quarta-feira, 17 de maio de 2017

>>> KOMBI CUSTOMIZADA


Perfeita Volkswagen Kombi picape customizada

Nascia na cidade de Wolfsburg, na Alemanha, logo após a 2ª Guerra Mundial, o projeto do que viria a ser o utilitário mais famoso e admirado em todos os tempos. Idealizada pelo holandês Ben Pon, a Kombi teve o nome derivado de “Kombinationsfahrzeug”, que em alemão significa “veículo combinado”.


O principal objetivo do projeto era aliar o conjunto mecânico do Volkswagen Fusca a um veículo prático e versátil, que servisse ao transporte de cargas e ao lazer. Com carroceria monobloco, suspensão reforçada e mecânica composta pelo motor 1.100 de 25 cv refrigerado a ar, a Kombi começava a ser produzida na Alemanha em 1949. No Brasil a Kombi chegou apenas em 1953, montada pela Brasmotor e somente em junho de 1957 que ela começava a ser produzida aqui. O utilitário foi o primeiro veículo fabricado pela Volkswagen do Brasil na planta de São Bernardo do Campo (SP) e que esteve por mais tempo em produção pela marca alemã.


Conhecida nos quatro cantos do mundo, recentemente a Kombi começou a ser cobiçada por colecionadores e entusiastas da marca VW, principalmente as edições especiais e modelos “customizados”. Fomos até o interior de São Paulo para conhecer está Volkswagen Kombi Pick-Up, ano 1975 recém restaurada e customizada com muito requinte. Foram meses de preparação e dedicação no projeto para ficar ao gosto do proprietário.


Por fora a Kombi ganhou diversas novidades, como as rodas importadas da marca EMPI aro 15’ cromadas e pneus nas medidas 190/50. Os para-choques também foram cromados para combinar com as maçanetas, espelhos retrovisores e os frisos da moldura dos vidros. Outro acessório interessante é o pára-brisa no estilo “Safári”, permitindo a abertura do vidro e dessa forma a captação do vento para os ocupantes, ideal para aqueles dias mais quentes.


A parte interna conta com modificações na tapeçaria. Os novos bancos com borda em couro no tom marrom e tecido central em xadrez, tendo também este mesmo acabamento nas laterais de portas e no forro de teto. Vale destacar o clássico volante cromado com desenho exclusivo feito pela empresa Lenker/Rossetti.


Quanto à mecânica, pequenos ajustes foram realizados. O motor 1.500 recebeu um novo kit de carburador da marca italiana Dellorto 40 e o escapamento foi refeito em aço inox, ganhando um novo ronco mais grosso. Para melhorar a dirigibilidade, os freios tiveram um “upgrade”, passando ser a disco nas quatro rodas e a suspensão foi rebaixada até um ponto que não afetasse no conforto de dirigir. Com todas estas alterações realizadas não resta dúvida que este exemplar chama atenção por onde desfila, atraindo a curiosidade das pessoas.

* Fernando A. De Gennaro/WM1.

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