Produzida pela Volkswagen de São Bernardo desde 1957, a Kombi é líder no segmento em que atua e obteve a marca de 28.123 unidades vendidas em 2008. Mas a cinquentona não conta com direção hidráulica nem como opcional. Segundo a montadora, o perfil do comprador do modelo usa o veículo para o trabalho e não prioriza esse equipamento, que elevaria o custo do produto.Pensando nisso, a Power Test, empresa de Santo André especializada em direções hidráulicas, patenteou um kit de direção hidráulica desenvolvido para Kombis. Com caixa de direção de fabricação própria, o sistema utiliza peças que compõem os kits hidráulicos originais da VW (desenvolvidos para o Gol). O kit foi concebido no fim de 2006 pelo mecânico e proprietário da empresa, Antonio de Sordi.

A reportagem do Diário conduziu uma Kombi com o kit instalado e percebeu que a dirigibilidade e o conforto melhoram consideravelmente. Segundo a empresa, a instalação não fere nenhuma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
O sistema de direção original da Kombi é um projeto antigo baseado em uma caixa de direção de setor (dentada), tipo de engrenagem de rosca sem fim que requer maior atenção em relação à manutenção. "O nível do lubrificante dentro da caixa deve ser verificado anualmente. Além disso, os diversos componentes mecânicos e articulações do sistema têm de ser lubrificados a cada 5.000 quilômetros", explica o engenheiro mecânico Rubens Venosa.
O empresário Cid Mesquita Garcia, 51 anos, tem uma versão especial feita em 2007 para comemorar os 50 anos do modelo no País. Ele instalou a direção hidráulica há um ano e aprovou o serviço. "A dirigibilidade melhorou", conta.
Power Test
Tel. (11) 4972-2506
* Emerson Coelho/Jornal do ABC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário