sete assentos, mas a VW disse que uma terceira fila seria possível. O Tourer de produção, porém, é estritamente um caso de duas filas.


Na frente, não é diferente do sedã ID.7. Você tem o mesmo pequeno conjunto de instrumentos digitais e uma grande tela sensível ao toque com tablet de 15 polegadas flutuando acima do centro do painel. A novidade é a integração da tecnologia ChatGPT AI, algo que a VW revelou na CES em Las Vegas no início deste ano. O sedã também está destinado a receber esse mesmo pacote, que promete um assistente de voz IDA aprimorado que pode operar mais recursos do carro e pesquisar informações online, e um head-up display que agora mostra instruções de navegação do Apple CarPlay e Android Auto.


As peruas elétricas são uma proposta de nicho, então não é difícil ver por que a VW optou por não trazer o ID.7 Tourer para os EUA, e mesmo na Europa ele não terá muitos rivais. A VW não divulgou os preços, mas com base nos preços do sedã podemos ter certeza de que a perua custará bastante dinheiro.

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quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

2012 Setra S417 TC Luxury Highway

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>>> CITROËN PARA 7


Novo SUV Citroën Aircross é o modelo para até sete pessoas mais acessível do Brasil

A Citroën revelou os detalhes do Novo SUV Citroën C3 Aircross de sete lugares. Com as já conhecidas inovações e toda a versatilidade do Novo Aircross, o modelo chega em três versões com valores a partir de R$ 117.990 na modalidade de venda on-line. Com isso, ele se torna o veículo capaz de transportar até sete pessoas mais acessível do mercado.


O Novo Citroën Aircross está disponível nas versões Feel, Feel Pack e Shine, sendo todas equipadas com o premiado motor Turbo 200 de até 130 cv e câmbio CVT de sete marchas. O primeiro e único B-SUV nacional para até sete pessoas também agrega uma longa lista de equipamentos de série, além da opção de incluir dezenas de acessórios originais Mopar e pacotes competitivos de financiamento.


O Novo Aircross vem de série com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, luzes de rodagem diurna (DRL) com leds, direção elétrica, ar-condicionado com o exclusivo sistema de ventilação suplementar no teto e sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen com tela de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio e seis alto-falantes.


A ampla gama de versões oferece uma vasta oferta de equipamentos para atender às diferentes demandas dos clientes, podendo incluir sensor e câmera de ré, painel digital customizável de 7”, rodas de liga-leve de até 17” e bancos com forração premium, entre outros itens.

Comodidade e praticidade

O Novo Aircross conta com um inédito e prático sistema de remoção dos bancos da terceira fileira que, por meio de um simples mecanismo de acionamento, permite rebatê-los e/ou removê-los individualmente. Os assentos pesam aproximadamente 8 kg e podem ser armazenados em uma exclusiva bag Mopar (comercializada à parte) para serem transportados com facilidade.


Caso a opção seja mantê-los no veículo e ainda assim houver necessidade de espaço, é possível colocar bagagens sobre os bancos da terceira fileira dobrados, pois sua estrutura reforçada permite a colocação de peso sem risco de danos ao conjunto.


O Novo Aircross possui um porta-malas capaz de comportar até 493 litros de bagagens — o maior entre seus rivais diretos no segmento —, e clientes que precisarem de ainda mais espaço podem optar pelas barras transversais de teto oferecidas pela Mopar para a fixação de um baú ou suporte de bicicletas.


Um sistema de ventilação suplementar no teto de série em todas as versões reforça o conforto climático para os ocupantes da segunda e terceira fileira, com ajuste de velocidade individual e independente. Além disso, os passageiros do Novo Aircross podem dispor de porta-copos e conectores USB para a recarga de celulares posicionados de forma inteligente na cabine, distribuídos ao longo das três fileiras de assentos, de acordo com a versão.


Todo esse pacote inclui a conhecida acessibilidade da Citroën. Ambas as configurações, de cinco e sete lugares, podem ser adquiridas com taxa 0% em até 24 vezes e todos os clientes terão direito às três primeiras revisões grátis.

* Press Release/Grupo Stellantis.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

>>> SCANIA ESPECIAL SUVESA


Caminhão especial para os 60 anos da Suvesa

Você gosta de caminhão comemorativo? Então prepare-se porque está prestes a conhecer a mais nova edição especial da Scania, numerada e com condições imperdíveis de aquisição. Trata-se da edição comemorativa pelos 60 anos da Scania Suvesa, que desenvolveu 60 unidades para celebrar as suas seis décadas de história no Brasil.


Os modelos escolhidos para a exclusiva Edição Especial Suvesa 60 anos são os pesados Super 460 R 6x2, Super 560 R 6x4,R 450 6x2 Plus e R 540 6x4 Plus. Pelo lado de dentro, os apaixonados por caminhão e por edições especiais irão encontrar um acabamento padrão luxo, com painel multimídia de tela colorida de sete polegadas e geladeira, além de tecnologias como o Actcruise (piloto automático com previsão ativa) e o acelerador inteligente (ou controle de aceleração). Já pelo lado de fora, uma pintura também especial: a cor prata, para marcar as bodas de diamante, e um design composto por quatro faixas que remetem às cores da bandeira do Rio Grande do Sul (vermelho, amarelo e verde) e lembram o movimento do ar “passando e marcando” a cabine pelas estradas. O caminhão ainda vem equipado com quebra-sol externo e faróis de milha inferiores e de longo alcance no teto. Quem comprar essa máquina dos sonhos, ganhará ainda um kit especial e exclusivo.

Além do caminhão, uma promoção de peças e serviços irá oferecer descontos de até 60% até o final de 2024. Dentre as opções disponíveis estão kit de reparo com bloco e sem pistões, mola pneumática, reparo de unidade injetora, kit amortecedor, kit de manutenção de bronzinamento, kit casquilho do mancal, entre outros.

“Estamos iniciando um ano muito especial que será inteiro de comemorações pelas 60 décadas de história. Uma trajetória de inúmeras conquistas baseada em confiança e relacionamento tendo o cliente sempre em primeiro lugar. Divido estas celebrações com a nossa competente e dedicada equipe de colaboradores, que fazem a diferença e são incansáveis no dia a dia em atender da melhor forma os clientes”, afirma Ricardo Clemente, diretor-geral da Casa Scania Suvesa.

Com quatro concessionárias estrategicamente localizadas em Sapucaia do Sul, Santa Maria, Pelotas e Três Cachoeiras, a Suvesa faz parte do grupo de concessionárias cativas da marca - composto também por Codema (SP e MG) e Cavese (SC) -que atende metade do estado do Rio Grande do Sul.

“A Suvesa é uma das representantes da Scania no fundamental mercado do Rio Grande do Sul, um estado muito forte no transporte de cargas e de passageiros, com raízes profundas em suas tradições, as quais respeitamos imensamente. São 60 anos de absoluto sucesso mantendo um atendimento diferenciado ao cliente, com equipes que entendem muito do setor e oferecem a solução perfeita para garantir a rentabilidade e a máxima disponibilidade da operação”, diz Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.

60 anos de história

Enquanto celebramos este marco, também lembramos a história da Suvesa, desde sua fundação em 1964, na cidade de Canoas (RS), até sua incorporação ao grupo Codema em 2021. Hoje, o grupo é composto por 19 concessionárias nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Toda esta estrutura conjunta forma o maior grupo de concessionárias Scania no Brasil. São cerca de 500 colaboradores, 237 boxes de atendimentos nas oficinas, seis operações de Serviços Dedicados Scania em clientes, aproximadamente 15 mil veículos conectados nas regiões de atuação,6.300programas de manutenção ativos e mais de 16 mil caminhões da Nova Geração entregues ao mercado.

Com essa trajetória marcada por inovação e compromisso com o cliente, a Suvesa continua sendo uma referência no setor de transporte, trilhando, junto com a marca Scania, a transformação rumo a um futuro mais sustentável.

* Press Release/Scania América Latina.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

>>> VÍDEO DA SEMANA


 2024 RAM 1500 Limited

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>>> TOYOTA HIACE NA ARGENTINA


Toyota Hiace produzida na Argentina começa a ser vendida localmente

A Toyota acaba de anunciar na Argentina o lançamento comercial da van Hiace nas concessionárias locais. O modelo começou a ser montado na fábrica de Zárate na semana passada e a partir de agora já pode ser adquirido por comparadores particulares ou empresas interessadas.


A oferta nacional compreende especialmente as versões Van H2L2 (três lugares) e Commuter (14 lugares). O portfólio é complementado ainda pelas variantes Van L1H1 (3 lugares) e Wagon (10 lugares), que continuarão importadas do Japão. O foco neste primeiro momento é o mercado local, mas a Toyota diz que o próximo passo é iniciar a exportação para toda a América Latina.


A Toyota estudava a produção da Hiace na Argentina há anos e acabou decidindo pela produção usando kits importados (modalidade de produção recentemente autorizada no país). A operação, apesar de consistir na montagem das peças que chegam do Japão, exigiu preparações dentro da fábrica. Não por acaso, a marca investiu US$ 50 milhões (R$ 247 milhões) no complexo e na cadeia de fornecedores, usando 13 empresas argentinas e 97 brasileiras.


Entre outras novidades, as versões montadas em Zárate contam com nova tela multimídia com 9 polegadas e câmera de ré integrada. Além disso, a Toyota promete maior disponibilidade para entrega dos modelos, já que não há necessidade de esperar o desembarque de lotes do Japão. A operação começa agora com a montagem anual de 4.000 unidades, mas a meta é chegar a 10.000 exemplares no médio prazo.

Entre outras razões, a A Hiace foi escolhida por compartilhar diversos componentes mecânicos com os modelos Hilux e SW4 já produzidos em Zárate. Com isso, foi possível aproveitar os mesmos fornecedores de peças e até mesmo componentes como o motor 2.8 turbodiesel, a suspensão traseira e a transmissão automática de 6 marchas. O propulsor entrega 163 cv na Hiace Commuter e 177 cv na versão Van.


A Hiace Van L2H2 custa 40.394.000 pesos, enquanto a Hiace Commuter sai por 48.835.000 pesos (cerca de R$ 240.000 e R$ 288.000 numa conversão direta). A garantia é de 5 anos ou 150 mil quilômetros.

* Dyogo Fagundes/Motor 1.

>>> INÍCIO DA PRODUÇÃO


Kardian começa a ser produzido no Paraná

Revelado globalmente em outubro no Rio de Janeiro, a Renault inicia hoje a produção do Kardian no Complexo Ayrton Senna. A fábrica do Paraná é a primeira do mundo a produzir esse SUV do segmento B, que inaugura uma nova plataforma, um novo motor 1.0 turbo flex e uma nova caixa de câmbio automático de dupla embreagem. O Kardian é o primeiro carro do Renault International Game Plan 2027 e será lançado no mercado brasileiro em março.


A Renault também iniciou nesta semana a pré-venda do Kardian. Os pedidos podem ser feitos no site prevenda.kardian.renault.com.br/r-pass comprando o R Pass no valor de R$ 1.000. Com isso, o cliente tem acesso a reserva do carro e entrega prioritária, além da garantia de preço de pré-venda. O carro será entregue a partir do final de março.

Na pré-venda estão disponíveis as três versões de acabamento: evolution, techno e première-edition, com preços a partir de R$ 112.790. Todas com o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm combinado ao eficiente câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch).

O Kardian se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior, como as rodas de 17 polegadas, o console mais alto com alavanca de velocidade do tipo “e-shifter”, bem como as regulagens do sistema MULTI-SENSE que permitem customizar a condução e o ambiente interno, que também pode ser personalizado por meio de opções de oito ambientes luminosos. O veículo é equipado com seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), como o controle de velocidade adaptativo (ACC) e alerta de distância segura (DW).

Fábrica moderna e sustentável

A Renault é a única fabricante de automóveis da América Latina a ser reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em ações envolvendo a indústria 4.0.


Com o Metaverso industrial, a Renault aplica as mais avançadas tecnologias no processo industrial, como inteligência artificial, máquinas e postos de trabalho conectados, gêmeo digital, mineração de dados, impressão 3D e AGVs, os veículos guiados automaticamente, dentre outras soluções, da mesma forma como o Renault Group aplica em outras unidades do mundo.

A Renault também é a primeira fabricante a ser autoprodutora de 100% da energia elétrica utilizada de origem fotovoltaica, limpa e renovável.

A fábrica do Paraná aplica tecnologias avançadas no processo produtivo desde o início da produção no Brasil, em 1998. Foi a primeira montadora do Brasil – e a primeira unidade da Renault no mundo – a adotar a pintura à base de água.

* Press Release/Renault do Brasil.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

>>> LINK DA SEMANA

 


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>>> MARCO POLO 40 ANOS


Mercedes-Benz Marco Polo comemora 40 anos

Há 40 anos, um explorador veneziano tornou-se o homónimo de uma nova autocaravana da Mercedes‑Benz: o primeiro Mercedes-Benz Marco Polo estreou-se em 1984, na altura baseado no “Bremer Transporter”. Desde então, o Marco Polo tem proporcionado a muitos viajantes excelentes recordações de viagens – da Europa à Ásia. E também evoluiu – em termos de funcionalidade, conforto e estilo. E seu futuro? Será eletrizante.


Na década de 1980, o primeiro Marco Polo foi um dos campistas compactos que definiram o segmento. Seus traços característicos: o capô curto, a pintura bege bahama e o interior bege-marrom, considerado um “must-have” para os campistas mais exigentes da época. Como o veículo básico T1 foi inicialmente produzido em Bremen, foi apelidado de “Bremer Transporter”. Com 2,97 metros de altura, o primeiro Marco Polo era uma visão imponente. Um facelift ocorreu em 1988.


O conceito básico de vida do Marco Polo permaneceu inalterado desde a primeira geração. Ainda inclui cama de teto, combinação banco/beliche na traseira, bancos giratórios do motorista e do passageiro dianteiro, kitchenette com pia, fogão e box de geladeira, além de módulos de armários e gavetas.


Em 1996, a redução da altura para menos de dois metros e a introdução de um teto retrátil tornaram a segunda geração do Marco Polo – baseada na variante Vito. Ao mesmo tempo, o interior tornou-se consideravelmente mais funcional: a combinação assento/beliche na parte traseira foi montada num sistema de calhas e podia ser movida. Os armários foram equipados com práticas persianas. A mesa podia ser arrumada no forro da porta de correr e havia acesso livre à parte traseira graças a um freio de estacionamento acionado com o pé. Um facelift ocorreu em 1999.


Em 2003, a terceira geração do Marco Polo, baseada no Viano, progrediu ainda mais em termos de funcionalidade e estabeleceu novamente novos padrões no segmento de autocaravanas. Um teto retrátil operado eletricamente, uma confortável cama de teto com elementos de mola elástica – premiado com o selo de aprovação “Aktion Gesunder Rücken” por seu design amigável para as costas – e um banco corrido com encostos rebatíveis eletricamente, bem como almofadas de ar no apoios de assento para melhor suporte lateral foram apenas algumas das inúmeras melhorias. Um facelift ocorreu em 2010.

Desde 2015, o Marco Polo é apresentado na sua forma atual, baseado no Classe V. A quarta geração do Marco Polo, baseada no MPV Classe V, estabeleceu novos padrões em termos de estética e conforto. O interior foi transformado num lounge exclusivo, desde o cockpit até à área de estar. Os destaques também incluíram e ainda incluem piso com aparência de iate, iluminação interior LED atmosférica – incluindo iluminação ambiente opcional – e uma ampla seleção de elementos decorativos de alta qualidade e estofados. Desde a renovação em 2019 e as atualizações subsequentes, o Marco Polo também oferece ainda mais tecnologia, incluindo o inovador sistema multimédia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) e a avançada unidade de controlo de campista MBAC (Mercedes-Benz Advanced Control), que transforma transformar o veículo em uma casa inteligente para viajantes e nômades digitais.


O novo Classe V Marco Polo, que foi apresentado no verão de 2023 e que celebrará o seu lançamento no mercado este ano, dá continuidade a este desenvolvimento. Entre outras coisas, impressiona com uma aparência de qualidade ainda superior no exterior e no cockpit, bem como um MBUX e MBAC aprimorados, que agora oferecem novas funções, como o controle inteligente do controle de nível AIRMATIC no modo campista. O novo modelo permite, portanto, uma experiência de glamping incomparável.


Desde o ano passado (2023), o chamado Módulo Marco Polo completou a família Marco Polo no segmento de entrada. Ele transforma as pequenas vans com a estrela, incluindo a Classe T, em micro campistas em pouco tempo. O módulo está localizado no porta-malas do veículo e é fixado com olhais de fixação. O módulo consiste em uma unidade de cama padrão para duas pessoas e uma unidade de cozinha opcional com pia e fogão a gás de botija. Se desejar, uma caixa de geladeira também pode ser adicionada e acomodada no móvel da cozinha. Outros opcionais incluem bateria auxiliar, Sleeping Package com elementos blackout e grades de ventilação com mosquiteiros nos vidros e bolsas nas janelas que podem ser instaladas entre os pilares C e D; também uma mesa e cadeiras de camping. A mesa vem com dois pés diferentes. Isto significa que pode ser instalado no exterior ou fixado na parte traseira.


O futuro do Marco Polo será a versão elétrica baseado na nova arquitetura modular e escalonável VAN.EA, “somente elétrica”, que será introduzida a partir de 2026. Com base na VAN.EA, o portfólio de RV também será eletrificado e expandido. Com base no VAN.EA, a Mercedes-Benz oferecerá de fábrica RVs totalmente elétricos de médio e grande porte no futuro. Juntamente com os seus parceiros internacionais de RV, a marca com a estrela planeia desenvolver o novo padrão da indústria para RV eléctricos.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

>>> GALERIA #0113


Nissan Patrol 4x4 Fire Truck (1981)













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>>> NOVA LINHA FOTON


Foton apresenta sua nova gama de caminhões leves e médios no Brasil

A Foton apresenta sua nova gama de caminhões Aumark para atender o mercado urbano e rodoviário de curtas distâncias. Nesse sentido, a fabricante apresenta quatro modelos. O semileve Aumark S 715, o leve Aumark S 916 e o médio Aumark S 1217 A/B. Além da novidade 100% elétrica iBlue 6T.


Os caminhões são importados da China. Mas homologados para operar no País. E chegam no momento em que a marca passa a atuar no Brasil oficialmente como subsidiária da Foton Motor Global. Seja como for, a linha Aumark está presente nas 30 revendas que a marca tem presente em dez estados e no Distrito Federal.

“A Foton está presente no Brasil desde 2011. Sempre trouxemos para este mercado nossos mais modernos caminhões. O portfólio atual tem a tecnologia e robustez necessárias para suprir todas as demandas dos clientes que trabalham com caminhões semileves, leves e médios”, afirma Darren Lu, Gerente Geral da Foton Motor Brasil.

Começando pelo caminhão 100% elétrico, o Foton iBlue 6T tem peso bruto total (PBT) de 6 t e capacidade máxima de carga útil de 3.575 kg. Além disso, vem equipado com baterias CATL de 81 kWh que acionam um motor silencioso com potência contínua de 87 cv e potência máxima de 156 cv. Com carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 km.

Seja como for, entre seus itens de série, o veículo traz freio auxiliar e controle de assistência em subida. Assim como farol automático, farol de milha, MP3 com USB, vidros elétricos, ar-condicionado e alarme.
O semileve diesel

Já o semileve Aumark S 715 tem PBT de 7 t, bem como capacidade de carga útil de mais de 4,5 t. Tem potência de 150 cv e torque de 40,8 mkgf.

Nesse sentido, o modelo usa motor Cummins F2.5 e transmissão ZF, manual, de cinco marchas. E seu tanque de alumínio tem capacidade para 120 litros de combustível.

A bordo traz volante multifuncional, sistema de controle de cruzeiro e sensor de ré. Assim como ar-condicionado, defletor de ar e banco do condutor com amortecedor mecânico.


O caminhão atende atividades de entregas urbanas. Por isso conta com comprimento total de 5.960 mm, largura máxima dianteira de 1.945 mm e altura de 2.250 mm. Do mesmo modo, a distância entre os eixos é de 3.360 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 4.200 mm.

Para percorrer com estabilidade as estradas e ambientes urbanos do Brasil, o Aumark S 715 conta com sistema de suspensão composto por molas parabólicas. Assim como amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.

O caminhão leve Aumark S 916 roda em grandes cidades asiáticas. Conta com PBT de 9 t, PBTC de 12 t. Assim como conta com capacidade máxima de carga útil de 6 t.

No trem de força, o modelo usa Cummins F3.8, de 160 cv de potência e 51 mkgf de torque. O tanque de alumínio tem capacidade para 160 litros de combustível.

Entre os itens de série, o Aumark S 916 traz volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de ré, MP3 e bluetooth e vidros elétricos. Há ainda barra estabilizadora dianteira e traseira, defletor de ar, ar-condicionado e banco do condutor com amortecedor mecânico.

A distância entre os eixos é de 3.800 mm. E o comprimento da plataforma de carga é de 5.140 mm. Seu sistema de suspensão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.

Por fim, o caminhão médio Aumark S 1217 A/B tem PBT de 11,5t, PBTC de 14 t e capacidade máxima de carga útil de mais de 8 t.

Seu motor Cummins F3.8 de 170 cv e torque de 61,2 mkgf. Além da transmissão ZF de seis marchas. A bordo, o caminhão traz volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de ré. Assim como rádio com MP3 e bluetooth, janelas com vidros elétricos, defletor de ar, ar-condicionado e banco do condutor com amortecedor mecânico.

A distância entre os eixos atinge 4.500 mm. E o comprimento da plataforma de carga pode chegar a 6.150 mm. O sistema de suspensão do caminhão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.


Toda linha conta com freios ABS, ASR (Controle Eletrônico de Tração) e ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade). E os freios são a tambor.

* Redação/Transporte Mundial.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1989 Jeep Cherokee Laredo 4X4

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>>> SAVE THE WAGONS


Audi promete continuar lançando peruas esportivas além da A6 Avant GT

A Audi vem fabricando peruas velozes há 30 anos, começando com a RS2 Avant de 1994, construída em conjunto com a Porsche. E isso não vai parar tão cedo. Quando perguntado pelos jornalistas se há um futuro para as station wagons esportivas, o gerente de projeto técnico do RS 6 GT, Nils Fischer, disse: "Eu diria definitivamente que sim, com certeza".


A edição especial RS6 Avant GT de tiragem limitada é descrita pela Audi como um "modelo que atinge seu máximo". No entanto, a empresa está se referindo estritamente à geração C8 que está saindo de linha. Uma continuação da super perua atual está chegando antes de 2026, quando a marca de luxo alemã lançará apenas veículos elétricos. Isso significa que ainda há tempo para uma geração final do RS6 com um motor de combustão.

O chefe de pesquisa da Audi & Development, Stephan Reil, já confirmou que o próximo RS6 manterá o motor a gasolina, mas com um motor elétrico incluído na mistura. Até mesmo o modelo anterior tem uma pequena dose de eletrificação com o V8 biturbo de 4,0 litros usando uma configuração híbrida-leve. Espera-se que seu sucessor empregue um sistema híbrido plug-in e, com sorte, construído em torno de um V8.


Quando o modelo da próxima geração chegar, ele terá outro nome. A Audi anunciou que os modelos A6 com motor a combustão farão a transição para a família A7, pois os carros com números pares serão os elétricos. Isso significa efetivamente que um RS7 Avant está chegando, por mais estranho que isso possa parecer. Isso permitirá que a Audi lance modelos A6 puramente elétricos, incluindo um RS6 como uma variante perua para o sedã RS6.

Protótipos de uma A6 Avant E-Tron já foram vistos em testes com a carroceria de produção completa. Essa perua elétrica será montada na arquitetura PPE que a Audi desenvolveu com a Porsche. O primeiro modelo a utilizar a plataforma é o novo Macan de segunda geração, que tem até 639 cv e 84,9 kgfm no modelo Turbo. Portanto, espere números saudáveis em um futuro RS6 Avant E-Tron.


O RS4 Avant menor, também viverá para ver outra geração com um nome diferente. O futuro RS5 Avant empregará um arranjo híbrido plug-in, de acordo com um anúncio feito pelo ex-chefe de desenvolvimento da Audi Sport, Oliver Hoffmann, em 2019.

Na estreia global do RS6 GT, um porta-voz da empresa disse que deveríamos "ficar atentos" aos modelos Avant voltados para o desempenho. O gerente de marketing de produto da Audi, Kenneth Dose, garantiu aos entusiastas que as station wagons esportivas vieram para ficar: "Acho que o passado provou que havia um passado para as peruas, e quando olhamos para as peruas e vemos como carros bonitos como esses ainda podem ser desenvolvidos, achamos que definitivamente há um futuro."


A concorrência também não está abandonando as potentes peruas. A BMW finalmente tem um M3 Touring em seu crescente portfólio M e em breve trará de volta a M5 Touring. A fabricante alemã começará a vender a M5 Touring no final de 2024 com um V8 híbrido plug-in que, segundo rumores, produzirá mais de 700 cv. Em 2025, uma M3 CS Touring mais robusta chegará ao mercado.

Na Mercedes-Benz, a AMG C63 perdeu seu robusto V8 em favor de um intrincado motor híbrido plug-in baseado em um 2.0 de quatro cilindros, restrito ao mercado europeu.


Embora o trio de luxo alemão tenha ficado obcecado com o lançamento de SUVs de todos os tamanhos, as empresas não estão desistindo das boas e velhas peruas. As mais excitantes serão todas eletrificadas para atender às regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas, embora a M3 Touring não tenha uma porta de carregamento em sua geração atual. No entanto, a BMW M confirmou que um sedã M3 elétrico está planejado na plataforma Neue Klasse, portanto, uma perua equivalente parece ser possível.

A década de 2020 provavelmente representará a última para as station wagons esportivas com motor a combustão antes que tudo se torne elétrico. Alguns dos carros podem sobreviver até o início da década de 2030, mas o tempo das peruas sem eletrificação está chegando ao fim.

* Nicolas Tavares/Motor 1.