terça-feira, 26 de abril de 2022

>>> AUDI URBANSPHERE CONCEPT


Audi apresenta a minivan elétrica Urbansphere Concept

A Audi lançou o terceiro e último veículo da gama de conceitos “esfera” chamada Urbansphere. O futurista elétrico com silhueta de minivan foi projetado para uso nas megacidades do futuro, priorizando a experiência do passageiro no veículo. O Urbansphere deveria estrear no Salão do Automóvel de Pequim, mas como o evento foi adiado devido à pandemia, foi revelado online.


Seguindo o Skysphere (roadster) e o Grandsphere (sedan grande) do ano passado, o Urbansphere (minivan) é um projeto colaborativo entre os estúdios de design da Audi em Pequim, na China, e Ingolstadt, na Alemanha. O objetivo era criar um veículo para as megacidades chinesas, com designers recebendo sugestões de clientes em potencial na China durante o desenvolvimento.


Começando pelas dimensões, o conceito não é o que você esperaria de uma proposta com foco urbano. Na verdade, medindo 5,5 metros (216,5 polegadas) de comprimento, 2 metros (79,2 polegadas) de largura e 1,78 metros (70,1 polegadas) de altura, com uma distância entre eixos de 3,4 metros (40,8 polegadas), na verdade é mais longo do que um Cadillac Escalade (5,4 m). / 211,9 em comprimento)!


As proporções monolíticas fazem com que pareça uma minivan com um para-brisas fortemente inclinado, uma linha de teto aerodinâmica, carroceria esculpida, rodas maciças de 24 polegadas e grandes áreas digitais em ambas as extremidades. Estes últimos são projetados para se comunicar com o ambiente através de LEDs estilo pixel criando diferentes formas e cores.


O destaque fica para a dianteira com uma nova interpretação da grade Singleframe, agora digital e totalmente coberta, que se estende para as laterais, semelhante ao conceito Skysphere. Desta forma, a Audi está de alguma forma alinhada com a última tendência de grade maciça que é bastante popular em minivans.


A Audi descreve o conceito como “um lounge sobre rodas e um escritório móvel, servindo como um terceiro espaço de convivência durante o tempo gasto no trânsito”, enquanto se gaba de ter o maior espaço interno de qualquer um de seus modelos, ajudado tanto pela forma quanto pela embalagem. da plataforma VE.


De fato, o interior, acessível através de grandes portas suicidas, parece bastante arejado e acolhedor. Embora possa acomodar facilmente muitos passageiros, o Urbansphere tem apenas quatro assentos independentes dispostos em duas fileiras para oferecer a melhor experiência possível. Os assentos têm modos Relax e Entertain com diferentes graus de inclinação e rotação, extensões de apoio para as pernas e alto-falantes nos apoios de cabeça para zonas de som privadas.


O volante, o painel de instrumentos digital e os pedais ficam ocultos quando o veículo está no modo autônomo. Afinal, como os conceitos de esfera anteriores, o Urbansphere vem com capacidade de Nível 4 que será introduzida em veículos de produção na segunda metade da década.


Os passageiros têm acesso a diversos serviços digitais e recursos de infoentretenimento visíveis por meio de projeção no painel, telas montadas nos encostos dos bancos, óculos VR ou uma tela OLED transparente retrátil para os passageiros traseiros. A resposta sem toque do MMI na porta, incluindo um anel giratório e botões, permite que o motorista acesse muitas configurações diferentes, enquanto também pode ser usado por rastreamento ocular, controle por gestos e controle de voz quando o assento está totalmente reclinado. Os painéis de controle para todos os passageiros estão integrados nos apoios de braço, permanecendo ocultos quando não estão em uso. O veículo também suporta a tecnologia de detecção de estresse usando varreduras faciais e análise de voz e oferecendo sugestões para relaxamento.


Para o estofamento, a Audi usou tecido de viscose de bambu sustentável, uma poliamida reciclada chamada ECONYL e folheados de carpa sem produtos químicos durante o processo de fabricação. Outra característica interessante é o console central giratório que contém um dispensador de água e copos. Por fim, o conceito vem com o Audi Light Umbrella, um guarda-chuva iluminador inspirado na tradição chinesa que pode proteger o usuário da chuva e atuar como uma fonte de luz portátil para áreas escuras.


O Urbansphere pode ser um estudo de design, mas é baseado na plataforma PPE dedicada a EV desenvolvida pela Audi e Porsche para veículos de produção, incluindo o próximo Audi Q6 e-tron , A6 e-tron e Porsche Macan EV. O conceito é equipado com motores elétricos duplos produzindo um torque combinado de 396 hp (295 kW / 401 PS) e 690 Nm (509 lb-ft), embora apenas uma pequena parte desses números seja utilizada no tráfego da cidade. O sistema de tração nas quatro rodas Quattro pode desativar o motor elétrico dianteiro ou traseiro quando necessário para melhorar o consumo de energia.


A bateria montada no piso tem capacidade de 120 kWh, com a Audi estimando seu alcance WLTP em cerca de 750 km (466 milhas). A tecnologia de 800 Volts permite uma capacidade de carregamento rápido de até 270 kW, proporcionando 300 km (186 milhas) de autonomia em apenas 10 minutos, enquanto um carregamento de 5 a 80 por cento demora menos de 25 minutos. Para maior conforto, há um sistema de suspensão pneumática adaptável, com direção nas quatro rodas, tornando-o mais ágil.


Com o conceito Urbansphere, a Audi nos mostra que está considerando novos segmentos de veículos para a era elétrica. As minivans são bastante populares no mercado chinês com cada vez mais empresas entrando na parte premium do segmento, portanto não descartamos a possibilidade de um veículo de produção com características semelhantes. Dito isto, os conceitos de esfera foram concebidos como estudos de design e seu principal papel é mostrar a linguagem de estilo e a tecnologia dos futuros modelos da Audi.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário