sexta-feira, 15 de março de 2024

>>> DENZA D9


BYD e Mercedes revelam nova minivan de luxo elétrica Denza D9 na Europa

Popular nos anos 2000 e quase inexistente no Brasil em 2024, o segmento de minivans acaba de ganhar uma nova opção na Europa. Trata-se do novo Denza D9, um modelo desenvolvido pela joint-venture formada pela BYD e pela Mercedes. Com versões híbridas e elétricas, o novo Denza D9 deve chegar ao mercado europeu até o fim deste ano.


Fundada em 2010, a Denza nasceu em uma parceria entre a Mercedes e a BYD em uma época em que a chinesa ainda era bem pouco conhecida fora de seu país de origem. Inicialmente, tratava-se de uma parceria igual entre as duas marcas, mas a montadora alemã reduziu a participação para apenas 10% em 2021.

Apesar disso, o design do novo Denza D9 não lembra em nada os carros da Mercedes ou da BYD. Na dianteira, o destaque fica para os faróis de LED com design afilado e integrados à enorme grade dianteira, que traz barras verticais e design fechado na versão elétrica – e elementos retangulares na híbrida.


Na lateral, há portas traseiras de correr com maçanetas integradas às dianteiras. A minivan ainda conta com um arco prateado na parte superior da carroceria. Já na parte de trás, o visual lembra o antigo Kia Carnival, com lanternas de LED de aspecto horizontal interligadas pela tampa do porta-malas, que também abriga a placa.

No interior, há diferentes materiais macios de acabamento nos bancos, painel e portas. Nas fotos de divulgação, o Denza D9 conta com tonalidades de couro marrom e creme. O painel de instrumentos é digital e a central multimídia fica em posição destacada. Com foco em luxo, a capacidade é para 7 passageiros.


Além disso, também há itens como os assentos ventilados, reclináveis e com função de massagem, um frigobar para até 6 garrafas, telas multimídia para os passageiros traseiros e sistema de som premium.

A Denza não revelou as especificações do D9 para o mercado europeu. Na China, a minivan é oferecida em opções híbridas plug-in de 300 cv ou 405 cv, com tração dianteira ou integral. Já as elétricas possuem variantes de 310 cv ou 370 cv, com alcance de até 620 km no ciclo chinês, que é bem mais otimista que o europeu WLTP ou o PBEV brasileiro.


Mirando a briga direta com modelos como o Volvo EM90 e o Lexus LM, o novo Denza D9 ainda não teve os preços revelados para o mercado europeu. E para a tristeza dos fãs de minivans brasileiros, o modelo ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

* Henrique Silva/Portal Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário