quarta-feira, 18 de setembro de 2024

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

2025 Volkswagen Taos

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>>> 20º TOUR OF THE LEGENDS


Turnê de aniversário: Mercedes-Benz e Setra, comemoram o 20ª Passeio Alemão de Veículos Comerciais Históricos

Com o “Tour of the Legends”, os organizadores (a ETM Verlag de Stuttgart em cooperação com o transitário Fehrenkötter) celebraram o 20º tour pela Alemanha para veículos comerciais históricos. Eles prestaram homenagem aos criadores e apoiadores do tour, como o fundador Robert Fehrenkötter, bem como aos primeiros colecionadores de veículos comerciais, como August Alborn, Emil Bölling e Hans Witteler, bem como às lendas automotivas. Afinal, desde a invenção dos ônibus e caminhões, eles garantiram a mobilidade de pessoas e mercadorias e, portanto, também a prosperidade da sociedade.


Os caminhões e ônibus Mercedes-Benz, assim como os ônibus Setra, estão entre os clássicos em 125 anos de história de veículos comerciais. Oito dos monumentos culturais rolantes das coleções clássicas da Daimler Truck participaram da turnê pela Alemanha este ano – incluindo dois dos caminhões com design de cabine convencional populares entre o público da era do Milagre no Reno, durante a qual ajudaram a reconstruir e reacender o desejo de viajar.

O Mercedes-Benz LAK 315 de 14,7 toneladas foi construído entre 1953 e 1958 na fábrica de Gaggenau e era idêntico em design ao seu antecessor, o L 6600, que a Mercedes produzia lá desde 1950. O caminhão basculante com tração nas quatro rodas para a turnê pela Alemanha remonta a 1955, chegou à Mercedes-Benz Trucks Classic da frota do especialista em cascalho e areia Emil Bölling – um dos primeiros apoiadores da turnê pela Alemanha – e está em uma condição original e amorosamente restaurada. Nem é preciso dizer que este veículo tinha que estar na turnê no ano de aniversário.

Ônibus como o Mercedes-Benz O 3500 de 1950 também ostentavam orgulhosamente o design convencional com o capô longo nessa época, já que o ônibus completamente novo compartilhava a base técnica com a série de caminhões L 3500. Em 1949, o ônibus foi idealizado em Sindelfingen, antes de ser produzido como o primeiro veículo na fábrica de Mannheim a partir de 1951.

No final da produção em 1955, ele havia vendido mais de 6.000 unidades, tornando-se o ônibus de maior sucesso de sua época. Originalmente, a Daimler-Benz entregou o O 3500 da turnê pela Alemanha à polícia em Berlim Oriental, que entregou o veículo para rotas de serviço regulares na cidade de Potsdam após cinco anos. Ele ficou em serviço lá até 1975, quando um entusiasta comprou e restaurou o veículo. Nesta primavera, a Daimler Buses mais uma vez reformou tecnicamente o O 3500 em Neu-Ulm.

Outra atração pública é o Mercedes-Benz LP 333. Seus amigos carinhosamente se referem ao caminhão de três eixos como “Milípede”. Com dois eixos dianteiros direcionais, o veterano é um destaque de todo evento clássico. A Daimler-Benz AG, o nome sob o qual a empresa estava negociando na época, respondeu às chamadas leis Seebohm com este design, que parece pouco convencional da perspectiva de hoje. No final dos anos cinquenta, o Ministro Federal Alemão dos Transportes Hans-Christoph Seebohm limitou a massa bruta permitida de caminhões e apenas veículos de três eixos foram autorizados a mover um total de 16 toneladas como veículos individuais.


Com um peso morto de 8,3 toneladas e uma carga útil de nove toneladas, o LP 333 permaneceu sob o regulamento de 16 toneladas para veículos de três eixos. Quando as leis foram revisadas logo depois e os veículos de dois eixos foram autorizados a pesar 16 toneladas novamente, o LP 333 desapareceu do intervalo. Até 1961, a Daimler-Benz construiu apenas 1.833 desses veículos. Hoje, apenas alguns exemplares em condições de rodar ainda estão nas ruas. No entanto, o curto tempo de produção foi suficiente para ajudar o conceito de cabine sobre motor a se destacar.

O Mercedes-Benz LP 323, lançado um ano depois, também é testemunha disso. Assim como o LP 333, o “P” na designação do modelo também significa Pullman. O nome foi derivado dos vagões ferroviários de luxo americanos. O design compacto do veículo de cabine sobre motor de 7,4 toneladas permitiu uma plataforma mais longa com uma distância entre eixos mais curta, o que beneficiou a carga útil e a manobrabilidade do veículo. O veículo serviu fielmente à turnê pela Alemanha até 1991 – mais recentemente em uma loja de produtos de metal. O LP 323 foi então restaurado ao longo de doze anos de trabalho detalhado na fábrica de Wörth.


Em 1963, a Mercedes-Benz lançou um veículo com um design de cabine completamente novo para caminhões pesados. Grandes janelas e um design angular eram as marcas registradas e, ao mesmo tempo, ofereciam visibilidade geral sem precedentes. Como a cabine era mais alta do que no antecessor, o túnel do motor no interior era significativamente mais baixo e agora tornava possível subir para o lado do passageiro dianteiro. Nem é preciso dizer que o “P” também tinha que estar na designação do modelo aqui. O veículo também ostentava uma série de inovações técnicas.


O novo motor de injeção direta a diesel OM 346 reduziu significativamente o consumo de combustível em comparação com seu antecessor e o novo sistema de freio de circuito duplo/linha dupla aumentou significativamente a segurança. Como a cabine não era inclinável nesta série de modelos, os principais conjuntos correspondentes eram acessados ​​por meio de abas de manutenção na frente da cabine e em ambos os lados. É por isso que o veículo logo recebeu o apelido de “Calendário do Advento”. Nosso veículo viu a luz do dia em 1964 e ainda está em ótimas condições, restaurado, com o motor e a transmissão originais, depois de mais de 2 milhões de quilômetros.


O Mercedes-Benz L 1113 também foi resultado das leis de Seebohm, mas, em contraste com o LP 333, era um favorito perene. Inicialmente, a Daimler-Benz apresentou o caminhão convencional de serviço médio com um capô curto com faróis que lembram olhos revirados como o L 322 em 1959 e o produziu a partir de 1963 sob a designação de modelo L 1113 por um total de 25 anos. Na época da reformulação da marca, ele também era equipado com o motor diesel de injeção direta OM 352 – também um best-seller, que foi a primeira escolha para caminhões médios da Mercedes-Benz por décadas. O veículo para a turnê pela Alemanha foi registrado pela primeira vez em 1966 e funcionou por 20 anos em um vendedor de frutas antes de se tornar parte da coleção Mercedes-Benz Trucks Classic.



O Setra S6, por sua vez, é uma escolha popular para transporte de passageiros. Com um comprimento de 6,7 metros, o ônibus clube pintado de vermelho e branco, atemporalmente lindo, da coleção clássica da marca, é o menor Setra já construído. Do envidraçamento da borda do teto à suspensão independente das rodas com suspensão de torção de borracha progressiva em ambos os eixos, o ônibus compacto de 1962 é o epítome da viagem contemporânea e confortável para até 25 passageiros.


Com sua carroceria autossustentável e motor traseiro da Henschel, ele oferecia a mesma estrutura técnica básica dos modelos maiores da Setra. O exemplar para a turnê pela Alemanha pertencia originalmente à Universidade de Ciências Aplicadas de Ulm. Ela usou o ônibus para medições e em 1972 o trocou por outro veículo em perfeitas condições e com apenas 25.000 quilômetros no hodômetro.




Em 1984, os caminhões “Light Class” substituíram os modelos LP, que dominaram seu segmento por quase 20 anos, e marcaram o início do design moderno de caminhões com uma seleção abrangente de modelos, de caminhões semirreboque a chassis e caminhões basculantes, bem como uma gama finamente graduada de variantes de peso e motor. O design da Light Class com sua borda clara e funcional substituiu as formas redondas e divertidas da série de modelos anterior. Isso é demonstrado pelo participante Mercedes-Benz 814, com uma carroceria com o slogan publicitário para o lançamento no mercado: “Mais leve em forma”.


Apesar da idade, todos os oito veículos estão em forma impressionante. Isso também é uma vantagem. Assim como na primeira turnê pela Alemanha em 1987, a 20ª edição também correu do oeste para o sul da Alemanha. De Brilon na região de Sauerland, onde o comboio se formou na concessionária Mercedes-Benz Witteler, a jornada foi para Fladungen na Baixa Francônia e para a Alta Baviera via Kirchberg an der Jagd.


O comboio parou inicialmente em Forstinning. A rota continuou pela fronteira austríaca até Lengau em Innviertel (Alta Áustria) e via Ainring em Berchtesgadener Land até Wörgl no Tirol. Após um total de seis etapas e mais de 1.200 quilômetros, o “Tour of the Legends” concluiu em Dachau, muito perto da capital do estado da Baviera, Munique.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

terça-feira, 17 de setembro de 2024

>>> APOSENTADORIA


Após 26 anos, Peugeot finalmente aposenta a Partner na Argentina

Todo país tem um modelo que acaba durando um pouco mais do que deveria, seja por ser um carro único, seja pelos seus atributos no mercado. No Brasil tivemos um ótimo exemplo disso: A Kombi. A versatilidade e simplicidade do modelo da Volkswagen levaram o utilitário a permanecer como a principal ferramenta de trabalho de feirantes, empresas de transporte e ''vans de escola'' por 56 anos.


Algo similar acontece com o utilitário Peugeot Partner, o modelo começou a ser fabricado em 1998 na fábrica de El Palomar (ARG) na primeira geração e nunca mais mudou. Mas agora, vinte e seis anos depois, o grupo Stellantis anunciou que está descontinuando a produção do Peugeot Partner na versão Patagónica na Argentina. "O modelo já está em processo de runout", disse ontem Pablo García Leyenda, diretor de vendas da Stellantis no país.

O termo "runout" é traduzido como "descontinuado" e se aplica a um modelo que está em processo de fim de produção. García Leyenda acrescentou que restam poucas unidades em estoque nas concessionárias, que devem ser vendidas antes do final do ano.

O executivo esclareceu que esse processo de "esgotamento" se aplica apenas à versão Patagónica. A variante de carga (Partner Furgão) permanecerá em produção até segunda ordem, junto com a versão equivalente da Citroën também feita lá, a Berlingo. As declarações de García Leyenda foram feitas em uma coletiva de imprensa para o lançamento dos novos Peugeot 208 e 2008 fabricados em El Palomar.


Como de costume nesses casos, a Stellantis fornece informações limitadas sobre cada marca em cada coletiva de imprensa. Por esse motivo, não foram fornecidos detalhes sobre o futuro do Citroën Berlingo Multispace, opção de passageiros que é "gêmea" da Partner Patagónica. Embora não haja confirmação oficial nesse caso, tudo indica que ele seguirá o mesmo caminho do Partner: a versão de passageiros (Multispace) será descontinuada e a variante de carga (Berlingo Furgão) permanecerá em produção. Somente as versões turbodiesel serão mantidas (as versões a gasolina foram descontinuadas em abril por lá).

No início de setembro, o site oficial da Peugeot Argentina deixou de oferecer o Partner Patagónica. Enquanto estava online em agosto, o modelo um preço de tabela de 22.712.700 de pesos (cerca de R$ 129.000). Apenas o Partner Furgão continua sendo oferecido na página. O site da Citroën Argentina, por outro lado, continua a mostrar o Berlingo Multispace e o Berlingo Furgão.

Em todos os casos, eles são o mesmo projeto original do agora extinto Grupo PSA. Como dissemos, esses veículos comerciais começaram a ser produzidos na Argentina em 1998 e hoje têm um registro curioso: são os veículos mais antigos produzidos na Argentina, com 26 anos de existência.


Durante esse tempo, os modelos Partner e Berlingo receberam várias reformulações, melhorias de equipamentos e inovações mecânicas, mas a base sempre foi a mesma: a primeira geração desses modelos, que evoluiu com diferentes gerações em diferentes mercados, mas que nunca chegaram na Argentina ou no Brasil.

Em outubro do ano passado, a agência de segurança GlobalNCAP realizou um teste de colisão na Alemanha, onde colocou frente a frente duas gerações do Partner: um Patagónica fabricada na Argentina e uma Rifter fabricada na Europa. O resultado foi desastroso para o modelo argentino, com risco de morte para todos os ocupantes. Alejandro Furas, secretário-geral da GlobalNCAP, pediu à Stellantis que interrompesse a produção de todos desses modelos imediatamente.

García Leyenda acrescentou que outros desenvolvimentos para o segmento de veículos comerciais da Stellantis na Argentina serão anunciados em breve. A Peugeot e a Citroën acabaram de lançar a remodelação do Expert e do Jumpy. Não está descartada a possibilidade de ampliar a linha de furgões com um modelo um pouco menor importado para o país.

* Carlos Cristófalo/Motor 1.

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

>>> VÍDEO DA SEMANA


1966 Volkswagen Kombi ''Shorty'' 

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>>> AUDI Q7 EM PRÉ-VENDA


Audi do Brasil anuncia pré-venda do novo Q7, modelo sete lugares da marca

A Audi do Brasil anuncia a pré-venda do novo Q7, utilitário de alto luxo da marca das quatro argolas que já pode ser encomendado na rede com mais de 40 concessionárias da marca das quatro argolas em todo o país. O modelo ganhou visual renovado, tecnologias inéditas, uma extensa lista de equipamentos e um generoso espaço na cabine para até sete passageiros. Pela primeira vez, o modelo pode receber os faróis HD Matrix LED com laser como farol alto adicional e luzes diurnas digitais com assinaturas luminosas selecionáveis. O veículo tem preço inicial sugerido de R$ 691.990,00.


“O novo Audi Q7 reúne o que temos de mais avançado em termos de tecnologia, conforto, comportamento dinâmico e versatilidade. Estamos muito orgulhosos de trazer ao mercado brasileiro o modelo renovado, que deverá seguir a sua trajetória de sucesso no segmento para quem busca um veículo de alto luxo com sete lugares”, afirma Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil.

Trajetória de sucesso

A história de sucesso do Audi Q7 teve início em 2003, quando o modelo apareceu ainda como carro-conceito no Salão do Automóvel em Detroit (EUA), com uma proposta diferenciada de condução para todos os tipos de terreno. Desde então, o Q7 se manteve fiel às suas virtudes de design, tecnologia e funcionalidade. O primeiro SUV da marca das quatro argolas foi apresentado oficialmente ao público no Salão do Automóvel de Frankfurt (Alemanha) em 2005, ano em que coincidiu com a celebração do 25º aniversário da tração integral permanente quattro com diferencial central Torsen. O novo “superlativo” da marca no segmento de utilitários, como foi nomeado pela fabricante à época do lançamento, reuniu equilíbrio, esportividade e versatilidade, sendo reconhecido desde então por tais atributos aliados ao prestígio e ampla lista de equipamentos.

A primeira geração logo se tornou um marco entre os SUVs de porte avantajado, com seus mais de cinco metros de comprimento e distância entre eixos de aproximadamente três metros, o que permitia ao modelo acomodar com conforto até sete ocupantes e oferecer um impressionante espaço para bagagens de até 2035 litros, com os bancos rebatidos. De 2008 a 2012, o Q7 com motorização V12, 500 cavalos de potência e 1.000 Nm de torque superou todos os seus concorrentes no segmento SUV. Desde o início da produção em 2006 até ao final da produção da primeira geração, em 2015, mais de 550 mil clientes levaram para a garagem a primeira geração do Audi Q7.

Visual elegante e imponente

O novo Audi Q7 apresenta um design ainda mais robusto e elegante nesta nova atualização. O maior e mais versátil SUV da marca das quatro argolas apresenta a nova linguagem de design da Audi. Com aspectos ainda mais minimalistas, superfícies limpas e um volume incrivelmente amplo, o novo Q7 representa a versatilidade em todas as situações.


A inconfundível grade frontal Audi Singleframe, com seu design octogonal, traz agora detalhes verticais no interior da colmeia. O visual robusto é reforçado pelas novas entradas de ar e molduras repaginadas e integradas à arquitetura renovada do veículo.

Desempenho eficiente e poderoso

O novo Audi Q7 é equipado com um motor 3.0 TFSI V6 com 340 cavalos de potência entre 5.000 rpm e 6.400 rpm, e torque de 500 Nm entre 1.370 rpm e 4.500 rpm. A transmissão Tiptronic possui oito velocidades e há ainda tração integral quattro, que permite ao modelo enfrentar com desenvoltura qualquer tipo de terreno. O conjunto mecânico proporciona ao novo Q7 um desempenho extremamente esportivo: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 5,6 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h (limitada eletronicamente).

Cabine versátil e sofisticada

O Audi Q7 possui sete lugares nos quais os ocupantes viajam com conforto e comodidade. O espaço generoso dianteiro e traseiros, aliado aos materiais nobres que revestem toda a cabine, das portas e painel dianteiro ao teto e aos revestimentos do piso, contribuem para tornar a atmosfera da cabine primorosa e requintada.


A depender da posição dos bancos traseiros, o porta-malas oferece um volume total entre 780 litros e 1.908 litros (bancos reclinados). A abertura do porta-malas, por sinal, é automática e pode ser realizada com o movimento dos pés.

Seguro em todos as ocasiões

Os sistemas de suspensão, direção, tração e frenagem do veículo desempenham um papel fundamental na criação de uma experiência de condução segura, precisa e confortável. O modelo oferece suspensão a ar adaptativa que, conforme as preferências do condutor, pode ajustar sua altura em até 60 milímetros. Na rodovia, a suspensão baixa automaticamente até 30 milímetros, dependendo da velocidade atual.


Na hora de estacionar, o remote park assist plus utiliza câmeras, radares e sensores para facilitar as manobras até mesmo nas vagas mais apertadas.

Novos equipamentos de série

O modelo ampliou a sua lista de itens de série com equipamentos que antes eram oferecidos somente como opcionais. Internamente, o modelo ganhou o kit S Line, composto por logotipos S nos bancos, volante, pedaleira em inox, e revestimento do teto na cor preta. Externamente, o modelo assimilou a nova linguagem de identificação da marca, com logotipos em Audi Rings 2D e gravação na coluna B. Equipam o modelo de série também as rodas de 22 polegadas Audi Sport (com acabamento em cinza platina fosco), acabamento exterior em High Gloss (alumínio com itens escurecidos) e três novas cores externas disponíveis (Vermelho Chili, Azul Ascari e Bege Ouro Sakhir).

Entre os principais itens de conforto e conveniência, estão ar-condicionado automático de quatro zonas; Auto Hold; Pacote de luz customizável de 30 cores; porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free; terceira fileira de assentos que proporcionam sete lugares; teto solar elétrico panorâmico "Open Sky" ; e volante esportivo em couro, multifuncional com shift-paddles e aquecimento.

Os principais itens de tecnologia e segurança incluem Airbags laterais dianteiros e sistema de airbags de cabeça; assistente de troca de faixa e tráfego traseiro e exit warning; Audi pre sense dianteiro e traseiro; câmera 360° com Park Assist e auxílio de estacionamento; controle de cruzeiro adaptativo com Active Lane Assist e assistente de emergência; faróis Full LED Matrix; e sistema de assistência elétrica com bateria de 48V – híbrido leve, ou Mild Hybrid Eletric Vehicle, MHEV, na sigla em inglês. O sistema híbrido-leve pode, dependendo do Estado ou cidade no Brasil, trazer benefícios ao consumidor.

O sistema de entretenimento conta com sistema de som Bang & Olufsen 3D com 19 alto falantes e 730 Watts de potência; Audi virtual cockpit, MMI Navegação plus com MMI touch response; Audi Phone Box Light e Audi smartphone interface. Os equipamentos opcionais são: eixo traseiro dinâmico; head-up display; Night Vision (Visão noturna); capa do retrovisor em carbono; e faróis digital MATRIX HD com luz laser e lavadores de farol.

Dimensões e cores

O novo Audi Q7 está disponível nas cores Branco Carrara; Bege Ouro Sakhir, Azul Ascari, Azul Waitomo, Branco Geleira, Prata Satélite, Preto Mito, Vermelho Chili; Cinza Daytona; além das opções de customização possíveis por meio do programa Audi Exclusive .

* Press Release/Audi do Brasil.

>>> VOLVO FH 2025


Volvo FH 2025 chega com avanços em produtividade e evolução de recursos de inteligência artificial

Recém-lançados na Europa, os veículos chegam ao mercado latino-americano com grandes novidades que aumentam a produtividade e o conforto para o motorista, com benefícios também na economia de combustível. A avançada conectividade da marca trouxe melhorias no I-See, tecnologia capaz de prever a estrada à frente. Agora, além de subidas e descidas, o sistema também se adianta às curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança durante a viagem. Os novos Retrovisores por Câmeras diminuem o arrasto aerodinâmico e contribuem para uma sensível redução no consumo, além de aumentar o campo visual. Outra inovação é o Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, com indicações em tempo real ao motorista e gestores de frota.



“Dotado de muita tecnologia, segurança, robustez e com baixa manutenção, o Volvo FH é um ícone do transporte mundial e o caminhão mais vendido no Brasil há anos. As melhorias do modelo 2025 deixaram o veículo ainda mais avançado”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. Vários dos novos recursos estarão presentes também nos modelos 2025 do Volvo FM e do Volvo FMX.

Retrovisores por Câmeras

Uma das mais visíveis novidades são os Retrovisores por Câmeras, item opcional. Muito menores do que os espelhos óticos tradicionais, esses novos componentes diminuem sensivelmente o arrasto aerodinâmico e trazem notável redução de consumo de combustível e também menos ruído ao cortarem o ar. “Além dos ganhos em segurança, por conta da avançada tecnologia de suas imagens, uma das principais metas da Volvo ao desenvolver esse novo sistema é contribuir para melhorar ainda mais o consumo de combustível, item de enorme peso na planilha de custos dos transportadores”, resume Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.


Ainda na parte externa, a Volvo promoveu alterações para aprimorar a aerodinâmica do caminhão e diminuir o impacto da resistência do ar. O caminhão também ficou mais bonito e com design mais moderno. Os projetistas desenvolveram uma nova identificação de marca, tanto nos emblemas da potência como no famoso letreiro Globetrotter. No painel frontal, a mundialmente conhecida logomarca Volvo ficou maior e mais visível.

Evolução no I-See

Mirando na constante necessidade do transportador de buscar mais eficiência e maior produtividade, a engenharia da Volvo introduziu um novo I-See, sistema que utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. No FH 2025, o dispositivo antecipa inclusive curvas e rotatórias. 


“É um avanço que traz mais previsibilidade para o condutor e proporciona maior economia de combustível e segurança, pois a inteligência do software facilita a condução”, destaca Valério. Introduzido pela marca no Brasil há mais de uma década, o I-See foi pioneiro no uso de inteligência artificial e conectividade ativa para aprimorar o desempenho dos caminhões, conceito que aos poucos foi seguido por outros fabricantes. “Agora demos mais um salto tecnológico, com uso de dados em nuvem para reduzir a velocidade e antecipar as melhores marchas também antes das curvas, um recurso inédito no mercado brasileiro de caminhões”, assegura.

Monitoramento dos pneus

A nova linha 2025 do Volvo FH trouxe outra grande novidade em produtividade: o sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, ferramenta indispensável para veículos que percorrem longas jornadas diárias. Os novos sensores montados dentro dos aros são supereficazes e monitoram a pressão baixa e também a sobrepressão, duas situações anômalas que desgastam mais rapidamente os pneus e reduzem sua vida útil, impactando nos custos da operação.


Com o novo sistema, o condutor fica sempre informado e atualizado sobre a calibração, com informação em tempo real no painel de instrumentos. “Vale ressaltar que pneus com baixa pressão também impactam no consumo de combustível. Portanto, o sistema de monitoramento traz um benefício adicional aos clientes”, afirma Valério. É possível ainda configurar valores-limites para alertas, dando mais segurança à operação. Os dados podem ser acompanhados também de forma remota pelos gestores de frota, através do Volvo Connect, plataforma de conectividade da Volvo.

Melhorias dentro da cabine

Outro aprimoramento do Volvo FH 2025 ocorreu dentro da cabine, com uma nova base para o banco do motorista. A novidade garante melhores ajustes e muito mais conforto no trabalho ao volante. “O foco no motorista é ponto de partida de todos os nossos projetos de ergonomia de cabine. O novo assento do condutor traz mais conforto nas longas viagens, com benefícios à segurança e à produtividade”, ressalta Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.


Também são novos e mais ergonômicos a chave de ignição e o controle remoto do motorista. Novas tomadas USB-C garantem carregamento mais rápido de smartphones.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

>>> LINK DA SEMANA

 


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>>> DEFENDER RESTOMOD


Quase oito anos depois de ter abandonado a linha de produção, há uma nova versão do Defender clássico prestes a chegar ao mercado

Os restomods estão cada vez mais na moda. E agora, é a própria Land Rover Classic que segue esta receita, fazendo renascer (mais uma vez) o Defender original. O trabalho vai ser efetuado pelo departamento Works Bespoke da própria marca e vai usar como base unidades do Defender construídas entre 2012 e 2016, o ano final da produção. No entanto, com algumas melhorias. A ideia é a de oferecer aos clientes e entusiastas da marca a possibilidade de adquirir um Defender clássico totalmente à sua medida e com uma condução semelhante à dos modelos atuais.


As escolhas para o Classic Defender V8 (a sua designação oficial) começam logo pela carroceria, que pode ser tanto o 90 como o 110, mais comprido. Depois, para a pintar, há diversas hipóteses, com tons das paletas Heritage, Contemporânea, Premium e SV. Como alternativa, há ainda a possibilidade de escolher uma tonalidade única, feita sob encomenda.


Conforme o gosto de cada cliente, o Defender poderá receber diversas configurações para a grade frontal e para as rodas de liga leve com medidas entre as 16” e as 18”, estas últimas estilo “Sawtooth”.

Além do visual, há muitos acessórios à escolha para estes ''novos'' Defender. Entre eles, estão as barras de teto, guinchos, luzes LED adicionais e até um pacote Adventure, que inclui uma escada, uma tenda de teto e um suporte para o estepe.


Para os clientes (ainda mais) aventureiros, a marca propõe a conversão “Camper” da Ply Guys, que torna este todo o terreno num companheiro ideal para aventuras prolongadas, em modo motorhome.

Ambiente clássico a bordo

Para o habitáculo foi encontrada uma solução que combina as linhas originais deste modelo com diversas características modernas. Entre elas, a possibilidade de optar por estofamentos em couro ou por assentos mais esportivos com assinatura da Recaro.


O painel de instrumentos continua a ser analógico, mas conta agora com a companhia de um novo sistema de infoentretenimento, com uma tela de 3,5”, que inclui o sistema de navegação e Bluetooth.


E claro, como não poderia deixar de ser, este Defender também inclui um moderno sistema de ar condicionado, além de um nível de acabamentos alinhado com os modelos mais recentes da marca.

A clássica melodia do V8

Para o que se esconde debaixo do capô é que não há hipóteses de escolha: está apenas disponível um motor V8 de cinco litros de capacidade. Tem uma potência máxima de 405 cv e um binário de 515 Nm, estando acoplado a uma transmissão automática da ZF, com oito relações.

As ligações ao solo foram também melhoradas. Há amortecedores da Bilstein com molas da Eibach e novas barras estabilizadoras. Já o sistema de frenagem é da autoria da Alcon e inclui pinças de quatro pistões e discos de 335 mm e 300 mm, à frente e atrás, respectivamente.

Este renascimento do Defender V8 é uma combinação única de tradição e inovação, tal como referido pela marca. No entanto, isso eleva o preço base para lá dos 225 mil euros. Ou seja, um valor final que ficará, certamente, acima dos 245 mil euros necessários para a aquisição do mais recente Defender Octa, anunciado como o mais extremo da marca.

A apresentação oficial do Classic Defender V8 by Works Bespoke está marcada para a próxima edição do Goodwood Revival, que se vai realizar entre os dias 6 e 8 de setembro.

* André Mendes/Razão Automóvel.

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

>>> PROPAGANDA

 

1997 Chevrolet Venture

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>>> VW CONSTELLATION 33.260 8x4


VWCO apresenta novo modelo vocacional para construção civil

Os caminhões vocacionais são essenciais para os mais diversos segmentos devido à sua capacidade de adaptação a diferentes tarefas e a família Constructor acaba de ganhar um novo membro: o VW Constellation 33.260 8x4. Dedicado ao ramo da construção civil, o novo Constructor é concebido sob medida, visando atender às necessidades específicas do setor e garantir ainda mais robustez, força e a versatilidade às operações.


Os novos veículos contam com tração 8x4, entre-eixo reduzido e suspensão reforçada, características essenciais para garantir durabilidade e alto desempenho em terrenos acidentados e nas exigentes demandas das obras de construção civil. Além disso, as novas configurações do modelo garantem melhor distribuição e maior capacidade de carga ao veículo.

“Desenvolvemos o caminhão em estreita colaboração com um grande número de clientes do ramo, buscando atender às suas necessidades e cumprir com as normas da legislação brasileira. Como a cada novo projeto, foi um trabalho de bastante escuta e pesquisa. Com base nessas informações, o time se dedicou a entregar um produto que supere expectativas e performe de maneira excelente em campo”, explica Paulo Perin, supervisor de Engenharia de Veículos Especiais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Um dos principais diferenciais do 33.260 8x4 é a sua manobrabilidade. Graças ao raio de giro reduzido, o caminhão se movimenta com facilidade em espaços confinados, como canteiros de obra, subsolo e áreas urbanas. Pensando na segurança dos operadores e na eficiência do trabalho, o caminhão também é equipado com freios ABS, controle de tração e assistência de partida em rampa. A cabine, projetada ergonomicamente, oferece mais acessibilidade, maior conforto e visibilidade, reduzindo a fadiga do motorista e aumentando a produtividade.

“A VWCO é reconhecida pela qualidade e durabilidade de seus produtos, e nossa equipe se dedica a manter esse padrão a cada unidade entregue. Combinamos a experiência de anos de tradição com as mais recentes tecnologias, resultando em caminhões robustos, confiáveis e adaptados às necessidades do mercado”, completa o supervisor.

Os caminhões VW vocacionais saem de fábrica já preparados para o implemento, reduzindo tempo e investimento para instalação, além dos custos operacionais. Em 2023, a Volkswagen Caminhões e Ônibus liderou as implementações destinadas a diferentes segmentos, segundo dados da Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), representando 36,7% do volume total de veículos emplacados pelos associados, o que corresponde a mais de 22.200 unidades.

* Press Release/Grupo VWCO.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

2025 Skoda Superb Sleeper Edition

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>>> PEUGEOT BOXER MINIBUS


PEUGEOT apresenta todos os detalhes do novo utilitário Boxer Minibus e a conectividade do MyPeugeot PRO

Chegou ao mercado mais um carro da Gama VUL PEUGEOT, o utilitário Boxer Minibus. O modelo já havia sido apresentado para o público no começo do ano no evento Smart City, em Curitiba, mas agora começa a ser vendido em duas versões: Boxer Minibus Comfort no valor de R$ 319.990 e o Executive no valor de R$ 329.990.


Essa nova variação do PEUGEOT Boxer foi totalmente pensada para os clientes frotistas da marca. Por isso, ele possui um design totalmente funcional, versátil, além de um motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cv e 34,7 kgfm de torque, que proporciona potência, agilidade e economia e ainda atende às normas do Proconve L7.O Boxer Minibus, tem uma capacidade para até 19 pessoas e o design foi pensado nos mínimos detalhes para trazer maior comodidade, conforto e segurança para os usuários. Por isso, conta com novos faróis com DRL, para-choque robusto e emborrachado, proteção lateral, maçanetas de maior resistência com acionamento vertical, roda de aço 16 polegadas e maior proteção da caixa de rodas.


Além disso, vem com a mais completa lista de equipamentos de série do segmento, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa, sistema start & stop e controle de estabilidade (ESP). Já o modelo Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros, tornando a van com um dos maiores bagageiros da categoria, com capacidade para até 1.000 litros.



O utilitário também chega com a novidade da conectividade para gestão de frotas. O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital que traz diversas funcionalidades e benefícios, a fim de aumentar a eficiência e facilitar a vida de quem está à frente da frota.


De fácil acesso e simples utilização, a plataforma entrega dados e informações em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.


As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

Gestão de frotas:

• Quilometragem rodada;
• Alertas de localização e ignição;
• Criação de cercas eletrônicas;
• Definição de roteiros;
• Relatórios de velocidade;
• Customização de relatórios;
• Cadastro de condutores;
• Agendamento de serviços online.

Rastreabilidade:

• Localização;
• Rastreamento;
• Mapeamento de rotas;
• Criação de pontos de referência;
• Últimas Posições.

Recuperação veicular:

• Suporte 24h;
• Recuperação do veículo (roubo ou furto);
• Equipe pronta-resposta (abrangência nacional);
• Atuação em conjunto com as autoridades policiais.

Comportamento do motorista:

• Dados de telemetria (aceleração, frenagem e curva);
• Análise de probabilidade de acidente e exposição ao risco;
• Score de Dirigibilidade e Ranking de motoristas e veículos (velocidade, km rodado, período de rodagem etc.).

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do PEUGEOT Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações. Com esta tecnologia, a PEUGEOT amplia o leque de benefícios e a sensação de tranquilidade quanto ao fluxo do negócio, contribuindo com a otimização de custos operacionais e do TCO – Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

E a novidade chegará ao mercado por meio do PEUGEOT Boxer, modelo 2024/2024 - o primeiro veículo PEUGEOT com módulo de telemetria para gestão de frotas e recuperação veicular homologado pela fábrica.

* Press Release/Grupo Stellantis.

terça-feira, 3 de setembro de 2024

>>> MERCEDES-BENZ GLB 2025


Mercedes-Benz GLB 2025 traz mais potência e tração integral nas quatro rodas

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil segue ampliando as possibilidades de escolha para seus clientes no mercado brasileiro com mais uma novidade na sua Linha 2025. A partir de setembro, o novo Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC, um SUV urbano e jovial estará disponível em toda a rede de concessionários do país em duas versões de acabamento, motor 4 cilindros eletrificado mais potente e, agora, com tração integral nas quatro rodas.


Principal estrela da Linha 2025, a nova motorização que equipa o GLB 220 4MATIC é a 4 cilindros em linha eletrificada com rede 48V que entrega ainda mais performance, com 190 cv e torque de 300 NM. Completa o pacote de novidades o sistema de tração integral nas quatro rodas 4MATIC, que eletronicamente é capaz de direcionar a tração para o a roda que tiver melhor aderência, aumento a segurança e o controle em qualquer tipo de terreno.

O sistema de tração integral “4MATIC” é totalmente variável através do uso do torque sob demanda. Dependendo da perda de aderência das rodas, o 4MATIC envia o torque excedente para o eixo traseiro conforme necessário. Especialmente em estradas molhadas, é possível sentir imediatamente a melhora na estabilidade e na dirigibilidade. Ele intervém em situações especiais no momento em elas que ocorrem. A base para isso é a perfeita interação entre o 4MATIC e os sistemas demais eletrônicos de frenagem, controle e tração, como o ABS, ESP® e 4ETS.

Além dessas características, o novo GLB 220 4MATIC também vai se destacar fora do asfalto. Ambas as versões são equipadas de série com o Pacote Off-Road Engineering, que pode ser acionado via um programa de condução OFFROAD disponível para seleção através do DYNAMIC SELECT. Esse programa de condução Off-Road otimiza a tração superfícies de baixa aderência como areia ou lama. Para isso, ele ajusta a entrega de potência do motor e o controle do ABS para terrenos com essas características.


Junto com esse pacote, o novo modelo também passa a oferecer o sistema de “Regulação de velocidade em descidas: a regulação de velocidade em descidas (DSR) suporta a condução controlada em descidas através de frenagem direcionadas. Esse sistema pode ser selecionado na tela central e, uma vez ativada, mantém uma baixa velocidade selecionada entre 2 km/h e 18 km/h. Com o menu especial “Off-road”, a tela central traz uma representação realista da inclinação, ângulo de inclinação e configurações técnicas selecionadas, ajudando o condutor a avaliar corretamente as manobras de condução em terrenos fora de estrada.

As duas versões de acabamento, AMG Line e Progressive, foram criadas para atender aos clientes com todos os tipos de estilos e personalidades.


A linha Progressive se caracteriza por um padrão de acabamento externo e interno que busca o refinamento e o luxo em cada detalhe, com novas combinações de materiais e cores. No exterior, a grade do radiador segue o padrão Mercedes-Benz com acabamento cromado, saídas de escapamento cromadas, um spoiler traseiro com faixa decorativa em cromo e rodas de liga leve de 18’.

No interior, o acabamento em alumínio e os detalhes cromados no volante e nas saídas de ar enfatizam um estilo mais dinâmico e requintado. O elegante volante esportivo multifuncional em couro proporciona uma sensação de conforto e segurança. Graças as teclas sensíveis ao toque, os clientes podem operar a maioria das funções sem precisar tirar as mãos do volante.


Na linha AMG Line, todos os detalhes externos, como grade do radiador, para-choques exclusivos e as rodas AMG de liga-leve de 19’ evocam o DNA esportivo da Mercedes-AMG. E outros elementos no interior, como os assentos esportivos revestidos em ARTICO/DINAMICA material usado na F1 e o volante multifuncional esportivo em couro, reforçam essa personalidade própria.

“O novo GLB 220 4MATIC vai trazer ainda mais versatilidade para nossa Linha 2025. Seja um cliente mais jovial ou mais tradicional, temos a opção que se encaixa perfeitamente em seu estilo de vida”, diz Evandro Bastos, Head de Produto Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Assim como nos demais modelos da Linha 2025 de automóveis compactos da Mercedes-Benz, a digitalização também está presente com a integração sem fio de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto que oferece acesso aos aplicativos mais importantes do telefone. Os clientes também pode usar aplicativos de terceiros, como o Spotify, de forma rápida e fácil. E a bateria do smartphone pode ser recarregada diretamente no console central por meio do sistema de carregamento sem fio por indução. Toda essa conectividade faz parte do sistema de entretenimento inteligente Mercedes-Benz User Experience (MBUX), que torna mais simples algumas atividades como trocar a música ou ajustar o ar-condicionado via comandos de voz.

A segurança ativa e passiva está presente em vários itens de suas longas listas de equipamentos de série. Os modelos estão equipados com o sistema de Faróis FULL LED High Performance, que iluminam as ruas com um feixe amplo de forma muito mais precisa do que os faróis convencionais. A luz branca quente uniforme dos faróis de LED é próxima à temperatura de cor da luz do dia. Isso cansa menos os olhos e ajuda a manter a concentração por mais tempo, além de proporcionar uma sensação de relaxamento. Graças ao grande alcance dos faróis, as situações de trânsito e os obstáculos podem ser vistos mais cedo, permitindo reações mais rápidas.

O Assistente de distância ativa DISTRONIC adapta automaticamente sua velocidade a veículos mais lentos à frente. A distância desejada pode ser configurada em várias etapas, seja no trânsito da cidade ou em rodovias. Até uma velocidade de 160 km/h, o DISTRONIC pode manter essa velocidade sem que o condutor precise frear ou acelerar constantemente. O veículo então acelerará até a velocidade escolhida de acordo do programa de condução selecionado. Se o condutor precisar intervir, um aviso visual e sonoro poderá ser dado.

Principais Equipamentos:

- Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC ProgressiveAlarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD;
- Ar-condicionado THERMOTRONIC (2 zonas);
- Assentos conforto com revestimento ARTICO, elétricos e memória;
- Faróis FULL LED High Performance com faróis altos adaptativos;
- Pacote Estacionamento com câmera de ré e assistente de estacionamento PARKTRONIC;
- Pacote de iluminação interior;
- Pacote de Engenharia Off-Road;
- Retrovisores externos rebatível eletricamente e função antiofuscante (espelho interno);
- Sistema KEYLESS-GO;
- Sistema MBUXAtivação por voz “Hey Mercedes”;
- Duas telas de 10,25”;
- Carregamento sem fio para aparelhos celulares;
- Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto);
- Sistemas de assistência de condução semiautônoma;
- Assistente de distância ativa DISTRONIC;
- Assistente ativo de manutenção de faixa;
- Assistente ativo de frenagem;
- Assistente de ponto cego;
- Terceira fila de assentos.

Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC AMG Line (equipamentos adicionais):

- Assentos esportivos com revestimento ARTICO/DINAMICA;
- Burmester® Surround Sound System (12 alto-falantes e 710W de potência);
- Rodas AMG de liga leve de 19’.

Os novos modelos da linha 2025 já estão disponíveis para encomendas em toda a rede de concessionários da marca.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

>>> VÍDEO DA SEMANA




Teste Drive no novo IVECO Tector 24.320 AutoShift

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>>> KIA EV5


Kia EV5 excede padrões de SUV médio em design e conforto

A Kia apresentou à imprensa automotiva seu primeiro veículo 100% elétrico a ser comercializado no país, o SUV médio EV5, versão única Land, que traz uma nova era de mobilidade elétrica para atender às necessidades das famílias da geração Y, cuja essência combina design transformador, versatilidade e conforto excepcional para oferecer um veículo harmonioso. Cada atributo do EV5 foi projetado e desenvolvido para atender às necessidades das famílias modernas e aumentar seu prazer em cada viagem.


Com alcance de 402 km, de acordo com o INMETRO junto ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e de 550 km, segundo WLTP – Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure, o Kia EV5 é equipado com uma bateria de alta tensão de fosfato de ferro e lítio, estrutura tipo lâminas, 220,4 Ah de capacidade, tensão operacional de 400V, que gera 88,16 kwh de energia, além de uma bateria de baixa tensão (auxiliar), de chumbo ácido, 45 Ah de capacidade e 12V de tensão operacional.

Por essas características do sistema de bateria de alta tensão, o Kia EV5 desenvolve potência máxima de 160 kW ou 217,5 cv, torque de 31,6 Kgf.m, rpm máxima de 13.800, performance que confere ao modelo de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos. Ainda de acordo com a metrologia INMETRO, o EV5, classificado com a nota A, faz, na cidade, 37,6 km/l equivalente, e 30,5 km/l equivalente na estrada. A eficiência energética do motor elétrico é de 0,63 MJ/km rodado.


Quanto ao recarregamento, em corrente contínua (DC) de 360 kW, a bateria do EV5 pode ser “abastecida” em 27 minutos (80%) e em estação de 50 kW em 83 minutos (também 80%); enquanto em corrente alternada (AC), de 11 kW (rede trifásica), em 8h10, e com unidade de 7 kW (rede bifásica) em 9h40.

De tração 4x2, a suspensão dianteira do EV5 é independente, tipo MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás, enquanto na traseira é multilink. A direção é elétrica, sua transmissão é composta por sistema de engrenagem de redução.


As dimensões do Kia EV5 são de 4.615 mm (comprimento), 1.875 mm (largura), 1.715 mm (altura) e entre-eixos de 2.750 mm. Com essas medidas, o EV5 excede no conceito de design e de estética no segmento de SUV médio, ao mostrar presença marcante, ousada e nova, redefinindo a categoria com a aclamada filosofia de design da marca "opostos unidos". A capacidade de carga do porta-malas é de 513 litros (VDA) e, com o banco traseiro rebatido (piso plano), chega a 1.718 litros.

Ao integrar sutilmente paisagens naturais e arquitetura contemporânea, o Kia EV5 apresenta linhas fortes e sólidas. O novo modelo apresenta uma interpretação moderna da grade frontal, também chamada de nariz de tigre, da Kia por meio de um proposta ampla e única, toda moldada com paixão e precisão.


"O Kia EV5 foi criado para redefinir o segmento de SUV médio com uma forma moldada pela filosofia de design exclusiva da Kia “opostos unidos", enfatiza Karim Habib, vice-presidente executivo e chefe do Centro de Design Global da Kia. "Em todas as etapas, os designers da Kia trabalharam em estreita colaboração com seus colegas engenheiros para criar uma solução holística para a mobilidade sustentável. Como resultado, o EV5 estabelece um novo padrão de design, desempenho e praticidade, proporcionando novos níveis de prazer ao motorista e experiência ao usuário."

Alicerçado em “ousado por natureza”, um dos cinco pilares de design “opostos unidos”, o EV5 apresenta uma carroceria sólida e potente complementada por uma superfície suave e ressonante, que visa despertar a criatividade e atender às necessidades de famílias e indivíduos ambientalmente conscientes que buscam inovação.

De todos os ângulos, a natureza confiante e digna do EV5 é refletida em seus para-lamas e linhas largas, criando uma silhueta sólida e única. Os pilares D, recuados, destacam ainda mais a praticidade do EV5, acentuando a amplitude do banco traseiro e do porta-malas, ao mesmo tempo em que fornecem um amplo campo de visibilidade.

Elementos de design distintos da Kia, como o “nariz de tigre” e o capô sólido, combinam-se para formar um elegante ‘tiger face’ digital, eclipsando a grade tradicional para transmitir uma impressão limpa e poderosa. Ao melhorar ainda mais o design externo frontal, o EV5 incorpora a “iluminação de mapa estelar” tridimensional formada por luzes diurnas (DRL). Inspirado por constelações repletas de estrelas, o EV5 introduz formas dinâmicas ao longo da linha da lâmpada, enfatizando ainda mais o design “tiger face”.

Na traseira, um spoiler estendido e rebaixado mantém o perfil distinto do SUV enquanto melhora a eficiência aerodinâmica e significa o status do EV5 como um veículo elétrico inovador nascido para oferecer uma nova era de mobilidade familiar segura e sustentável. A placa de proteção inferior técnica e extensa enfatiza ainda mais a natureza robusta e protetora do EV5, enquanto a linha de separação da porta traseira fornece uma assinatura nítida e limpa para o design.

As opções de pintura externa do EV5 incluem um total de oito cores: branco neve, prata marfim, prata marfim opaco, azul gelo, azul maré, preto noite estelar, cinza mineral e verde iceberg.

Espaço interior - A pesquisa da Kia revelou que as famílias da geração Y agora consideram o interior de seu SUV EV não apenas como um lugar para sentar com segurança e conforto ao viajar, mas como um "espaço" adicional para viver sua vida. Para enfrentar esse desafio, os designers de interiores da Kia reinventaram completamente o espaço interno do veículo. Inspirando-se ainda mais no SUV EV9, foi adotado no EV5 um amplo espaço interno que está mais próximo em conceito e execução de um lounge doméstico do que de uma cabine de carro tradicional.

Aqui, mais uma vez, o pilar de design "ousado por natureza" desempenhou um papel crucial, garantindo que o design interno do EV5 seja focado na criação de uma mistura de novos espaços e formas, buscando um conceito de harmonia entre a natureza e os elementos artificiais. Isso resulta em uma convergência transformadora de forma e função para garantir uma experiência envolvente e confortável para todos os ocupantes e fornecer um ambiente acolhedor para atividades de lazer.

Os detalhes de design da cabine do EV5 foram cuidadosamente escolhidos, e o acabamento geral foi executado para criar um ambiente interno que combina uma sensação de bem-estar relaxante, inspiração pessoal e pura diversão para a família.
O painel central sofisticado do EV5 serve como um recurso de design definidor, ao mesmo tempo em que oferece praticidade líder na classe e interação intuitiva e perfeita com os ocupantes.

Recheado de ADAS – A exemplo dos features de outros modelos da Kia, o EV5 está recheado de tecnologias de condução semi-autônoma, o ADAS - Advanced Driver-Assistance System: alertas de fadiga do condutor incluindo partida do veículo à frente (DAW - Driver Attention Warning w/ Leading Vehicle Departure Alert); de prevenção de colisão por ponto cego (BCA - Blind-spot Collision-avoidance Assist) traseiro; de saída de faixa de rodagem (LDW - Lane Departure Warning); de saída em segurança (SEW - Safe Exit Warning); assistentes de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA - Rear Cross-traffic Collision-avoidance Assist); de centralização na faixa de rodagem (LFA - Lane Following Assist); de farol alto (HBA - High Beam Assist); permanência na faixa de rodagem (LKA - Lane Keep Assist); para prevenção de colisão frontal (FCA - Front Collision-avoidance Assist) com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas; para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT); câmeras de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM - Rear View Monitor) e de visão 360° (SVM - Surround View Monitor); monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM – Blind-spot View Monitor); piloto automático adaptativo (SCC - Smart Cruise Control) com assistente de congestionamentos e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW - Park Distance Warning, Forward & Reverse).

No Brasil, disponível apenas na versão única Land, o EV5 tem garantia de 5 anos sem limite de quilometragem e de 8 anos ou 160 mil km para a bateria de alta voltagem. O preço de lançamento do EV5 é de R$ 399.990,00, cujo pacote inclui um carregador de emergência, um wallbox residencial de 7 kW e as primeiras revisões, de 20 mil, 40 mil e 60 mil, são gratuitas.

* Press Release/Kia Brasil.