sexta-feira, 8 de abril de 2016

>>> PREÇO JUSTO?


Toyota SW4 chega entre R$ 205 mil e R$ 225 mil

Nos anos 80, carros japoneses eram vistos como afeitos a copiar veículos de sucesso (leiam-se americanos e alemães), título que nos anos 90 foi dos coreanos e nos anos 2000 e pouco (até hoje) são dos chineses. Isso mudou. Hoje carros japoneses (ou de origem japonesa) são veículos tidos como extremamente confiáveis, que não quebram nunca, padrão de qualidade e acabamento. Tanto que, na fábrica da Honda, em Sumaré (SP), há um aviso segundo o qual a filosofia da empresa é fabricar carros “a um preço justo”. Só que esse “preço justo”, para alguns, é sinônimo de “caro”.


É com essa impressão que chega ao mercado a quarta geração do Toyota SW4, lançada em três versões como linha 2016, todas 4x4 SRX com câmbio automático de seis velocidades. A “de entrada” é 4.0 V6 a gasolina de 238 cv, oferece sete assentos e custa R$ 205 mil. As outras duas versões são 2.8 turbodiesel de 177 cv: a de cinco lugares sai por R$ 220 mil, enquanto a de sete custa R$ 225 mil. O câmbio automático de seis velocidades acompanha borboletas atrás do volante para a troca de marchas. A versão flex é prometida para o segundo semestre.

Diga a qualquer executivo da Toyota que o modelo, produzido em Zárate, na Argentina (mesma fábrica da picape Hilux) é um mero face-lift, um retoque. Não, não é. O modelo é totalmente novo. Em que pese sua grande valentia off-road, o modelo sai da concessionária com pneus para asfalto (265/60 R18). Outro atributo digno de nota foi o excelente isolamento acústico, experimentado tanto no on quanto no off-road.


Segundo a marca japonesa, ao desenvolver a nova geração do SW4, a ideia foi mudar a imagem de um SUV derivado de uma picape, Hilux. Isso significa que o SW4 passa a ter sua própria identidade, com direito a um design elegante e sofisticado.

Na parte traseira, por exemplo, as lanternas de LEDs traçam uma linha contínua pelo bagageiro, complementando-se com a moldura cromada que integra a câmera de ré. Os faróis de neblina da traseira e os sensores de estacionamento foram incorporados ao para-choque. O spoiler traseiro, os trilhos do teto e a antena, em estilo barbatana de tubarão, dão ao veículo um ar de esportividade.


Por dentro o modelo se mostra requintado e bem acabado, com destaque para o rebaixamento do painel central, sustentado por colunas feitas de materiais suaves ao toque. Detalhes metálicos e padrão madeira estão por toda parte, inclusive no revestimento dos dois porta-luvas do painel da frente, sendo que um deles tem a função de refrigeração.

O modelo traz um interior unificado com iluminação azul e lista de equipamentos completa, na qual se destacam o volante multifunções com detalhes de padrão madeira, sistema de áudio com tela touchscreen de 7 polegadas, navegador por GPS, TV digital, DVD, MP3, Bluetooth e seis alto-falantes.


Há ainda display multifuncional colorido de 4,2 polegadas envolvido por duas colunas de luzes azuis que formam o painel de informações, sobre consumo de combustível, velocidade máxima, autonomia de condução, áudio, navegação, temperatura exterior, além da avaliação do modo de condução, moda da vez. Os bancos dianteiros oferecem design esportivo e são reforçados pelo estofado de couro natural e ecológico.

Em relação aos bancos traseiros, a segunda fila de assentos vem com apoio de braços 60/40 na posição central, com porta-copos duplo e inclinação do encosto com ajuste de posição longitudinal. Para facilitar a entrada nos bancos da última fila, a segunda fileira tem um novo sistema de rebatimento “one touch”, que diminui o esforço.


Na terceira fileira (também com sistema “one touch”), os encostos foram mantidos na vertical, para aumentar a capacidade de carga total do veículo e melhorar, ainda mais, a sua funcionalidade.


Em relação ao modelo vendido até agora, o SW4 2016 é 9 centímetros mais longa (comprimento total de 4,80 metros), 1,5 cm mais larga (largura total de 1.86 m) e 1,5 cm mais baixa (altura de 1.84 m), com entre-eixos encurtando em 0,5 cm (2,75 m).


Para ampliar durabilidade, conforto e segurança, o novo chassi teve a rigidez ampliada em 20%. Também facilitam a condução do SUV assistentes de subida e descida, bem como o controle de tração. Vem ainda com bloqueio de diferencial traseiro, responsável por fazer com que as rodas traseiras girem na mesma velocidade, facilitando sair de atolamentos, por exemplo.


Em termos de segurança passiva (que amenizam os efeitos de um acidente), o modelo inclui sete airbags (frontais e laterais para motorista e acompanhante, de joelho para o motorista e cortina), cintos de segurança de três pontos com pré-tensionador e limitadores de força para os bancos dianteiros, com alarme indicador de soltura, três cintos de segurança de inércia de três pontos alocados na segunda fileira, com alarme indicador de soltura, além de três encostos para cabeça e dois cintos de segurança de inércia de três pontos para a terceira fileira, com dois apoios de cabeça. Para a fixação de cadeirinhas de criança, o modelo é servido pelo sistema Isofix.


Estará disponível em seis cores: branco Polar, prata Metálico, cinza Escuro Metálico e preto Mica, além das novas branco Pérola e marrom Metálico. O modelo ganhou uma linha de 32 acessórios. A garantia é de três anos ou 100 mil quilômetros.

* Luís Perez/Carpress.

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