quarta-feira, 8 de maio de 2024

>>> LADA NIVA PICAPE


Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape

Historicamente lembrado como símbolo da indústria automobilística da Rússia, o longevo Lada Niva segue firme e forte em produção no país há quase 50 anos. Por lá, tem a carroceria SUV como principal opção disponível, mas pode ser adquirido também com proposta voltado para outras aplicações. É o caso da curiosa variante picape, oferecida tanto com cabine simples quanto com cabine dupla e vocação estritamente comercial.


Dependendo da opção escolhida, o Niva picape acomoda até 3.500 litros de volume de carga e tem distância em relação ao solo entre 20,5 e 24 cm. O comprimento máximo é de 4,44 metros e, sozinho, o baú acoplado à carroceria pode medir entre 1,77 e 2 metros. Existe até mesmo variante com câmara fria para transporte de alimentos perecíveis (carnes, sorvetes e itens congelados).




O que não muda em relação ao SUV padrão é o design da dianteira e do interior, que é basicamente o mesmo desde o lançamento do Niva em 1977. A presença de itens de tecnologia, conectividade e conveniência é quase nula, especialmente por conta da idade do projeto. Além disso, o foco do carro é outro: oferecer durabilidade, confiabilidade e resistência pelo menor custo possível. Custa no mercado russo o equivalente a R$ 60.000.


Sob o capô, segue sem alterações o motor 1.7 a gasolina de 84 cv sempre associado ao câmbio manual de 5 marchas. O sistema de tração é 4x4 e desde o lançamento é considerado um dos principais diferenciais do modelo. Tem acionamento por alavanca, na forma convencional, e bloqueio central do diferencial. Dados de fábrica indicam consumo de 8,3 km/l e máxima de 110 km/h.

* Dyogo Fagundes/Motor 1.

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