sexta-feira, 6 de setembro de 2024

>>> DEFENDER RESTOMOD


Quase oito anos depois de ter abandonado a linha de produção, há uma nova versão do Defender clássico prestes a chegar ao mercado

Os restomods estão cada vez mais na moda. E agora, é a própria Land Rover Classic que segue esta receita, fazendo renascer (mais uma vez) o Defender original. O trabalho vai ser efetuado pelo departamento Works Bespoke da própria marca e vai usar como base unidades do Defender construídas entre 2012 e 2016, o ano final da produção. No entanto, com algumas melhorias. A ideia é a de oferecer aos clientes e entusiastas da marca a possibilidade de adquirir um Defender clássico totalmente à sua medida e com uma condução semelhante à dos modelos atuais.


As escolhas para o Classic Defender V8 (a sua designação oficial) começam logo pela carroceria, que pode ser tanto o 90 como o 110, mais comprido. Depois, para a pintar, há diversas hipóteses, com tons das paletas Heritage, Contemporânea, Premium e SV. Como alternativa, há ainda a possibilidade de escolher uma tonalidade única, feita sob encomenda.


Conforme o gosto de cada cliente, o Defender poderá receber diversas configurações para a grade frontal e para as rodas de liga leve com medidas entre as 16” e as 18”, estas últimas estilo “Sawtooth”.

Além do visual, há muitos acessórios à escolha para estes ''novos'' Defender. Entre eles, estão as barras de teto, guinchos, luzes LED adicionais e até um pacote Adventure, que inclui uma escada, uma tenda de teto e um suporte para o estepe.


Para os clientes (ainda mais) aventureiros, a marca propõe a conversão “Camper” da Ply Guys, que torna este todo o terreno num companheiro ideal para aventuras prolongadas, em modo motorhome.

Ambiente clássico a bordo

Para o habitáculo foi encontrada uma solução que combina as linhas originais deste modelo com diversas características modernas. Entre elas, a possibilidade de optar por estofamentos em couro ou por assentos mais esportivos com assinatura da Recaro.


O painel de instrumentos continua a ser analógico, mas conta agora com a companhia de um novo sistema de infoentretenimento, com uma tela de 3,5”, que inclui o sistema de navegação e Bluetooth.


E claro, como não poderia deixar de ser, este Defender também inclui um moderno sistema de ar condicionado, além de um nível de acabamentos alinhado com os modelos mais recentes da marca.

A clássica melodia do V8

Para o que se esconde debaixo do capô é que não há hipóteses de escolha: está apenas disponível um motor V8 de cinco litros de capacidade. Tem uma potência máxima de 405 cv e um binário de 515 Nm, estando acoplado a uma transmissão automática da ZF, com oito relações.

As ligações ao solo foram também melhoradas. Há amortecedores da Bilstein com molas da Eibach e novas barras estabilizadoras. Já o sistema de frenagem é da autoria da Alcon e inclui pinças de quatro pistões e discos de 335 mm e 300 mm, à frente e atrás, respectivamente.

Este renascimento do Defender V8 é uma combinação única de tradição e inovação, tal como referido pela marca. No entanto, isso eleva o preço base para lá dos 225 mil euros. Ou seja, um valor final que ficará, certamente, acima dos 245 mil euros necessários para a aquisição do mais recente Defender Octa, anunciado como o mais extremo da marca.

A apresentação oficial do Classic Defender V8 by Works Bespoke está marcada para a próxima edição do Goodwood Revival, que se vai realizar entre os dias 6 e 8 de setembro.

* André Mendes/Razão Automóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário