terça-feira, 17 de setembro de 2024

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Após 26 anos, Peugeot finalmente aposenta a Partner na Argentina

Todo país tem um modelo que acaba durando um pouco mais do que deveria, seja por ser um carro único, seja pelos seus atributos no mercado. No Brasil tivemos um ótimo exemplo disso: A Kombi. A versatilidade e simplicidade do modelo da Volkswagen levaram o utilitário a permanecer como a principal ferramenta de trabalho de feirantes, empresas de transporte e ''vans de escola'' por 56 anos.


Algo similar acontece com o utilitário Peugeot Partner, o modelo começou a ser fabricado em 1998 na fábrica de El Palomar (ARG) na primeira geração e nunca mais mudou. Mas agora, vinte e seis anos depois, o grupo Stellantis anunciou que está descontinuando a produção do Peugeot Partner na versão Patagónica na Argentina. "O modelo já está em processo de runout", disse ontem Pablo García Leyenda, diretor de vendas da Stellantis no país.

O termo "runout" é traduzido como "descontinuado" e se aplica a um modelo que está em processo de fim de produção. García Leyenda acrescentou que restam poucas unidades em estoque nas concessionárias, que devem ser vendidas antes do final do ano.

O executivo esclareceu que esse processo de "esgotamento" se aplica apenas à versão Patagónica. A variante de carga (Partner Furgão) permanecerá em produção até segunda ordem, junto com a versão equivalente da Citroën também feita lá, a Berlingo. As declarações de García Leyenda foram feitas em uma coletiva de imprensa para o lançamento dos novos Peugeot 208 e 2008 fabricados em El Palomar.


Como de costume nesses casos, a Stellantis fornece informações limitadas sobre cada marca em cada coletiva de imprensa. Por esse motivo, não foram fornecidos detalhes sobre o futuro do Citroën Berlingo Multispace, opção de passageiros que é "gêmea" da Partner Patagónica. Embora não haja confirmação oficial nesse caso, tudo indica que ele seguirá o mesmo caminho do Partner: a versão de passageiros (Multispace) será descontinuada e a variante de carga (Berlingo Furgão) permanecerá em produção. Somente as versões turbodiesel serão mantidas (as versões a gasolina foram descontinuadas em abril por lá).

No início de setembro, o site oficial da Peugeot Argentina deixou de oferecer o Partner Patagónica. Enquanto estava online em agosto, o modelo um preço de tabela de 22.712.700 de pesos (cerca de R$ 129.000). Apenas o Partner Furgão continua sendo oferecido na página. O site da Citroën Argentina, por outro lado, continua a mostrar o Berlingo Multispace e o Berlingo Furgão.

Em todos os casos, eles são o mesmo projeto original do agora extinto Grupo PSA. Como dissemos, esses veículos comerciais começaram a ser produzidos na Argentina em 1998 e hoje têm um registro curioso: são os veículos mais antigos produzidos na Argentina, com 26 anos de existência.


Durante esse tempo, os modelos Partner e Berlingo receberam várias reformulações, melhorias de equipamentos e inovações mecânicas, mas a base sempre foi a mesma: a primeira geração desses modelos, que evoluiu com diferentes gerações em diferentes mercados, mas que nunca chegaram na Argentina ou no Brasil.

Em outubro do ano passado, a agência de segurança GlobalNCAP realizou um teste de colisão na Alemanha, onde colocou frente a frente duas gerações do Partner: um Patagónica fabricada na Argentina e uma Rifter fabricada na Europa. O resultado foi desastroso para o modelo argentino, com risco de morte para todos os ocupantes. Alejandro Furas, secretário-geral da GlobalNCAP, pediu à Stellantis que interrompesse a produção de todos desses modelos imediatamente.

García Leyenda acrescentou que outros desenvolvimentos para o segmento de veículos comerciais da Stellantis na Argentina serão anunciados em breve. A Peugeot e a Citroën acabaram de lançar a remodelação do Expert e do Jumpy. Não está descartada a possibilidade de ampliar a linha de furgões com um modelo um pouco menor importado para o país.

* Carlos Cristófalo/Motor 1.

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