Audi apresenta a minivan elétrica Urbansphere Concept
A Audi lançou o terceiro e último veículo da gama de conceitos “esfera” chamada Urbansphere. O futurista elétrico com silhueta de minivan foi projetado para uso nas megacidades do futuro, priorizando a experiência do passageiro no veículo. O Urbansphere deveria estrear no Salão do Automóvel de Pequim, mas como o evento foi adiado devido à pandemia, foi revelado online.
A Audi descreve o conceito como “um lounge sobre rodas e um escritório móvel, servindo como um terceiro espaço de convivência durante o tempo gasto no trânsito”, enquanto se gaba de ter o maior espaço interno de qualquer um de seus modelos, ajudado tanto pela forma quanto pela embalagem. da plataforma VE.
De fato, o interior, acessível através de grandes portas suicidas, parece bastante arejado e acolhedor. Embora possa acomodar facilmente muitos passageiros, o Urbansphere tem apenas quatro assentos independentes dispostos em duas fileiras para oferecer a melhor experiência possível. Os assentos têm modos Relax e Entertain com diferentes graus de inclinação e rotação, extensões de apoio para as pernas e alto-falantes nos apoios de cabeça para zonas de som privadas.
O volante, o painel de instrumentos digital e os pedais ficam ocultos quando o veículo está no modo autônomo. Afinal, como os conceitos de esfera anteriores, o Urbansphere vem com capacidade de Nível 4 que será introduzida em veículos de produção na segunda metade da década.
Os passageiros têm acesso a diversos serviços digitais e recursos de infoentretenimento visíveis por meio de projeção no painel, telas montadas nos encostos dos bancos, óculos VR ou uma tela OLED transparente retrátil para os passageiros traseiros. A resposta sem toque do MMI na porta, incluindo um anel giratório e botões, permite que o motorista acesse muitas configurações diferentes, enquanto também pode ser usado por rastreamento ocular, controle por gestos e controle de voz quando o assento está totalmente reclinado. Os painéis de controle para todos os passageiros estão integrados nos apoios de braço, permanecendo ocultos quando não estão em uso. O veículo também suporta a tecnologia de detecção de estresse usando varreduras faciais e análise de voz e oferecendo sugestões para relaxamento.
Para o estofamento, a Audi usou tecido de viscose de bambu sustentável, uma poliamida reciclada chamada ECONYL e folheados de carpa sem produtos químicos durante o processo de fabricação. Outra característica interessante é o console central giratório que contém um dispensador de água e copos. Por fim, o conceito vem com o Audi Light Umbrella, um guarda-chuva iluminador inspirado na tradição chinesa que pode proteger o usuário da chuva e atuar como uma fonte de luz portátil para áreas escuras.
O Urbansphere pode ser um estudo de design, mas é baseado na plataforma PPE dedicada a EV desenvolvida pela Audi e Porsche para veículos de produção, incluindo o próximo Audi Q6 e-tron , A6 e-tron e Porsche Macan EV. O conceito é equipado com motores elétricos duplos produzindo um torque combinado de 396 hp (295 kW / 401 PS) e 690 Nm (509 lb-ft), embora apenas uma pequena parte desses números seja utilizada no tráfego da cidade. O sistema de tração nas quatro rodas Quattro pode desativar o motor elétrico dianteiro ou traseiro quando necessário para melhorar o consumo de energia.
A bateria montada no piso tem capacidade de 120 kWh, com a Audi estimando seu alcance WLTP em cerca de 750 km (466 milhas). A tecnologia de 800 Volts permite uma capacidade de carregamento rápido de até 270 kW, proporcionando 300 km (186 milhas) de autonomia em apenas 10 minutos, enquanto um carregamento de 5 a 80 por cento demora menos de 25 minutos. Para maior conforto, há um sistema de suspensão pneumática adaptável, com direção nas quatro rodas, tornando-o mais ágil.
Com o conceito Urbansphere, a Audi nos mostra que está considerando novos segmentos de veículos para a era elétrica. As minivans são bastante populares no mercado chinês com cada vez mais empresas entrando na parte premium do segmento, portanto não descartamos a possibilidade de um veículo de produção com características semelhantes. Dito isto, os conceitos de esfera foram concebidos como estudos de design e seu principal papel é mostrar a linguagem de estilo e a tecnologia dos futuros modelos da Audi.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário