Volkswagen Saveiro 2023 com motor 1.6 16V já está à venda
A virada do ano marcou a aposentadoria do antigo motor 1.6 8V da família EA111, da Volkswagen, que não cumpriria as exigências de emissões do Proconve L7. Este era o principal motor da Volkswagen Saveiro, que passou a ser equipada com o motor 1.6 16V da família EA211 desde sua versão de entrada.
Este motor, além de mais moderno, é mais potente. Se o antigo entregava 101/104 cv e 15,4 e 15,6 kgfm, o motor com quatro válvulas por cilindro entrega 106 cv com gasolina e 116 cv com álcool (5.750 rpm), enquanto o torque vai de 15,4 kgfm a 16,1 kgfm (4.000 rpm).
Até então, este motor só equipava a Saveiro Cross, versão topo de linha que hoje beira os R$ 120.000. Também houve uma redução nos números de potência e torque, que antes chegavam aos 120 cv e 17,1 kgfm, por conta do P-L7. Com essa mudança, Virtus e Polo perderam as versões 1.6 MSI.
A Volkswagen Saveiro 2023 continua com câmbio manual de cinco marchas em todas as versões, mas teve melhora no desempenho. As Saveiro com cabine simples precisavam de 10,5 s para chegar aos 100 km/h quando com álcool e agora cumpre o mesmo em 9,9 segundos. Para a Robust cabine dupla, a melhora foi ainda maior: dos 10,9 s, agora cumpre a prova em 10 s.
A Volkswagen Saveiro deixou de ter a opção de carroceria cabine estendida. E, ao menos por enquanto, não tem qualquer atualização visual.
A única versão da VW Saveiro com cabines simples e dupla é a Robust. A versão intermediária Trendline está disponível apenas com cabine simples, enquanto a topo de linha Cross só tem cabine dupla.
* Henrique Rodriguez/Quatro Rodas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário