segunda-feira, 24 de junho de 2024

>>> DAILY ELÉTRICO NO BRASIL


Iveco inicia importação e comercialização da Daily elétrica

A Iveco anunciou a importação e comercialização da linha Daily elétrica no Brasil. Inicialmente serão disponibilizados o furgão 42S com capacidade 9m³ e duas versões do chassi-cabine: a 42S e a 72C, este segundo com rodado duplo no eixo traseiro.


Os veículos são produzidos em fábrica da Iveco em Suzzara, na Itália e chegam adaptados às condições de operação no Brasil. A Daily elétrica, foi apresentada ao público brasileiro pela primeira na Fenatran de 2022.

O eDaily tem potência de 134 a 193cv, torque de 300 a 400Nm e disponibiliza três modos de condução: Eco (com economia de energia), Natural (desempenho e economia) e o Power (alta potência). Como nos demais veículos elétricos, conta com sistema regenerativo que aproveita a energia de frenagem para recarregar as baterias.

Daily elétrica pode operar com até três baterias. A autonomia pode chegar a 110km com uma bateria ou até 300 km com um conjunto de três. Cada unidade tem peso de 270kg, por esse motivo a Iveco recomenda ao cliente a escolha mais adequada à sua operação. O objetivo é não perder capacidade de carga útil, conforme observa Bernardo Brandão, diretor de pós-vendas da marca.

De acordo com Brandão, as baterias têm 2.500 ciclos de carregamento e duração de cerca de 10 anos. A garantia para mais de um conjunto é de 200 mil quilômetros e de 100 mil para o eDaily com uma unidade. As baterias são produzidas pela FPT, empresa do Grupo do qual a Iveco também faz parte.

O eDaily chega ao mercado brasileiro com planos de manutenção de até 60 meses. A opção pelo Essencial cobre manutenções preventivas; o Essencial Plus cobertura das manutenções preventivas mais os itens cobertos pela garantia. Já o plano Completo reúne os itens dos dois anteriores mais manutenções preventivas.


Bernardo Brandão destaca as vantagens do modelo elétrico como, por exemplo o intervalo duas vezes maior das revisões em relação ao Daily a diesel. Outro ponto citado pelo executivo é a redução em até 70% do custo com consumo, podendo chegar a 90% se o cliente gerar a energia elétrica. Outro diferencial é a isenção de até 50% no valor do IPVA.

O Daily elétrico é entregue ao cliente com conectividade embarcada de última geração mais a versão completa de monitoramento Iveco On. Márcio Querichelli, presidente da montadora para a América Latina, afirma que Iveco destinou R$ 100 milhões para trazer o eDaily ao Brasil. O valor contempla o período de 2024 a 2026.

O valor inclui principalmente a regionalização do produto para o mercado brasileiro, capacitação da rede, pós-vendas e serviços. Segundo Querichelli, o trabalho envolveu testes (50 protótipos) e mais de 300 pessoas do Brasil, incluindo profissionais da engenharia e de outras áreas da empresa.

Os modelos elétricos serão comercializados inicialmente nas regiões metropolitanas das cidades de São Paulo e de Belo Horizonte/MG a preços de varejo a partir de R$ 549. Os clientes do Daily elétrico recebem junto com o veículo um carregador elétrico. O tempo de carregamento total da bateria de 8 horas, mas com o carregador NextPro de 90KW o tempo é de uma hora.

A Iveco pretende trazer 50 unidades em 2024, das quais 26 eDaily já desembarcaram no Brasil. Os veículos serviram o processo de validação final e também para atender clientes da marca. Os modelos são disponibilizados com opções de entre eixos: 3.520mm e 4.350mm.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, motoristas habilitados com CNH categoria B podem dirigir veículos de carga com PBT máximo de 3,5 toneladas. No caso do eDaily 42S, o furgão excede esse limite, porém Márcio Querichelli afirma que essa questão já quase quase resolvida junto às autoridades de trânsito em Brasília.

A expectativa da Iveco é encaixar o eDaily 4,2 na categoria B. “Estamos falando desde fevereiro com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) para obtenção de permissão para motoristas com habilitação Categoria poderem dirigir veículo elétrico com PBT acima de 3,5 toneladas”, disse Querichelli.

Segundo o executivo, a liberação está na reta final. Lembrou que na Europa também existe a limitação de peso para motoristas que não têm Carteira Profissional, mas já foi liberado para veículos de carga elétricos de até 4,2 toneladas de PBT. A expectativa é que aconteça a liberação também no Brasil.

* João Geraldo/Transporte Mundial.

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