sexta-feira, 22 de março de 2024

>>> RARIDADE NO LEILÃO


Raro Mercedes 500 GE 6.0 AMG é vendido em leilão

A Mercedes-Benz construiu apenas 446 exemplares do Mercedes 500 GE equipados com o motor V8 em 1993 e apenas 13 desses modelos foram oficialmente convertidos pela AMG. Um deles, um Mercedes-Benz 500 GE 6.0 AMG que foi entregue em setembro de 1993 no Japão, foi vendido recentemente em um leilão da Sotheby’s por US$ 218.500.


A Mercedes-Benz só construiu o primeiro Classe G com motor V8 em 1993 e o apresentou no Salão Automóvel de Genebra em março de 1993. O Mercedes 500 GE tinha o motor V8 M117 de 5 litros sob o capô, desenvolvendo 240 cv e 38,2 m.kgf de torque. O Classe G V8 atingia uma velocidade máxima de 180 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos.

A Mercedes-Benz planejou produzir uma tiragem limitada de 500 exemplares, mas no final, apenas 446 exemplares foram construídos. A razão foi que a Mercedes não tinha mais motores M117 disponíveis, pois este motor foi substituído naquela época pelo novo M119. No entanto, o novo motor M119 V8 com quatro válvulas por cilindro não cabia sob o capô do Classe G. Esta é a razão pela qual apenas 446 exemplares foram produzidos.


Na época, o Mercedes-Benz 500 GE custava 178.250 DM, o dobro do preço de um G 320 de seis cilindros, que custava 88.500 DM. Em comparação, o Mercedes G 500 GE também era muito mais caro do que um Mercedes 500 SE W140 com motor V8 M119, que custava 129.030 DM.

Um dos motivos do alto preço do Mercedes 500 GE foi, além da exclusividade, o luxuoso equipamento de série com interior em couro preto com elementos contrastantes, folheado a nogueira nos acabamentos em madeira do console central, partes da alavanca do freio de mão, as duas caixas de câmbio alavancas seletoras e elementos de acabamento nas portas, transmissão automática, ar condicionado, controle de cruzeiro, teto solar deslizante, volante em couro e bancos aquecidos. Todas as unidades foram pintadas em azul ametista metálico.


A grande diferença entre o Mercedes G 500 GE e o resto da gama era a falta de um diferencial bloqueável no eixo dianteiro. O carro estava equipado com pneus Bridgestone 265/70 R16H montados em rodas de alumínio. Esses pneus foram os únicos pneus off-road aprovados para uma velocidade máxima de 210 km/h. O Mercedes 500 GE V8 estava disponível apenas na versão de longa distância entre eixos com distância entre eixos de 2.850 mm.

Dos 446 exemplares do 500 GE V8, a AMG converteu oficialmente apenas 13 exemplares e substituiu o V8 de 5 litros por um motor V8 de 6 litros. Chamado de Mercedes-Benz 500 GE 6.0 AMG, ele tinha um motor V8 de 6,0 litros sob o capô, desenvolvendo 300 cv. O exemplar vendido no leilão da Sotheby’s em Dubai foi entregue ao Japão em 3 de setembro de 1993 e atualmente tem 119.984 km a bordo. A Sotheby’s estimou um preço de venda entre US$ 150.000 e US$ 200.000, mas no final foi vendido por US$ 218.500.


O Mercedes-Benz Classe G com motor V8 tornou-se parte da gama padrão em 1998. O motor V8 M113 produzia 296 cv e, em 1999, a AMG introduziu a versão G 55 AMG para marcar o 20º aniversário do Classe G. O motor V8 de 5,5 litros de aspiração natural com três válvulas por cilindro e ignição dupla desenvolvia 354 cv.

O primeiro Classe G com motor V12 foi lançado em 2002: o G63 AMG com 444 cv. O próximo G63 AMG lançado em 2012 tinha um motor V8 biturbo de 5,5 litros desenvolvendo 544 cv. O modelo top G65 AMG com motor V12 biturbo de 6 litros desenvolveu 612 cv e 102 m.kgf de torque.


Em janeiro de 2018, no Detroit Motorshow, a Mercedes-Benz apresentou a nova geração do Classe G, que é oferecida com dois motores V8: o G 500 com motor V8 biturbo de 4 litros e 421 cv e o AMG G 63 com motor V8 de 4 litros bimotor e 585 cv.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

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