segunda-feira, 17 de março de 2014

>>> 80 ANOS


Modelo T Coupé Utility da Ford australiana completa 80 anos

A história em picapes da Ford está completando 80 anos. O clássico Modelo T foi desenvolvido na Austrália, a partir da necessidade específica de um fazendeiro local. Em meados de 1933, o diretor da Ford na Austrália, Herbert French, recebeu uma carta da esposa de um fazendeiro da região rural de Gippsland, em Victoria.
 
 
A carta era direta e explicitava a necessidade de um veículo de aplicação mista, aliando o conforto de um carro com as características de trabalho de um caminhão. “Meu marido e eu não podemos comprar um carro e um caminhão, mas precisamos de um carro para ir à igreja no domingo e um caminhão para levar os porcos ao mercado na segunda-feira. Você pode nos ajudar?”, dizia a mulher em sua carta.

 
O então executivo, French, encaminhou a carta a Lewis Bandt, 23, projetista promissor na montadora. Tanto que Bandt permaneceu lá até a sua aposentadoria, em 1975. Em 1987, o projetista faleceu em um acidente em que dirigia uma versão restaurada do Modelo T, que ele próprio criara décadas atrás.
 
 
Bandt projetou o Modelo T, em um quadro negro de 10 metros, nas versões “Buckboards” e “Utility Runabouts”, que se tornaram sucesso instantâneo em muitos países. O primeiro utilitário da Ford foi criado como um cupê, para dois passageiros, com painéis de aço, janelas de vidro e caçamba de aço integrada na traseira. Ele combinou as laterais de uma picape em uma carroceria cupê, o que resultou em um perfil mais limpo e maior área de carga. O Modelo T possuía capacidade para transportar até 545 kg e distância entre-eixos de 2.845 milímetros. Era equipado com motor V8, câmbio manual de três velocidades, suspensão com feixe de molas transversais e amortecedores na dianteira e molas semielípticas para serviço pesado e amortecedores na traseira.
 
 
A cabine era a mesma do cupê de quatro portas do Ford Modelo 40. Mas, em vez do porta-malas traseiro ou “dicky seat", Bandt instalou uma caçamba com armação de madeira e paineis externos de aço soldadas à cabine, formando laterais de contorno suave. O veículo rapidamente se tornou um sucesso nas comunidades rurais e vendeu 22.000 unidades entre 1940 e 1954, um volume bastante expressivo para a época.
 
 
O projeto original foi completado em outubro de 1933 e rapidamente produziu dois protótipos para testes. Em janeiro de 1934, o utilitário da Ford entrou em produção, batizado por Bandt como "utilitário-cupê", sendo que duas unidades foram enviadas para o Canadá e chamaram a atenção de Henry Ford.
 
 
Segundo a montadora, os desenhos originais do veículo em escala real estão arquivados na Austrália e uma versão reconstruída foi preservada em um museu na cidade rural de Chewton, perto de Melbourne.

* Redação/Transpoonline.

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