Renault apresenta novo Kiger
A Renault apresentou na Índia o conceito Kiger. O modelo é basicamente a versão SUV do Kwid. Embora ainda esteja na fase conceitual, o carro terá 80% do seu design mantido em relação à versão de produção.
A plataforma é a CMFA+, versão estendida da CMFA do Kwid. Mas o utilitário pequeno promete ser bem maior: o comprimento ficará na faixa dos 4 metros. Perto dos 3,68 metros do subcompacto (e SUV no papel), parece gigante. O tamanho o deixa próximo da versão sem estepe do Ford EcoSport.
O desenho o aproxima dos demais carros indianos da Renault. Os faróis e as luzes de rodagem diurnas são de LED. A frente é dominada pelo símbolo gigantesco da marca. O perfil tem coluna e teto bicolor semelhantes aos do Kwid. As lanternas de LED têm formato de C.
Alguns pontos mudarão em relação ao Renault final. As luzes devem dar lugar a um conjunto mais tradicional. O neon e os detalhes verdes também vão se despedir, tal como as rodas e pneus futuristas. O para-choque traseiro dificilmente vai manter a saída de escapamento central.
É difícil cravar que o Kiger virá para o Brasil. A marca francesa afirma que o projeto é global. Ou seja, deve chegar a outros mercados emergentes. Porém, ficaria muito próximo do Sandero Stepway em preço e porte. Um posicionamento complicado. A não ser que o hatch aventureiro saísse de linha, algo que não deve acontecer na próxima geração, cuja chegada é prevista para 2021.
Já o motor será um novo (ou bem diferente) 1.0 tricilíndrico turbo. A potência deve ficar por volta dos 100 cv, porém a Renault não falou muito sobre ele no material de divulgação. Bem mais que o propulsor 1.0 aspirado do Kwid. Até nisso ele ficou mais parrudo. Quanto ao nome, a única coisa que encontramos é que Kiger é uma raça de cavalos mustang americana. Talvez seja uma brincadeira com Tiger.
* Julio Cabral/Auto Esporte.
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