Citroën descontinua Grand C4 na Europa e encerra 30 anos de história de minivans
O que costumava ser um caso de amor entre europeus e minivans não é mais do que uma memória distante atualmente. Os SUVs assumiram o controle, levando as montadoras a ajustar seus produtos às novas tendências do mercado. Mesmo fenômeno que já vinha matando categorias como sedãs médios e peruas.
A Citroën não chega a dizer que o utilitário esportivo 'matou' efetivamente a minivan, pois tem uma maneira mais sutil de sinalizar seu fim: "a mudança de expectativas em termos de modernidade, estilo e uso afastou os clientes do mercado de minivans".
Falando especificamente da Grand C4 SpaceTourer, ela tem origem em 2006, quando a C4 Picasso original foi lançado. O modelo de segunda geração chegou em 2013. No início de 2018, ela mudou de nome para C4 SpaceTourer, o que também impactou a versão maior, chamada de Grand C4 SpaceTourer. O modelo mais curto de cinco lugares foi lançado em 2020. O melhor ano para a Citroën em termos de demanda de minivans foi 2007, quando ela vendeu 115.000 Xsara Picasso e 215.000 C4 Picasso.
* Thiago Moreno/Motor 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário