segunda-feira, 30 de setembro de 2024

>>> VÍDEO DA SEMANA


 

1979 Volkswagen Bus Westfalia

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>>> REFERÊNCIA A HIDROGÊNIO


Renault apresenta o novo Master H2-Tech Prototype no Salão de Transportes IAA de Hannover

O Novo Renault Master é o único veículo de sua categoria fabricado na França, com uma plataforma que permite diferentes motorizações (a combustão, elétrica e a hidrogênio) e todas as variantes de carrocerias fabricadas na mesma linha de montagem na fábrica de Batilly (nos arredores de Metz). A produção dos motores, caixa de câmbio e a montagem das baterias são realizadas na França e 84% dos fornecedores estão localizados na França.


Além das versões a combustão e elétricas já comercializadas, o novo Renault Master também estará disponível com a motorização a hidrogênio H2-Tech ao final de 2025. Esta estreia mundial do Master H2-Tech Prototype anuncia as características da nova versão do furgão Master zero emissão desenvolvida pela HYVIA, a joint venture entre o Renault Group e a Plug dedicada à mobilidade a hidrogênio.

Pioneira e líder em veículos comerciais leves elétricos há 15 anos, a Renault adotou a mesma estratégia para desenvolver suas soluções a hidrogênio, oferecendo mais uma opção de motorização sem comprometer o uso, além de oferecer um ecossistema construído para e com os clientes pessoa jurídica.

Oferecendo a melhor autonomia de seu segmento, de 700 quilômetros, bem como um tempo de recarga de 5 minutos, o Renault Master confirma sua posição de nova referência também movida a hidrogênio.


Sem abrir mão de nada, esta versão zero emissão é adaptada aos diferentes usos intensos dos clientes pessoa jurídica, com versões furgão, plataforma-cabine, chassi-cabine e customizável para as necessidades de uso mais exigentes, graças aos nossos encarroçadores autorizados Renault Pro+.

O Novo Renault Master H2-Tech Prototype é uma grande inovação, cujo pioneirismo foi possível graças a toda a expertise em H2 desenvolvida pela HYVIA há mais de 3 anos, contando com o feedback dos clientes das duas primeiras versões H2-Tech, já disponíveis desde 2023.


Esta inovação oferece confiabilidade e performance, graças a uma a arquitetura a hidrogênio totalmente integrada na plataforma desde a concepção do veículo, preservando tanto o tamanho da área de carga como a carga útil.

A arquitetura Dual Power a bateria & célula de combustível de nova geração conta com uma eficiência energética para oferecer uma autonomia inédita de até 700 km WLTP*, além de um sistema multimídia integrado que permite uma gestão otimizada da autonomia e do consumo de H2.

O futuro Renault Master H2-Tech será comercializado pela Renault e se beneficiará de uma rede de concessionárias especialistas na motorização H2-Tech treinados para atender as particularidades para da venda e do serviço pós-venda desta nova versão a hidrogênio. O veículo será totalmente integrado na gama veículos comerciais leves da Renault e contará com toda a expertise comercial da marca.


O Renault Master H2-Tech sempre se beneficiará da expertise em H2 da HYVIA, com sua capacidade para iniciar, desenvolver e acompanhar os ecossistemas H2 com uma gama de modelos única e completa, que vai desde os furgões a hidrogênio, estações de recarga em H2, fornecimento de hidrogênio descarbonizado até soluções de financiamento.

* Press Release/Renault do Brasil.

>>> eACTROS 600 PREMIADO


Mercedes-Benz eActros 600 é eleito como o “International Truck of The Year 2025”

Jornalistas que cobrem o setor de veículos comerciais em 24 países europeus votaram no Mercedes-Benz eActros 600, caminhão elétrico à bateria, como o “International Truck of The Year 2025”. Esta é a premiação mais importante no setor.


Em sua argumentação, o júri elogiou o conceito tecnológico inovador do caminhão pesado elétrico da Mercedes-Benz para longas distâncias, que impressionou pela moderna tecnologia de tração, alta eficiência energética e autonomia de 500 quilômetros sem carregamento intermediário. Esses números foram alcançados no “eActros 600 European Testing Tour 2024” – uma jornada de desenvolvimento do caminhão elétrico de mais de 15.000 quilômetros, passando por um total de 22 países. Em vários estágios desse tour, em teoria, teria sido até mesmo possível alcançar autonomias acima de 600 quilômetros sem carregamento intermediário. Ao longo de toda a rota, os dois caminhões de longa distância foram carregados exclusivamente em pontos de recarga públicos.

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, recebeu a premiação de Gianenrico Griffini, presidente do júri do ItotY, num evento realizado na IAA Transportation 2024 em Hannover, na Alemanha.

“Desde o início, a Mercedes-Benz Trucks projetou o eActros 600 como um caminhão elétrico. O resultado é um veículo de última geração movido à bateria elétrica, apropriado para uma ampla gama de aplicações de longa distância”, diz Gianenrico Griffini, resumindo a decisão do júri.

“Estamos orgulhosos e empolgados com a premiação. Quase todos os membros do júri dedicaram algum tempo ao volante, testando o eActros 600 em rodovias por toda a Europa. Assim, eles tiveram a oportunidade de experimentar pessoalmente a capacidade de desempenho do caminhão. Hoje é um dia de orgulho para as equipes que trabalharam com tanto afinco nos últimos anos para fazer desse caminhão um líder de mercado”, afirma Karin Rådström.


De acordo com as regras do júri, o título é concedido anualmente ao caminhão que realizou a maior contribuição para inovações no transporte rodoviário em termos de eficiência, emissões, segurança, dinâmica veicular e conforto. Desde a introdução da premiação “International Truck of The Year”, em 1977, a Mercedes-Benz Trucks ganhou o título dez vezes. Neste ano, a fabricante também impressionou o júri pela primeira vez com um veículo movido à bateria elétrica.

Os vários jornalistas do ITotY que participaram do eActros 600 European Testing Tour 2024 elogiaram a aerodinâmica da nova cabina ProCabin. A aerodinâmica aprimorada é particularmente importante para os caminhões movidos à bateria elétrica no transporte em longas distâncias, pois a resistência do ar é um dos principais fatores que influenciam o consumo de energia. Além disso, mais energia pode ser recuperada, levando a uma maior autonomia.

O desempenho do conjunto de propulsão, a aceleração suave e o ambiente de trabalho sem vibração, com os vários programas de condução, também foram avaliados positivamente pelos jornalistas do ITotY. A Mercedes-Benz Trucks desenvolveu um novo eixo de roda elétrico, projetado para 800 V, com dois motores elétricos e transmissão de quatro velocidades, especialmente para o uso no transporte de longa distância. Os motores elétricos geram uma potência contínua de 400 kW, e uma potência de pico de 600 kW. Adicionalmente, o eActros 600 apresenta o piloto automático e controle de transmissão Predictive Powertrain Control (PPC) compatível com a tração elétrica. Este sistema considera automaticamente a topografia, o traçado da estrada e as sinalizações de tráfego para permitir o estilo de condução mais eficiente possível.

Sobre o eActros 600

Cerca de 60% das viagens de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa têm menos de 500 quilômetros, o que significa que uma infraestrutura de recarga na garagem e nos pontos de carregamento e descarregamento é o suficiente nesses casos. Para todos os outros usos, a contínua expansão da infraestrutura pública de recarga é essencial para viabilizar os transportes de longa distância em caminhões elétricos pela Europa.


Além da carga em “CCS” com até 400 kW, futuramente, o eActros 600 será habilitado para fazer recargas em megawatts “MCS”. Em abril deste ano, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks conseguiram, pela primeira vez, fazer a carga de um protótipo do eActros 600 em um posto de recarga com potência de um megawatt no Centro de Desenvolvimento e Testes da fábrica de Wörth am Rhein. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em um posto de recarga apropriado com uma potência de cerca de um megawatt.

O eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. Quando se trata de rentabilidade para os operadores de frota, o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões a longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no segmento dos transportes de longo percurso. O conceito dos transportes elétricos à bateria para longas distâncias da Mercedes-Benz Trucks é oferecer aos clientes uma solução completa, que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

>>> TRANSPORTER & CARAVELLE 2025


Novo VW Transporter e Caravelle estreiam na IAA 2024 com opções a diesel, PHEV e EV

A Volkswagen revelou as novíssimas vans Transporter e Caravelle de sétima geração, adicionando-as à sua linha que já inclui o ID. Buzz totalmente elétrico e o Multivan T7. O mais recente VW Transporter T7, baseado nos mesmos fundamentos do novo Ford Transit Custom , oferece uma gama versátil de motores, incluindo turbodiesel, híbrido plug-in e opções totalmente elétricas.


Esta nova geração vem em várias configurações, incluindo LCV (furgão, furgão plus e cabine dupla) e versões de passageiros (Kombi e Caravelle). Para aqueles que precisam de espaço extra, o Transporter T7 também oferece opções de teto alto e distância entre eixos estendida para acomodar mais carga ou passageiros.

Previsivelmente, o VW Transporter e o Caravelle compartilham suas proporções e vários painéis de carroceria com o Ford Transit/Tourneo Custom. No entanto, os designers da VW fizeram um esforço para distinguir seus modelos incorporando elementos de estilo exclusivos para diferenciá-los.


O destaque é a parte frontal renovada, misturando detalhes de design tanto da Multivan quanto da ID. Buzz. Toques distintamente VW incluem uma linha de cintura plana ao longo das janelas laterais e lanternas traseiras de LED inspiradas na Amarok com inserções na cor da carroceria. Por dentro, a cabine espelha amplamente a configuração do Ford, apresentando um cockpit digital padrão com um painel de instrumentos de 12 polegadas e uma tela de infoentretenimento de 13 polegadas, além de uma série de soluções práticas de armazenamento.


A van azul retratada representa o Caravelle no acabamento Style, projetado para nove passageiros, enquanto a van Transporter verde-amarela exibe a robusta variante PanAmericana. A PanAmericana se destaca com seus para-choques pintados, para-lamas e molduras laterais combinando e rodas de liga leve de 19 polegadas. No interior, você encontrará incrustações de aço inoxidável iluminadas nos degraus laterais, detalhes em preto de alto brilho e tecidos de assento exclusivos adornados com a marca PanAmericana.


Em termos de especificações, a VW afirma que o T7 oferece “mais espaço, carga útil, capacidade de reboque e eficiência” em comparação com seu antecessor. O T6.1 teve que ser descontinuado no início deste ano devido a não estar em conformidade com os regulamentos de segurança cibernética mais recentes da União Europeia.

Muitas opções de trem de força

Dependendo da variante, o novo Transporter mede entre 5.050 e 5.450 mm de comprimento, com distâncias entre eixos de 3.100 mm ou 3.500 mm. Ele é mais longo e mais largo que seu antecessor , resultando em uma capacidade máxima de carga aumentada variando de 5,8 a 9,0 metros cúbicos. A carga útil máxima varia até 1,33 toneladas, com uma capacidade de reboque chegando a 2,8 toneladas.


A van oferece uma escolha de três turbodiesel, um híbrido plug-in de 2,5 litros e três opções de trem de força totalmente elétrico. O diesel menos potente fornece 108 cv (81 kW / 110 PS), enquanto o EV produz 282 cv (210 kW / 286 PS). Os modelos com motor de combustão interna vêm com tração dianteira, com tração nas quatro rodas opcional disponível para os diesels mais potentes. Em contraste, as versões elétricas (e-Transporter e e-Caravelle) são de tração traseira, embora opções de tração nas quatro rodas sejam antecipadas no futuro.


O novo Transporter e o Caravelle fizeram sua primeira aparição pública no IAA Transportation 2024 em Hannover. O ator de Hollywood Jason Statham foi escolhido como o rosto da campanha, habilmente acenando para seu papel na série de filmes “Transporter”.


O VW Transporter T7 já está disponível para encomenda na Alemanha, a partir de € 36.780 (aproximadamente R$ 225.000). A produção ocorrerá na Turquia, junto com o Ford Transit/Tourneo Custom.

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>>> BYD XIA


BYD Xia 2025: minivan híbrida estreia com 260 cv e autonomia de 200 km

Antecipada através de teasers no último mês de agosto, a mais nova aposta da BYD para o segmento de minivans acaba de ser oficializada. Batizada de Xia 2025, a inédita MPV chega ao portfólio da marca com pretensões comerciais globais e equipada com sistema híbrido plug-in de última geração. A estreia pública acontece agora no Salão de Chengdu, na China, que será o primeiro país a ter o modelo à venda.


Ao todo, a BYD Xia 2025 tem 5.145 mm de comprimento, 1.907 mm de largura, 1.805 mm de altura e 3.045 mm de entre-eixos. A marca diz que a minivan está preparada para acomodar confortavelmente até 7 passageiros dispostos na configuração 2+2+3 lugares. Imagens do interior ainda não forma divulgadas, mas tudo indica que haverá acabamento bem trabalhado, materiais variados na composição do painel e a tradicional multimídia com tela giratória da BYD.

Por fora, as imagens revelam design alinhado aos mais recentes lançamentos da marca. A dianteira tem grade ampla e formada por elementos cromados, enquanto os faróis são afilados e contam com iluminação total em LEDs. Nas laterais, há portas com abertura corrediça, ampla área envidraçada e vincos bem marcados na altura das maçanetas. Por fim, a traseira conta com lanternas interligadas e tampa do porta-malas com abertura bastante ampla.


Mecanicamente, a Xia 2025 adota sistema híbrido plug-in DM-i de última geração. A BYD ainda não divulgou detalhes, mas tudo indica que o conjunto tem motor 1.5 turbo a gasolina combinado com propulsor eléctrico de cerca de 260 cv alimentado por baterias LFP (Lithium Iron Phosphate). A promessa é entregar 200 km de autonomia apenas no modo elétrico (ciclo CLTC). Confirmados os números, o sistema será um dos recordistas do mercado em termos de alcance elétrico.

A China será o primeiro mercado a receber a minivan, mas a BYD já adiantou que o alcance comercial será global.

* Dyogo Fagundes/Motor 1.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

>>> DÉCADAS DE INOVAÇÃO


Mercedes-Benz Vans, décadas de inovação no transporte de cargas


Há 55 anos – 1969: Antigamente conhecido como Hanomag-Henschel, o Bremer

Em setembro de 1969, há 55 anos, o primeiro veículo comercial leve da Hanomag-Henschel saiu da linha de montagem em Bremen, na antiga fábrica da Borgward. Isso ocorreu após a transferência da produção de furgões e peruas da fábrica de Hamburgo-Harburg. Ao mesmo tempo, a Daimler-Benz adquiriu uma participação de 51% e, assim, também comercializou os veículos sob a designação Mercedes‑Benz L 306. Na virada do ano de 1970/1971, a Daimler-Benz assumiu todas as ações restantes da Hanomag-Henschel e continuou a construir o L 306 até 1977.


Há 40 anos – 1984: A última van T1/TN saiu da linha de montagem em Bremen

Há 40 anos, em 19 de julho de 1984, a 290.958ª e última van da série conhecida internamente como T1/TN foi produzida na fábrica de Bremen. Isso marcou o fim da produção de vans Mercedes-Benz em Bremen, com toda a produção agora concentrada na fábrica de Düsseldorf, onde a T1/TN era fabricada desde 1980. A partir de então, Bremen foi usada exclusivamente como uma fábrica de automóveis. Quase 660.000 vans a mais da série foram construídas na fábrica de Düsseldorf até 1995.


35 anos atrás – 1989: Refinamento abrangente do modelo da van T1/TN

Introduzido pela primeira vez em 1977, o T1/TN foi tecnicamente revisado e melhorado para sua nova edição em março de 1989, 35 anos atrás. Os engenheiros se concentraram em três objetivos principais: mais potência, maior velocidade e menores emissões. Os dois novos motores receberam o título “Diesel 1989”. Com essa reforma abrangente, a fábrica de Düsseldorf encerrou os agitados anos 80. Um total de cerca de 900.000 vans deixaram o local em 1992.

Visualmente, as mudanças no produto incluíram o revestimento dos pilares da janela frontal nas variantes de teto alto e um novo para-choque sem ranhuras. Essas mudanças de design melhoraram a aerodinâmica em até 25%, dependendo da estrutura, levando a uma maior eficiência aerodinâmica e consumo de combustível significativamente reduzido. Por exemplo, uma van de painel com teto plano obteve uma redução de consumo de combustível de quase 23% a uma velocidade constante de 100 km/h.

O T1/TN deveu seu sucesso em várias indústrias principalmente à sua versatilidade, incluindo várias portas laterais deslizantes e traseiras (ângulos de abertura: 90°, 180° ou 270°), que foram adaptadas ao tamanho do palete Euro. Um total de 252 variantes foram oferecidas de fábrica.


Há quase 30 anos – 1995: A Sprinter é o legado da lendária T1/TN

Há quase 30 anos, em 1995, a Sprinter, uma nova van da Mercedes-Benz, alcançou um marco em muitos aspectos. A Sprinter foi o primeiro veículo comercial com uma estrela que tinha um nome em vez de códigos simples de números e letras. Ela deu início a uma ofensiva de produtos bem-sucedida para a Mercedes-Benz Vans.

O Sprinter sucedeu o Mercedes‑Benz T1/TN, uma verdadeira lenda produzida em quase um milhão de unidades ao longo de 18 anos. Embora tenha adotado o conceito técnico básico do T1/TN, todo o resto foi revolucionado. A combinação de uma carroceria autossustentável, tração traseira de alta tração, um chassi moderno com suspensão dianteira independente, equipamento de segurança exemplar e motores potentes era única. Desde o início, o Sprinter se posicionou como um verdadeiro polivalente. Graças à sua infinidade de variantes e opções, ele se tornou a primeira escolha em todos os setores e permanece assim até hoje.


No início de 2024, a Mercedes-Benz redefiniu o segmento de vans grandes novamente. A Sprinter atualizada oferece um aumento significativo em segurança, conforto e rede digital, mantendo sua flexibilidade. Com a eSprinter atualizada, a Mercedes-Benz Vans também implementa o próximo estágio de sua estratégia de eletrificação. Uma tríade de eficiência, alcance e volume de carga torna a van totalmente elétrica uma versátil e completa.


No ano que vem, a Mercedes-Benz Vans celebrará o 30º aniversário da Sprinter. Seu “irmãozinho” Vito, o versátil no segmento de vans de médio porte, também está comemorando seu 30º aniversário.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

>>> RENAULT ESTAFETTE CONCEPT


Renault Estafette Concept: O comercial leve elétrico inspirado no uso urbano e nos clientes profissionais

Impulsionados pelas plataformas de venda pela internet, os serviços de entrega de mercadorias tiveram um crescimento exponencial, enquanto os centros urbanos têm cada vez mais restrições de acesso. Considerando esta nova equação, fica evidente que os furgões de transporte tradicionais estão ficando a cada dia menos adaptados aos motoristas, clientes profissionais e comerciantes.


Por isso, graças à nova plataforma de veículos comerciais leves elétricos FlexEVan desenvolvida pela Flexis (empresa da qual o Renault Group é parceiro), a Renault está imaginando o novo furgão urbano ideal, 65 anos depois do Estafette – que em sua época revolucionou o universo dos furgões pequenos. Para isso, foram estabelecidas as especificações com base no estudo das necessidades, feedbacks e experiências de uso dos clientes profissionais, com dois focos principais: a segurança do entregador e da carga, além do ganho de tempo.


“É ótimo contribuir para dar vida à visão do Renault Group e de seus parceiros Volvo Group e CMA CGM Group, com a ambição comum de revolucionar a logística urbana para que ela seja mais sustentável, segura, integrada ao uso urbano e a serviço de todos, dos motoristas aos habitantes. O Estafette Concept é a primeira demonstração de como serão os veículos comerciais leves elétricos de amanhã: totalmente concebidos para um uso urbano, compactos e conectados, permitindo uma entrega 100% sustentável”.
Philippe Divry, CEO, Flexis SAS

Estafette, a inovação como legado

Digno herdeiro do emblemático pequeno furgão da Renault nascido em 1959, o Estafette Concept compartilha com ele bem mais do que o look divertido de seus faróis redondos. Todos eles remetem à inovação e praticidade. Enquanto seu irmão mais velho inaugurou – para toda a marca Renault (veículos comerciais leves e de passeio) – a arquitetura dianteira de motor e transmissão, permitindo liberar totalmente a área de carga, o novo Estafette 4.0 estreia a nova plataforma elétrica FlexEVan que chega para revolucionar a oferta de veículos comercial leves. Pensados para facilitar a vida dos clientes profissionais, motoristas, pequenas indústrias e comerciantes, os dois têm como característica principal a compacidade. Grandes por dentro e com dimensões contidas do lado de fora, eles transportam uma carga generosa ao mesmo tempo em que são fáceis de estacionar. Ambos contam com duas portas deslizantes, para uma praticidade e segurança inigualáveis.


Os dois veículos foram concebidos para e com os clientes profissionais. Em 1959, a Renault chegou até mesmo a organizar um campeonato nacional de entregas para o lançamento do Estafette! O Estafette Concept se tornará um veículo de produção em série, daqui a dois anos.

“Apresentando um conceito global para o seu design interno e externo, o Estafette Concept pretende transformar a percepção do veículo comercial leve de uso urbano. Assim, o design assume protagonismo com um desenho de formas doces e expressivas, destacadas pelas cores pop”. Sandeep Bhambra, Designer-Chefe da Ampere, Design Avançado e Carros-Conceito.

Com comprimento de 4,87 m e largura de 1,92 m, o Estafette Concept apresenta dimensões externas semelhantes às do Kangoo L2 (4,91 x 1,86 m). Assim como este último, este conceito pode ser estacionado em uma vaga de estacionamento clássica (menos de 5 m), mas se mostrando mais ágil devido ao diâmetro de giro entre paredes semelhante ao do Clio (pouco mais de 10 metros). Seu grande diferencial é a altura bastante superior (2,59 m vs. 1,85 m), que confere verticalidade à silhueta do modelo. Esta verticalidade contribui para uma área interna onde o motorista pode ficar em pé, permitindo uma circulação mais fluida e confortável entre o cockpit e a área de carga.


As grandes portas laterais deslizantes são abertas com um único movimento, sem a necessidade de forçar a abertura como em um furgão clássico de pequeno porte. Isso permite um ganho de tempo substancial, além de menor fadiga do punho do motorista ao final da jornada de trabalho com dezenas de entregas.

Na parte de trás, uma persiana de enrolar permite abrir totalmente a parte traseira do furgão. Ao contrário das portas traseiras convencionais, ela não exige nenhum vão adicional para sua abertura. Por isso, o furgão pode ser estacionado de ré em qualquer doca de carga, facilitando a movimentação das mercadorias. Um grande estribo se desloca automaticamente toda vez que esta persiana é aberta. Concebido especialmente para o carregamento do veículo, ele tem um volume total próximo ao do Trafic L1H2 (7,1 m3). A retirada das mercadorias é feita de forma totalmente segura e apenas pela porta deslizante lateral, pelo lado da calçada.


Perfeitamente fluidas, lisas e sem qualquer aspereza – com exceção do canto criado para destacar a moldura da grade frontal – as formas do Estafette Concept remetem à perfeição tecnológica, como um refrigerador da marca SMEG associado à suavidade dos bonecos de pelúcia tipo plush.

Se todos os tetos dos furgões de entrega fossem pintados com cores pop, nossas cidades seriam muito mais alegres vistas de cima! Esta foi a escolha do Estafette Concept, com seu teto na cor Amarelo Tropique sobre uma cabine Cinza Hélium. Já a carroceria biton também tem a vantagem de suavizar a percepção da altura do veículo fora de padrão.

A moldura da grade frontal bastante esculpida emerge das formas lisas da frente do Estafette Concept, sob a base do para-brisa, destacando a identidade de marca do veículo. As extremidades da moldura remetem de forma evidente ao logo “Nouvel’R”, que é destacado pela iluminação na parte de trás, compondo a nova assinatura em LED formada por grandes fragmentos verticais do logo.

A parte inferior frontal conta com dois grandes faróis redondos com desenho em 3D, que potencializam o efeito tecnológico. Os dois faróis são unidos por uma moldura na cor preta e integram uma câmera que exibe o monograma Renault. Este também é encontrado na parte inferior lateral da carroceria, destacando a identidade da marca.


Oferecendo visibilidade panorâmica ao condutor e permitindo uma imersão no ambiente urbano, o gigantesco para-brisa se estende para as laterais, com generosas aberturas que formam um envidraçamento em três partes. Do lado externo, as discretas molduras dos vidros contribuem para criar um efeito bastante tecnológico do tipo “viseira de capacete”, que remete aos benefícios do veículo em termos de segurança.

“A cabine de Estafette Concept tem um design bastante harmonioso, tendo sido concebida para reduzir o custo total de utilização. Este design astucioso simplifica o trabalho diário do motorista, permitindo um uso diário intenso. Já os dispositivos de segurança inteligentes foram pensados para proteger os usuários na cidade”.
Yannick Bignon, Diretor de Projetos de Design LCV, Ampere

Pintada em um tom de amarelo cítrico, a área de cockpit é formada por um único banco dedicado ao motorista. O uso do assento dobrável do lado direito foi previsto apenas para fins de treinamento. Instalado sobre um estrado, o banco do condutor oferece uma posição de dirigir confortável e segura. O condutor só precisa girar para a direita para ficar de pé, sem esforço desnecessário do tronco ou das pernas. Ele pode ficar totalmente de pé desde que sua estatura seja inferior a 1,90m. O estrado comporta 7 gavetas para acomodar diferentes objetos, sendo 3 do lado esquerdo e 4 do lado direito.

Formado por duas partes, o painel de bordo do Estafette Concept conta com um espaço tecnológico com visão totalmente desobstruída em torno do volante, com uma tela de 7’’ para o painel de instrumentos e uma grande tela de 12’’ deslocada para a direita, mas voltada para o condutor. Em sua base, no centro do volante e à esquerda, vários widgets servem de atalho para um acesso direto às funções escolhidas. O sistema multimídia de tecnologia aberta pode receber diferentes softwares relacionados ao trabalho dos usuários do veículo.

Nas extremidades do painel de bordo, duas telas verticais de 10 polegadas exibem imagens da traseira do veículo, captadas pelas câmeras externas. É impossível não notar o design cilíndrico do lado direito do painel de bordo, conferindo solidez como contraponto à elegância tecnológica das telas localizadas do lado esquerdo. Várias ranhuras encontradas tanto no cilindro como sob o painel de bordo permitem afixar diferentes módulos de porta-objetos independentes, tanto abertos como fechados.


Já um segundo cilindro com diâmetro idêntico serve de porta-objetos na parte de baixo da base do para-brisa, cumprindo a função de módulo de armazenagem. Uma série de pequenos quadrados em 3D dá vida às grandes superfícies planas e aos planos de fundo das telas.

Na parte traseira do veículo, a área de carga é separada do cockpit por meio de uma porta deslizante. Ela se fecha automaticamente quando o entregador sai do veículo ou retorna para o cockpit, mantendo sempre a carga em segurança. Dentro dela, quatro prateleiras basculantes permitem acomodar as mercadorias de forma racional e organizada.

Tanto o design externo como interno foi pensado nos mínimos detalhes, permitindo uma operação fluida e totalmente segura. Assim, durante a jornada de trabalho o motorista não precisa abrir a persiana traseira e nem sair pelo lado da rua. Tudo isso contribui tanto para sua própria segurança como da carga, que nunca fica acessível e nem visível pelo lado de fora.

Tecnologia SDV

“Para que este veículo fosse inteligente, instalamos nele um verdadeiro cérebro com dois hemisférios, ligados por um sistema nervoso de alta performance”.
Antoine Vuillaume, Diretor do Programa SDV, Ampere

Primeiro veículo do Renault Group a contar com uma arquitetura eletrônica SDV (veículo definido por software), o Estafette Concept abre caminho para os veículos comerciais leves elétricos de nova geração: inteligentes, evolutivos e modulares. Desenvolvida pela Ampere, a unidade “pure player” do Renault Group especialista em veículos elétricos inteligentes, esta arquitetura SDV diretamente conectada à nuvem é fundamental para a performance e lucratividade destes veículos. Ela permite conectar os clientes a novos serviços, atualizar o veículo durante todo o ciclo de vida e aprender com o uso dos usuários, contribuindo também para reduzir os custos de utilização em 30%.

A tecnologia SDV é especialmente pertinente nos veículos comerciais leves, pois aumenta a capacidade de personalização – uma área de grande importância e que está no centro das necessidades e dos clientes profissionais. Assim, ela permite uma capacidade de alimentação elétrica de alta performance, abrindo espaço para várias transformações essenciais como a refrigeração, ou a instalação de um sistema de iluminação específico na área de trabalho, por exemplo, sem a necessidade de ter vários fusíveis. Um painel com três tomadas elétricas de alta intensidade serve por si só de interface para conectar com segurança os novos acessórios elétricos da transformação.

Por outro lado, a modularidade dos softwares do veículo comercial leve com tecnologia SDV permite que ele se adapte ao ecossistema de todas as infraestruturas de gestão já utilizadas pelos clientes frotistas. Além disso, em função das especificidades da transformação, a tela do painel de bordo pode exibir informações específicas de forma totalmente integrada, como a temperatura interna do furgão frigorífico.

O SDV consiste em transformar a arquitetura elétrica e eletrônica para tornar um veículo inteligente. Inteligente no sentido em que ele é equipado com módulos de controle de alta performance e novos terminais conectados. Estes últimos alimentam de forma rápida e massiva todos os módulos de controle do veículo.

A evolução representada pela tecnologia pode ser comparada ao ambiente residencial, onde foi possível fazer um upgrade na velocidade de download de grandes volumes de dados, passando por uma conexão discada por modem para uma conexão ADSL e, posteriormente, por fibra. O veículo com tecnologia SDV marca uma grande evolução porque tem a capacidade de fazer o download de grandes volumes de dados de atualização, permitindo que ele integre novos conteúdos durante o ciclo de vida. Para ter a capacidade de evoluir, o software deve estar dissociado do hardware. É necessário fazer uso da plataforma de software mais perene possível e, assim como para a tecnologia de informação para uso residencial, é preciso melhorar, entre outros, a capacidade de memória e performance da plataforma.


O software de código aberto permite melhorar a gestão do consumo de eletricidade, para que os veículos elétricos sejam a cada dia mais eficientes e inteligentes. Como evoluem por meio do download das atualizações, os veículos SDV são capazes de se adaptar ao gosto do cliente, melhorando durante toda a vida útil. Soma-se a isso a particularidade do universo automobilístico, que consiste em elevar o patamar da segurança ao nível mais alto possível. Tanto a segurança dos passageiros e do entorno como a cibersegurança, ou seja, a proteção contra ataques maliciosos nos sistemas informáticos embarcados.

* Press Release/Renault do Brasil.

terça-feira, 24 de setembro de 2024

>>> IVECO NA IAA 2024


Iveco apresenta suas novidades na IAA 2024

A Iveco apresentou novidades no IAA 2024, como o seu chassi leve cabine eMoovy e o S-eWay rígido com autonomia de até 400 km. O novo caminhão pesado, traz como vantagem o recurso de carregamento rápido. Assim, fornece 200 km de autonomia adicional em menos de 45 minutos. O novo veículo conta com um eixo elétrico FPT Industrial e oferece uma capacidade total de até 490 kWh, sendo ideal para operações urbanas e regionais.


Todavia, outra novidade da marca é o eMoovy, o chassi de cabine totalmente elétrico a bateria para operar no segmento médio de 2,5 a 3,5 t de PBT. Dessa forma, o veículo é indicado para atuar na última milha, com um alcance de até 320 km. Mas pode chegar a 100 km de autonomia adicional em menos de 10 minutos. As configurações de armazenamento de energia têm uma capacidade total de até 76 kWh e a cabine define novos padrões de vida a bordo com conforto semelhante ao de um carro.


O eMoovy, produzido pela Hyundai na Coreia do Sul, é personalizado na Europa, atendendo às demandas da região. Além disso, na Europa a distribuição do modelo fica a cargo da Iveco.


Ainda no estande da Iveco, o público pode ver um protótipo do S-Way equipado com um motor especial de combustão interna a hidrogênio XCursor de 13 litros. Assim como um conceito de caminhão híbrido para serviço pesado com um eixo elétrico. E o sistema de extensão de alcance do motor Cursor H2 de 9 litros. Todas propulsões desenvolvidas pela FPT Industrial, marca do Grupo Iveco.


A Iveco e a FPT Industrial exibem ainda uma variedade de serviços para aprimorar a experiência do cliente. Ou seja, novas soluções de bordo que podem ser integradas em aplicativos do cliente e de terceiros por meio do sistema de infoentretenimento. Do mesmo modo tecnologias que fornecem informações em tempo real aos motoristas. E motores conectados à sala de controle para monitoramento remoto.


Ademais, há vários serviços baseados em IA que também que melhoram o tempo de atividade, bem como a segurança e a produtividade. Entre eles, o diagnóstico preditivo, monitoramento da saúde do motorista e roteamento inteligente.

* Redação/Transporte Mundial.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

>>> VÍDEO DA SEMANA



Ford F-Max Select Limited Edition na IAA Transportation 2024

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>>> NOVA GERAÇÃO DAF


DAF apresenta sua nova geração de caminhões pesados no IAA 2024

A DAF Trucks apresentou, durante a sua participação na IAA Transportation 2024, a nova geração DAF de caminhões pesados. São eles o XD, XF, XG e XG+ que, segundo a empresa, estão focados na eficiência de combustível, segurança e conforto do motorista.


A nova geração DAF de caminhões pesados é equipada com o motor PACCAR MX-11 e MX-13 que receberam novo sincronismo de válvulas, bomba de refrigeração de acionamento duplo, compressor de ar de dois cilindros, que segundo a montadora garante mais eficiência no consumo de combustível e emissão de CO2.

Os sistemas Turbo e EGR também foram atualizados e foram inseridos novos injetores de combustível. Uma nova estratégia de troca de marchas da transmissão e as otimizações do motor resultam redução de 7% rpm na velocidade de cruzeiro (950 em vez de 1.030), dependendo da configuração.


A nova geração também recebeu o sistema de câmera DAF Digital Vision (substituindo os espelhos convencionais). O Controle de Cruzeiro Preditivo e os pneus de baixa resistência tornam-se padrão nas versões 4×2 e 6×2* para oferecer outro ganho de eficiência de combustível de 6%.


Para clientes que não solicitaram esses recursos antes, o consumo total de combustível e o benefício de CO₂ serão de até 9%. Na prática diária, o ganho de eficiência de combustível pode ser ainda maior, pois o pacote aerodinâmico também é padrão. Segundo a empresa , um ganho adicional de 3% pode ser obtido por meio de melhorias na linha de transmissão e aerodinâmica.


Todos os caminhões DAF da Nova Geração vêm com uma assinatura PACCAR Connect de 10 anos, plataforma de gerenciamento de frotas on-line que fornece informações em tempo real sobre o desempenho de toda a frota, veículos individuais e motoristas para otimizar a eficiência e os retornos.


Todos os caminhões DAF de nova receberam uma gama completa de tecnologia de segurança. O Advanced Driver Assistant Systems (ADAS), ão entregues de fábrica. Isso inclui Advanced Emergency Braking System, Drive-off Assist, DAF Side & Turn Assist, Lane Departure Warning e Speed ​​Limit Recognition. E para melhorar o desempenho de segurança, o Event Data Recorder registra imagens e dados quando o aviso de freio AEBS é ativado, enquanto a nova DAF Drowsiness Detection avalia o estado de alerta do motorista.


A DAF aproveitou a sua participação na IAA Transportation 2024, para exibir sua gama completa de veículos elétricos XB, XD e XF para aplicações urbanas, regionais e de longa distância. Esses caminhões apresentam linhas de transmissão altamente eficientes e baterias modulares para alcances de “emissão zero” de até 500 quilômetros com uma única carga. Todos os caminhões elétricos DAF usam baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) com alta densidade de energia, o que é muito vantajoso em termos de segurança térmica, vida útil da bateria e número de ciclos de carga.

* Daniela Giopato Da Silva/ O Carreteiro.