quarta-feira, 18 de setembro de 2024

>>> 20º TOUR OF THE LEGENDS


Turnê de aniversário: Mercedes-Benz e Setra, comemoram o 20ª Passeio Alemão de Veículos Comerciais Históricos

Com o “Tour of the Legends”, os organizadores (a ETM Verlag de Stuttgart em cooperação com o transitário Fehrenkötter) celebraram o 20º tour pela Alemanha para veículos comerciais históricos. Eles prestaram homenagem aos criadores e apoiadores do tour, como o fundador Robert Fehrenkötter, bem como aos primeiros colecionadores de veículos comerciais, como August Alborn, Emil Bölling e Hans Witteler, bem como às lendas automotivas. Afinal, desde a invenção dos ônibus e caminhões, eles garantiram a mobilidade de pessoas e mercadorias e, portanto, também a prosperidade da sociedade.


Os caminhões e ônibus Mercedes-Benz, assim como os ônibus Setra, estão entre os clássicos em 125 anos de história de veículos comerciais. Oito dos monumentos culturais rolantes das coleções clássicas da Daimler Truck participaram da turnê pela Alemanha este ano – incluindo dois dos caminhões com design de cabine convencional populares entre o público da era do Milagre no Reno, durante a qual ajudaram a reconstruir e reacender o desejo de viajar.

O Mercedes-Benz LAK 315 de 14,7 toneladas foi construído entre 1953 e 1958 na fábrica de Gaggenau e era idêntico em design ao seu antecessor, o L 6600, que a Mercedes produzia lá desde 1950. O caminhão basculante com tração nas quatro rodas para a turnê pela Alemanha remonta a 1955, chegou à Mercedes-Benz Trucks Classic da frota do especialista em cascalho e areia Emil Bölling – um dos primeiros apoiadores da turnê pela Alemanha – e está em uma condição original e amorosamente restaurada. Nem é preciso dizer que este veículo tinha que estar na turnê no ano de aniversário.

Ônibus como o Mercedes-Benz O 3500 de 1950 também ostentavam orgulhosamente o design convencional com o capô longo nessa época, já que o ônibus completamente novo compartilhava a base técnica com a série de caminhões L 3500. Em 1949, o ônibus foi idealizado em Sindelfingen, antes de ser produzido como o primeiro veículo na fábrica de Mannheim a partir de 1951.

No final da produção em 1955, ele havia vendido mais de 6.000 unidades, tornando-se o ônibus de maior sucesso de sua época. Originalmente, a Daimler-Benz entregou o O 3500 da turnê pela Alemanha à polícia em Berlim Oriental, que entregou o veículo para rotas de serviço regulares na cidade de Potsdam após cinco anos. Ele ficou em serviço lá até 1975, quando um entusiasta comprou e restaurou o veículo. Nesta primavera, a Daimler Buses mais uma vez reformou tecnicamente o O 3500 em Neu-Ulm.

Outra atração pública é o Mercedes-Benz LP 333. Seus amigos carinhosamente se referem ao caminhão de três eixos como “Milípede”. Com dois eixos dianteiros direcionais, o veterano é um destaque de todo evento clássico. A Daimler-Benz AG, o nome sob o qual a empresa estava negociando na época, respondeu às chamadas leis Seebohm com este design, que parece pouco convencional da perspectiva de hoje. No final dos anos cinquenta, o Ministro Federal Alemão dos Transportes Hans-Christoph Seebohm limitou a massa bruta permitida de caminhões e apenas veículos de três eixos foram autorizados a mover um total de 16 toneladas como veículos individuais.


Com um peso morto de 8,3 toneladas e uma carga útil de nove toneladas, o LP 333 permaneceu sob o regulamento de 16 toneladas para veículos de três eixos. Quando as leis foram revisadas logo depois e os veículos de dois eixos foram autorizados a pesar 16 toneladas novamente, o LP 333 desapareceu do intervalo. Até 1961, a Daimler-Benz construiu apenas 1.833 desses veículos. Hoje, apenas alguns exemplares em condições de rodar ainda estão nas ruas. No entanto, o curto tempo de produção foi suficiente para ajudar o conceito de cabine sobre motor a se destacar.

O Mercedes-Benz LP 323, lançado um ano depois, também é testemunha disso. Assim como o LP 333, o “P” na designação do modelo também significa Pullman. O nome foi derivado dos vagões ferroviários de luxo americanos. O design compacto do veículo de cabine sobre motor de 7,4 toneladas permitiu uma plataforma mais longa com uma distância entre eixos mais curta, o que beneficiou a carga útil e a manobrabilidade do veículo. O veículo serviu fielmente à turnê pela Alemanha até 1991 – mais recentemente em uma loja de produtos de metal. O LP 323 foi então restaurado ao longo de doze anos de trabalho detalhado na fábrica de Wörth.


Em 1963, a Mercedes-Benz lançou um veículo com um design de cabine completamente novo para caminhões pesados. Grandes janelas e um design angular eram as marcas registradas e, ao mesmo tempo, ofereciam visibilidade geral sem precedentes. Como a cabine era mais alta do que no antecessor, o túnel do motor no interior era significativamente mais baixo e agora tornava possível subir para o lado do passageiro dianteiro. Nem é preciso dizer que o “P” também tinha que estar na designação do modelo aqui. O veículo também ostentava uma série de inovações técnicas.


O novo motor de injeção direta a diesel OM 346 reduziu significativamente o consumo de combustível em comparação com seu antecessor e o novo sistema de freio de circuito duplo/linha dupla aumentou significativamente a segurança. Como a cabine não era inclinável nesta série de modelos, os principais conjuntos correspondentes eram acessados ​​por meio de abas de manutenção na frente da cabine e em ambos os lados. É por isso que o veículo logo recebeu o apelido de “Calendário do Advento”. Nosso veículo viu a luz do dia em 1964 e ainda está em ótimas condições, restaurado, com o motor e a transmissão originais, depois de mais de 2 milhões de quilômetros.


O Mercedes-Benz L 1113 também foi resultado das leis de Seebohm, mas, em contraste com o LP 333, era um favorito perene. Inicialmente, a Daimler-Benz apresentou o caminhão convencional de serviço médio com um capô curto com faróis que lembram olhos revirados como o L 322 em 1959 e o produziu a partir de 1963 sob a designação de modelo L 1113 por um total de 25 anos. Na época da reformulação da marca, ele também era equipado com o motor diesel de injeção direta OM 352 – também um best-seller, que foi a primeira escolha para caminhões médios da Mercedes-Benz por décadas. O veículo para a turnê pela Alemanha foi registrado pela primeira vez em 1966 e funcionou por 20 anos em um vendedor de frutas antes de se tornar parte da coleção Mercedes-Benz Trucks Classic.



O Setra S6, por sua vez, é uma escolha popular para transporte de passageiros. Com um comprimento de 6,7 metros, o ônibus clube pintado de vermelho e branco, atemporalmente lindo, da coleção clássica da marca, é o menor Setra já construído. Do envidraçamento da borda do teto à suspensão independente das rodas com suspensão de torção de borracha progressiva em ambos os eixos, o ônibus compacto de 1962 é o epítome da viagem contemporânea e confortável para até 25 passageiros.


Com sua carroceria autossustentável e motor traseiro da Henschel, ele oferecia a mesma estrutura técnica básica dos modelos maiores da Setra. O exemplar para a turnê pela Alemanha pertencia originalmente à Universidade de Ciências Aplicadas de Ulm. Ela usou o ônibus para medições e em 1972 o trocou por outro veículo em perfeitas condições e com apenas 25.000 quilômetros no hodômetro.




Em 1984, os caminhões “Light Class” substituíram os modelos LP, que dominaram seu segmento por quase 20 anos, e marcaram o início do design moderno de caminhões com uma seleção abrangente de modelos, de caminhões semirreboque a chassis e caminhões basculantes, bem como uma gama finamente graduada de variantes de peso e motor. O design da Light Class com sua borda clara e funcional substituiu as formas redondas e divertidas da série de modelos anterior. Isso é demonstrado pelo participante Mercedes-Benz 814, com uma carroceria com o slogan publicitário para o lançamento no mercado: “Mais leve em forma”.


Apesar da idade, todos os oito veículos estão em forma impressionante. Isso também é uma vantagem. Assim como na primeira turnê pela Alemanha em 1987, a 20ª edição também correu do oeste para o sul da Alemanha. De Brilon na região de Sauerland, onde o comboio se formou na concessionária Mercedes-Benz Witteler, a jornada foi para Fladungen na Baixa Francônia e para a Alta Baviera via Kirchberg an der Jagd.


O comboio parou inicialmente em Forstinning. A rota continuou pela fronteira austríaca até Lengau em Innviertel (Alta Áustria) e via Ainring em Berchtesgadener Land até Wörgl no Tirol. Após um total de seis etapas e mais de 1.200 quilômetros, o “Tour of the Legends” concluiu em Dachau, muito perto da capital do estado da Baviera, Munique.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

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